Queima de estoque: lojas oferecem de 30% a 70% de desconto em Aracaju
Temporada de liquidação teve início na semana passada no comércio sergipano Economia | Por Fernanda Araujo 06/01/2020 12h25No centro comercial de Aracaju, o movimento foi tranquilo na manhã desta segunda-feira (6), apesar da temporada de liquidação no comércio sergipano que começou desde a semana passada. O que sobrou de estoque, do período das festas de Natal e Ano Novo, já tem destino certo.
Algumas lojas oferecem de 30% a 70% de desconto para a queima de estoque de 2019, incluindo peças de vestuário - um dos segmentos mais procurados pela clientela. Segundo lojistas, já tem novas peças chegando para o final do mês de janeiro, no entanto, a busca agora é para que as que não saíram em dezembro sejam as escolhidas pelos consumidores.
Em uma loja no centro de Aracaju, quase todas as peças de roupas masculinas e femininas estão em liquidação de produtos que sobraram das festas. "Oitenta por cento da loja está remarcada, está em promoção. O movimento, claro, diminui um pouco depois do Natal, mas a expectativa é que a gente consiga aumentar a venda com relação a janeiro do ano passado", relata Andreza Souza Silva, gerente do estabelecimento. Além da queima de estoque, alguns segmentos sazonais, que têm o período a partir de janeiro como uma estação comercialmente importante, também já começam a colocar os produtos à venda. "São vestuários e eletroeletrônicos, e a linha branca como fogão, geladeira, televisão com promoções mais fortes. Lojas de grandes redes também estão fazendo, como a Magazine Luiza, G Barbosa vão aproveitar esses dias, desde a semana passada fazendo promoções de alguns segmentos", afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju, Brenno Barreto.Com o início do verão, no segmento de vestuário, a moda praia é a mais pedida. "Janeiro a gente começou com a venda de biquinis, as peças vêm estampadas, o floral está saindo bem", diz Andreza Souza.
As liquidações chamam a atenção de quem passa pelo centro comercial. Para a dona de casa Ilza de Souza Santana, janeiro é o mês das compras. "É a temporada que aproveito, todo o início de ano venho para aproveitar a liquidação, já é cultura. Quando posso compro. Tenho visto muitas lojas em liquidação e vim à procura de roupas leves, como shorts, camisetas e vestido", conta ela.
Apesar da temporada ser atraente aos olhos dos consumidores, alguns, no entanto, estão mais atentos aos preços. "Está saindo tudo mais em conta do que antes, mas dá medo de ter desconto que não é real, como aconteceu em alguns casos na Black Friday. Tem muitos que enganam, dizem que é um valor e passa a ser outro, como a gente não tem domínio de compra acaba se metendo em mais compras. Cabe à gente pesquisar para ver se está em conta realmente", recomenda a consumidora Eli Francisca, que não levou nada no momento, mas está à procura de roupas leves para o verão.As projeções para o comércio varejista deste ano ainda não têm dados formalizados da CDL. No entanto, em 2019, em comparação ao período de 2018, referente ao período de festas em dezembro, Natal e Ano Novo, o crescimento foi de 2.5%, segundo a Câmara.