Sealba Show traz oportunidades para produtores rurais firmarem negócios | F5 News - Sergipe Atualizado

Agronegócio
Sealba Show traz oportunidades para produtores rurais firmarem negócios
Evento ocorre entre 1º e 4 de fevereiro no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana
Economia | Por Ana Luísa Andrade 18/01/2023 12h41


De 1º a 4 de fevereiro, o município de Itabaiana, no agreste sergipano, recebe a segunda edição do Sealba Show, feira que reúne empresas de máquinas, implementos, veículos e serviços do segmento do agronegócio.

Este ano, a expectativa é de um público superior a 20 mil pessoas e mais de 80 milhões de reais em volume de negócios, estabelecendo a Sealba entre as três maiores feiras do Nordeste.

O evento conta com a presença de 160 grandes marcas, palestras técnicas, rodadas de negócios, entrega de projetos a agentes financeiros, lançamento de máquinas e equipamentos, demonstração de drone e máquinas do mercado, sendo uma oportunidade para produtores rurais realizarem negócios, promoverem marcas e se atualizarem com as novidades do setor.

A feira é realizada pela Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com o diretor Técnico do Sebrae, Breno Barreto, a participação da entidade tem como diferencial o Agronordeste, programa do Sebrae nacional que conta com a participação dos nove estados que compõem a região Nordeste do país.

“Esses nove estados farão aqui uma reunião dos gestores, então ,além da participação do Sebrae, teremos uma grade, uma programação bastante extensa do agronordeste, que é um projeto que temos, só em Sergipe, um 1,5 milhão de investimento, aonde a gente estará planejando e traçando tudo o que será tratado neste ano de 2023. Também teremos um espaço específico para a exposição dos produtos de cada estado do Agronordeste”, detalhou.

Além disso, ele explicou que o Sebrae também realizará capacitações, exposições de equipamentos e tendências, palestras, oficinas e oportunidades de tabelas de descontos para o início da safra, além da apresentação de outros programas, como o Sebraetec, que promove o acesso a soluções inovadoras e acompanha todas as etapas para assegurar os melhores resultados aos negócios.

Este ano, o evento tem algumas mudanças em relação à sua primeira edição,  em 2022. Dentre as novidades da programação, estão o Sealba para Elas, evento dedicado a mulheres do agronegócio; o Encontro do Agro com os Jovens; o 2º Encontro do Agro com os Secretários Municipais de Agricultura da região Sealba e o Encontro do Agro com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de homenagens Mérito Agro 2023.

No ano passado, a feira durou três dias, nesta edição ganhou mais um. Houve ainda a ampliação do espaço destinado às empresas participantes: em 2022, foram 30 mil m² e, este ano, esse número cresceu para 65 mil.

De acordo com Ivan Sobral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), essas mudanças vêm com o objetivo de tornar o ambiente melhor para as empresas e para os participantes, visto que a feira é voltada não apenas para os estados que compõem a região Sealba, mas  para todo o país. 

“O evento recebe empresários e produtores rurais de todo o Brasil. É o maior evento do estado de Sergipe, com relação ao volume de negócios, e um dos maiores do Nordeste brasileiro. O Sealba, na sua primeira edição, já foi grandioso, e temos uma expectativa muito maior para uma segunda vitória”, afirma o presidente da Faese.

Assim como em sua primeira edição, a feira conta também com o apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais, como forma de prestar apoio aos produtores rurais.

Segundo o delegado Fernando Melo, a corporação irá distribuir cartilhas de orientações sobre a segurança pessoal, do maquinário e do rebanho para esse público. Tudo isso permite uma aproximação entre a Delegacia e o homem e a mulher do campo.

“O produtor não precisa ir na delegacia pra fazer boletim de ocorrência. Caso ele seja vítima de alguma coisa, uma equipe da delegacia já se desloca para própria propriedade, já toma todos os primeiros procedimentos, bem como fazer o BO e o termo de declaração, além de uma perícia preliminar que é feita na hora”, informou o delegado.

Vale ressaltar que a sede da Delegacia irá funcionar normalmente durante o período do Sealba Show.

O evento ocorre entre 1º e 4 de fevereiro de 2023, das 10h às 20h, no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana, e conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar/Sergipe, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Governo de Sergipe, do Banco do Nordeste, do Banese e da Prefeitura Municipal de Itabaiana.

O que é Sealba?
A denominação Sealba é uma organização territorial formada pelos estados de Sergipe, Alagoas e o nordeste da Bahia, por isso a junção das siglas dos três estados.

Identificada por técnicos da Embrapa Tabuleiros Costeiros, a região de alto potencial agrícola é formada por um conjunto contínuo e interligado de municípios desses três estados. Totaliza,171 municípios, sendo 69 localizados em Sergipe, 74 em Alagoas e 28 no nordeste da Bahia.

De acordo com o IBGE (2015), a Sealba abrange uma área de 5.148.941 hectares, sendo 33,2% (1.707.815 hectares) em Sergipe, 36,1% (1.859.438 hectares) em Alagoas e 30,7% (1.581.688 hectares) na Bahia.

A delimitação dessa região teve como principal critério as ocorrências de chuvas em volumes superiores a 450 mm, no período de abril a setembro, em pelo menos 50% da área total naqueles municípios.

Com esse volume de precipitação pluvial, o cultivo de diversas culturas de grão é suficiente. Desta forma, o componente de produção de grãos foi identificado como de alto potencial para a expansão agrícola da Sealba.

Com informações das Assessorias do Sealba e do Sebrae

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Governo de Sergipe
02/05/2024  15h18 Produção de petróleo e gás em Sergipe teve crescimento em março
Marcello Casal JR/Agência Brasil
02/05/2024  14h25 Contas externas têm saldo negativo de US$ 4,6 bilhões em março
Ilustrativo/ Freepik
02/05/2024  10h15 Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
02/05/2024  10h15 INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo
Igor Mathias/Secom
01/05/2024  16h13 Caged: Sergipe teve saldo negativo de empregos em março

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado