Relatório de Transparência Salarial: prazo para empresas vence nesta sexta | F5 News - Sergipe Atualizado

Economia
Relatório de Transparência Salarial: prazo para empresas vence nesta sexta
Caso a empresa não cumpra com a publicação poderá receber multas
Economia 07/03/2024 07h45 - Atualizado em 07/03/2024 10h35


Encerra nesta sexta-feira (8), o prazo para que empresas com 100 ou mais funcionários preencham ou retifiquem o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do Primeiro Semestre de 2024. O preenchimento é feito através do Portal Emprega Brasil, e as informações são utilizadas para verificar se há, nessas empresas, existência de diferenças salariais entre mulheres e homens que ocupam o mesmo cargo. 

A iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério das Mulheres atende ao Decreto nº 11.795/2023, publicado em novembro do ano passado para regulamentar a Lei nº 14.611/2023, conhecida como Lei de Equidade Salarial, assinada pelo presidente Lula, estabelecendo a obrigatoriedade de igualdade salarial e critérios remuneratórios entre mulheres e homens. 

Segundo a advogada trabalhista Roseline Morais, essa legislação visa reparar um dado alarmante, que coloca o Brasil numa posição desfavorável no ranking de diferença salarial entre gêneros. “Para se ter uma ideia, o nosso país está à frente apenas do Haiti no que diz respeito à desigualdade salarial entre homens e mulheres. Então, essa lei visa dar efetividade a um disposto da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que já determinava que não pode haver diferenças salariais em decorrência de gênero ou de raça, e que elas seriam discriminatórias. Ela tenta nos aproximar de uma das agendas da ONU (Organização das Nações Unidas) que é justamente acabar com a desigualdade entre homens e mulheres”, declarou Roseline.

Para a advogada, as ferramentas de divulgação e fiscalização decorrentes da lei são pontos positivos. “Na minha opinião, o aspecto mais importante foi ela trazer mecanismos de fiscalização pois, com esse relatório de transparência, passamos do ‘ouvir dizer’ para a efetiva comprovação de discriminação entre homens e mulheres, tanto no exercício do mesmo cargo quanto referente à política de ascensão aos cargos de gerência e supervisão dentro da empresa”, observou.

Sanções
Caso a empresa não cumpra com a publicação do relatório de transparência salarial e de critérios remuneratórios, como determina a Lei da Equidade Salarial, será aplicada multa administrativa no valor de até 3% da folha de salários, limitado a 100 salários mínimos, além de multa em caso de irregularidade, equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido. Em caso de reincidência, o valor será dobrado. “Além disso, a lei prevê indenização por danos morais em situações de discriminação por sexo, raça, etnia, idade ou origem”, concluiu Roseline.

Com informações da assessoria de comunicação.

Mais Notícias de Economia
Assessoria de Comunicação
29/04/2024  17h32 IV Wine Discovery Fasouto reúne mais de 2 mil convidados
Lyon Santos/ MDS - Agência Brasil
29/04/2024  11h31 Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
Mário Sousa/ASN
29/04/2024  10h13 Energia: Sergipe cresce em ritmo acelerado e região se torna mais tecnológica
Vieira Neto
28/04/2024  09h45 Garantia Safra já pagou R$ 15,6 milhões este ano em Sergipe
Como a Inteligência Artificial transforma a economia familiar?
28/04/2024  08h00 Como a Inteligência Artificial transforma a economia familiar?

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado