Produtores do Baixo São Francisco recebem 400 toneladas de sementes de arroz | F5 News - Sergipe Atualizado

Produtores do Baixo São Francisco recebem 400 toneladas de sementes de arroz
Economia 17/09/2016 08h53


O Governo do Estado de Sergipe entregou 400 mil quilos de sementes de arroz para cerca de 1.100 produtores do Baixo São Francisco, nos perímetros Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. O cultivo do arroz é a principal atividade econômica da região e se destaca também no cenário nacional. A entrega oficial foi realizado na quarta-feira (14), no povoado Betume, pelo presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, que representou o governador, Jackson Barreto, e o secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal.

Dados divulgados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (Codevasf) informam que, na última safra, encerrada no primeiro semestre de 2016, a área plantada da rizicultura nos perímetros irrigados em Sergipe chegou a 3.700 hectares. Os perímetros do Baixo São Francisco Sergipano beneficiam mais de 1.200 famílias, gerando mais de 6.000 empregos diretos e indiretos e injetando anualmente um volume de aproximadamente R$ 30 milhões na economia da região, correspondente ao valor bruto de produção.

O presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Distrito de Irrigação do Betume, Nivaldo Santos, falou dos bons resultados que os rizicultores têm alcançado nos últimos anos. De acordo com os produtores, este resultado é consequência, principalmente, da alta tecnologia da semente fornecida pelo governo. 

“Estamos crescendo cada vez mais. Saímos de uma produtividade de 5 mil quilos por hectare há dez anos, para uma média de 10 mil quilos por hectare na última safra de 2015. Temos casos aqui de agricultor tirando 12 mil quilos por hectare. Tudo isso é por causa do apoio do governo que deu a mão e olhou para o pequeno. Nós agradecemos ao ex-governador Marcelo Déda e ao governador Jackson Barreto, que assumiu o governo e continuou trazendo a semente”, destacou Nivaldo Santos.

Compromisso com o pequeno produtor

Jefferson Feitoza explicou que, nos últimos anos, esse programa de distribuição de sementes tem acontecido de forma ininterrupta por determinação do Governo do Estado. “A orientação da Secretaria da Agricultura (Seagri) foi para deixamos de fornecer aquelas sementes antigas. Passamos a adquirir o que tem de melhor em termos de sementes, adaptada às condições de clima e solo da região, e entregamos ao agricultor irrigante, que mostra sua competência e determinação para o trabalho. O resultado é a boa produtividade, ou seja, um rendimento altíssimo no mesmo nível de outros grandes produtores do Brasil”.

O presidente da Emdagro destacou também o esforço do governo em assegurar o programa, que é realizado com 100% de recursos do tesouro do Estado, e ainda a forma participativa no processo de compra das sementes, onde a Emdagro em conjunto com os agricultores beneficiários e os Distritos de Irrigação da Codevasf reúnem-se para definir quais as variedades a serem cultivadas na região. “Hoje nós podemos dizer com muita felicidade que Sergipe se destaca neste cenário, em produtividade, semelhantes aos grandes produtores de arroz do Brasil. Sergipe nada deve em termos de tecnologia e produtividade para o Brasil”, concluiu o representante do governo.

O rizicultor Carlos Alberto de Freitas, conhecido como Gararu, confirmou os benefícios alcançados com as sementes fornecidas pelo governo e disse que o resultado é comprovado na qualidade de vida das famílias. “Esse programa é muito importante porque antes não produzíamos bem, pois nossa semente não tinha qualidade. Hoje a nossa produção é um sucesso, pois temos o suficiente para manter os filhos nas escolas, ter uma boa qualidade de vida. É uma é felicidade ver os colegas aqui, hoje, trabalhando e tirando seu sustento”.

Segundo Gararu o preço do arroz em alta eleva o otimismo dos produtores. “O preço do arroz em casca está ótimo e a expectativa de um aumento é indiscutível. Temos mercado garantido e todo arroz produzido nos 650 lotes do perímetro Betume é comercializado principalmente em Propriá, Cobogó em Pernambuco e Ceará”, concluiu.

Fonte: Agência Sergipe

Mais Notícias de Economia
Tv Brasil
17/05/2024  16h10 Custo da construção em Sergipe recua em abril, mas ainda é o menor do país
Houve retração de 0,3% em relação a março e 1,7% de aumento em comparação ao ano passado
BPRv/Reprodução
17/05/2024  14h56 SPVAT: seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025
A taxa que viabilizará o serviço começará a ser cobrada em 2025 dos proprietários
Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
17/05/2024  08h23 Começa adesão a renegociação de débitos de ajuda financeira ao ICMS
Dívidas terão desconto de até 80%, como negociado com Congresso
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/Ilustrativa
16/05/2024  19h15 Procon Aracaju realiza pesquisa de preços dos cortes de carne
Levantamento realizado pelo órgão contempla 34 itens, divididos em cinco segmentos
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
16/05/2024  14h11 Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 25 milhões
As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado