Pesquisa mostra impacto dos canais digitais em operações bancárias | F5 News - Sergipe Atualizado

Mundo digital
Pesquisa mostra impacto dos canais digitais em operações bancárias
De cada dez transações bancárias, sete são feitas por canais digitais, diz Febraban
Economia | Por Agência Brasil 21/07/2022 18h29


O uso de canais digitais para realização de operações bancárias tem sido dominante no Brasil. Pagamentos e abertura de contas, entre outras transações, são feitas em sua maioria pela internet e pelo celular. De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a Deloitte, o uso de canais digitais para operações bancárias cresceram 23% no ano passado e já são sete em cada dez no país.

A pesquisa mostrou um crescimento de 28% nas operações com smartphones, que totalizaram 67,1 bilhões e representam 56% do total. As transações por internet banking aumentaram 6%. Além disso, movimentação financeira pelo celular teve crescimento de 75% no ano passado, passando de 9,3 bilhões de transações para 16,3 bilhões de operações.

Os números também revelam que as transações relacionadas a pagamentos cresceram 72% no mobile banking. E, pela primeira vez, o número de abertura de contas por meios digitais superou o uso de canais físicos para essa mesma operação. A abertura de contas de forma digital chegou a 10,8 milhões em 2021, um aumento de 66% em relação a 2020. Já o uso de canais físicos para este fim totalizou 9,9 milhões, 16% a mais do que no ano anterior.

O estudo também evidenciou o crescimento do Pix, sistema de pagamento instantâneo em funcionamento desde novembro de 2020. Os dados trazidos pela Febraban e pela Deloitte mostram um crescimento de 809% no número de usuários que pagaram mais de 30 Pixs por mês entre março de 2021 e março de 2022.

Além disso, o ritmo de expansão de recebimento de mais de 30 Pix por mês em pessoas físicas é maior do que em pessoas jurídicas. Para a federação, isso mostra o potencial de expansão do uso do Pix em lojas e prestadores de serviços.

“Os resultados da pesquisa refletem o novo perfil de nosso cliente que busca e encontra conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos canais digitais dos bancos”, disse Isaac Sidney, presidente da Febraban.

“Houve uma inequívoca mudança de comportamento dos consumidores nas atividades de diversos setores da economia, que deixam de ir à agência bancária, porque conseguem realizar a quase totalidade das transações nos meios eletrônicos”, acrescentou.

Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
15/05/2024  07h34 Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho
Antônio Cruz/Agência Brasil
15/05/2024  07h18 Governo indica Magda Chambriard para presidência da Petrobras
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
14/05/2024  17h33 Vendas do comércio sergipano aumentaram 0,9%, em março
Pixabay/Ilustrativa
14/05/2024  17h29 Aracaju lidera ranking nacional e registra uma empresa em cerca de uma hora
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
14/05/2024  16h29 Prefeito de Aracaju anuncia reajuste salarial de 4% para servidores

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado