SergipeTec e Instituto Banese fazem apresentação final do Projeto Inovar-SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Desenvolvimento
SergipeTec e Instituto Banese fazem apresentação final do Projeto Inovar-SE
Exposição foi de alunos da rede estadual de ensino que fizeram cursos do programa
Economia 14/06/2023 17h13


Na manhã desta quarta-feira, 14, o auditório do Parque Tecnológico de Sergipe  (SergipeTec)  foi palco  do encerramento do Programa Inovar-SE, uma parceria com o Instituto Banese. Com o nome de Pitch Day, o evento contou com a apresentação dos projetos finais desenvolvidos pelos estudantes da rede estadual de ensino, que completaram os cursos do programa. A solenidade de abertura teve composição de mesa formada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, que na ocasião também representou o governador do estado, pelo secretário Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (SETEEM), Jorge Teles, pelo diretor de gestão estratégica e tecnologia do Banese, Cleber Teles, pela diretora de programa e projetos do Banese, Celiene Lima. Completaram a mesa de abertura o diretor administrativo do SergipeTec, Cleiton Feijó e o diretor técnico do parque, Anizio Torres.

Em sua fala, o secretário Valmor Barbosa destacou a importância do programa para gerar futuros negócios para o estado. “Um programa que preza a qualificação profissional de jovens do ensino médio da rede pública que muitas vezes não tem condição de fazer um curso como este e o Banese e o SergipeTec se uniram para disponibilizar essa especialização em tecnologia e inovação. O resultado podemos ver hoje nestes projetos apresentados e o mais importante é que o Banco do Estado, que é um fomentador do desenvolvimento social e econômico em Sergipe, cumpre o seu papel social, dando condições para que, no futuro, gere oportunidades desses jovens criarem os seus próprios negócios e startups. Sem dúvidas isso retornará em forma de negócios para o estado de Sergipe”, destacou o secretário.

O gestor de projetos do SergipeTec, Vitor Vaz, ressaltou que o projeto já está colhendo frutos com alunos que já foram inseridos no mercado de trabalho. “Um projeto muito bem sucedido onde cumprimos todas as etapas e recebemos mais de 100 alunos no início. Encerramos com um total de 15 projetos e a gente percebe pela desenvoltura dos alunos e a captação de alguns já no mercado de trabalho, que o projeto mais do que atingiu as expectativas enquanto resultados. Os alunos estão habilitados com curso de tecnologia e já estão capacitados para esse mercado. A tendência é muito grande de que estes jovens consigam vagas de emprego bem remuneradas para assim mudar a realidade deles”, reiterou Vitor.

Capacitação
Além do incentivo à criação de startups, o programa Inovar-SE beneficiou os estudantes de escolas públicas com cursos de formação básica na área de TI. Durante um ano, os alunos, de 15 a 19 anos, receberam aulas de noções básicas de Inteligência Artificial (IA), Python, Java, Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) e Aprendizado Profundo (Deep Learning).

O diretor de gestão estratégica e tecnologia do Banese, Cleber Teles, reforçou o papel do Banco do Estado em realizar e apoiar programas de importância socioeconômica como o Inovar-SE.

“Um programa neste formato é de total importância e o Banese, através do Instituto Banese, fomenta projetos como este que beneficiam estudantes de escola pública com uma total capacidade de entrega. São projetos que estão dentro da realidade e com grandes possibilidades de serem implementados, demonstrando mais um papel do Banese em cumprir esta agenda e este compromisso socioeconômico do Governo do Estado”, ressaltou.

Premiação
Os estudantes que desenvolveram os melhores projetos/ideias, receberão cursos de gestão para possível criação da empresa e os cinco melhores projetos receberão aporte financeiro de R$ 10 mil e os responsáveis farão visita técnica ao Porto Digital em Recife. O resultado dos vencedores será divulgado a partir do dia 19 de junho nas redes sociais do SergipeTec e do Instituto Banese.

Para o estudante Igor Vinicius, de 16 anos, a experiência do Programa Inovar-SE ficará marcada para a vida toda. “É um conhecimento que vamos levar por toda a vida. Podemos aprender sobre o que é tendência em tecnologia e saímos preparados para o mercado de trabalho dessa área, além de capacitados para inovar e empreender”, comemorou Igor.

Fonte: SergipeTec

Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
09/05/2024  07h22 Copom reduz juros básicos da economia para 10,5% ao ano
Marcos Oliveira / Agência Senado
08/05/2024  18h55 Relatório de Laércio Oliveira faz governo sentar à mesa de negociação
Erick O'Hara
08/05/2024  17h12 Sergipe registra crescimento nas vendas do comércio varejista em março
Agência Senado
08/05/2024  06h30 Senador Laércio Oliveira defende ações para o desenvolvimento do Turismo
Agência Brasil
07/05/2024  15h00 Royalties de petróleo e gás creditados a SE somaram R$ 5,5 milhões em abril

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado