Sergipe participa do maior evento de tecnologia offshore do mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

No Rio de Janeiro
Sergipe participa do maior evento de tecnologia offshore do mundo
Comitiva apresenta esforços para desenvolver potencial energético do Estado
Economia | Por F5 News 24/10/2023 15h56 - Atualizado em 24/10/2023 16h37


O potencial de Sergipe no setor de gás e energia ganhou evidência durante a abertura do Offshore Technology Conference (OTC) Brasil 2023, maior conferência de tecnologia offshore do mundo, nesta terça-feira (24), no Rio de Janeiro. O governador Fábio Mitidieri (PSD) e o senador Laércio Oliveira (PP) lideram a comitiva que representa o estado no evento.

Com mais de 180 expositores, a feira reúne as principais petroleiras que atuam no Brasil tanto na área de exposição quanto no congresso para compartilhar ideias e inovações, discutir e construir consenso em torno dos temas mais urgentes do setor de energia.

Em seu discurso, o governador destacou o potencial energético e econômico de Sergipe. “Possuímos 20% de toda reserva de gás natural do Brasil, um número maior que a produção da Bolívia. Pedimos à Petrobras que tire do papel os investimentos em águas profundas. Nosso objetivo é construir um estado melhor por meio da energia”, afirmou Mitidieri.

Já o senador Laércio Oliveira demonstrou como Sergipe tem se preparado nos últimos anos para contribuir com as necessidades energéticas da região. "Com uma capacidade de extração de gás de 18 milhões de metros cúbicos por dia, o melhor lugar do Brasil para se fazer investimento é Sergipe, a nova estrela do gás", disse.

Também integram a comitiva o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, e o secretário-executivo da pasta, Marcelo Menezes.

Eles participaram ainda de reuniões técnicas com potenciais investidores, uma delas com as empresas indianas IBV Brasil e ONGC, parceiras da Petrobras no Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), no estande do Instituto Brasiliero de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), na OTC.

“O volume de gás natural que essas empresas precisarão comercializar é quase o dobro do que a Unigel consome hoje em Sergipe. Diante das dificuldades que terão para essa comercialização, concorrendo com a Petrobras em um momento de maior oferta no mercado doméstico, surge a oportunidade de termos uma oferta de gás natural a preços mais competitivos, o que poderá ajudar na atração de novas indústrias, mediante contratação antecipada do suprimento do gás natural em contratos de longo prazo”, afirmou Marcelo Menezes.

Mercado

No atual cenário global, é consenso a necessidade de construir caminhos para uma transição energética sustentável. Nesse sentido, o Brasil tem buscado evidenciar para o mercado o quanto está focado em desenvolver tecnologias que viabilizem o aumento da produção e a redução de custos e emissão. 

Assuntos como novas tecnologias em atividades de perfuração, captura e armazenamento de carbono (CCUS), projetos no segmento de eólicas offshore, descomissionamento, soluções subsea e eletrificação, oportunidades para operadores independentes e os desafios da transição energética serão abordados na OTC Brasil 2023, até a próxima quinta-feira (26). 
 

Mais Notícias de Economia
Rede social
04/05/2024  06h30 Lei exige que preços sejam claros em anúncios online; profissional comenta
Agência Brasil
03/05/2024  14h55 Produção industrial cresce 0,9% em março, diz IBGE
Governo de Sergipe
02/05/2024  15h18 Produção de petróleo e gás em Sergipe teve crescimento em março
Marcello Casal JR/Agência Brasil
02/05/2024  14h25 Contas externas têm saldo negativo de US$ 4,6 bilhões em março
Ilustrativo/ Freepik
02/05/2024  10h15 Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado