Sergipe perde fábrica da Amsia Motors para Minas Gerais | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe perde fábrica da Amsia Motors para Minas Gerais
Economia 21/12/2015 16h06


Por Marcio Rocha

A expectativa da instalação primeira fábrica de veículos automotores em Sergipe acabou. A montadora Amsia Motors, de origem árabe com capital chinês não será mais instalada no estado. O investimento aproximado de 500 milhões de dólares foi para Minas Gerais e será realizado na cidade mineira de Sete Lagoas.

Segundo as expectativas que foram criadas pelo Governo de Sergipe, o a montadora geraria 2500 empregos no estado. Entretanto tudo acabou na última sexta-feira (18) com a assinatura do memorando de entendimentos entre o município mineiro e a montadora sino-árabe, feita pelo prefeito da cidade, Márcio Reinaldo e o representante da fábrica Moeth Ahmed.

Foi realizada uma coletiva de imprensa na prefeitura de Sete Lagoas, destacando a assinatura do acordo entre a prefeitura e a montadora, que investirá cerca de 500 milhões de dólares na planta principal da matriz da Amsia Motors. A planta industrial contemplará a montadora que, segundo informações da prefeitura da cidade contemplada, gerará 2.500 empregos para os trabalhadores da cidade.

Sobre Sergipe, o reprensetante Moeth Ahmed deu a entender que o Governo do Estado não mostrou interesse. “Fizemos em Sergipe o melhor que pudemos, mas as coisas não funcionaram. Minas Gerais atende toda a logística que precisamos e possui uma política fiscal mais agressiva”, se referindo aos incentivos dados pelos políticos mineiros. 

Os critérios utilizados pela Amsia Motors para instalar a fábrica em território mineiro foram levantados a partir de uma pesquisa realizada para verificar o fluxo de atração de capital convergente, potencial de mão de obra e condições fiscais que promoveram a viabilidade do processo. Com um projeto focado na preocupação com o meio ambiente, a fábrica terá uma linha de produção pouco agressiva e com desenvolvimento sustentável. A fábrica será instalada numa região que já conta com outra montadora automotiva, a fábrica italiana de caminhões, Iveco.

A Amsia Motors chegará ao brasil, depois de se fazer presente em 18 países entre Ásia e Europa, com unidades na França e Itália. No Brasil, a intenção é atender todo o mercado da América do Sul, com seus produtos variados, desde veículos, até motores, tratores e eletrônicos.

De acordo com o diretor de marketing da Amsia, Moeth Ahmed, Sete Lagoas é o local ideal para a construção da fábrica, uma vez que conta com todos os recursos necessários ao sucesso do empreendimento: “Foi uma longa jornada desde que nos determinamos a fazer este projeto, mas com a ajuda do time local e a liderança do prefeito Marcio Reinaldo, conseguimos finalmente encontrar um lugar que pudesse suportar a implantação do nosso projeto. A Amsia está prestes a se tornar uma empresa nacional e diante disso, temos sido muito felizes com a receptividade e as oportunidades encontradas em Sete Lagoas”, comentou Ahmed.

Ainda segundo o diretor, a empresa buscará dar preferência a estabelecimentos locais na aquisição de bens, insumos, matéria prima e contratação de pessoas, visando alavancar o desenvolvimento da região: “A Amsia está disposta a colaborar diretamente com o município, em desde a geração de tributação e comercialização no território sete-lagoano até a preferência no treinamento e contratação de profissionais de Sete Lagoas, ações estas que aumentarão arrecadação e a geração de renda para a comunidade”, ressaltou. 

Estimando um prazo de 36 meses após autorização do Estado, a implantação contará primeiro com a construção de espaço completo para que a empresa inicie os trabalhos no mercado de importação e, na sequência, realize toda a produção dos automóveis em território nacional. 

Mais Notícias de Economia
Vieira Neto
28/04/2024  09h45 Garantia Safra já pagou R$ 15,6 milhões este ano em Sergipe
Os recursos foram pagos para as 13.080 famílias de 21 municípios sergipanos
Como a Inteligência Artificial transforma a economia familiar?
28/04/2024  08h00 Como a Inteligência Artificial transforma a economia familiar?
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
27/04/2024  10h39 Prefeitura de Aracaju pagará salário de servidores nesta segunda-feira
Freepik
27/04/2024  09h00 Quais os preços dos livros mais lidos no país em Aracaju? confira
O levantamento do Procon considerou 84 produtos
Rafaela Felicciano/Metrópoles
26/04/2024  15h29 Veja o que muda com reajuste de benefícios para servidores públicos
Índice considerado a prévia da inflação avançou 0,21% em abril, depois de atingir 0,36% em março. Alimentos pressionaram indicador

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado