Unigel vai retomar produção de fertilizantes em Sergipe no mês de setembro | F5 News - Sergipe Atualizado

Desenvolvimento
Unigel vai retomar produção de fertilizantes em Sergipe no mês de setembro
Retornam também outras operações para atender mercados estratégicos, diz empresa
Economia | Por F5 News 17/08/2023 18h02


A Unigel, uma das principais empresas químicas da América Latina e a maior fabricante brasileira de fertilizantes nitrogenados, revelou nesta quinta-feira (17) sua decisão de retornar as operações da Unigel Agro Sergipe. A fábrica na cidade de Laranjeiras se volta à produção de ureia e amônia e foi arrendada da Petrobras em 2020.

Além disso, a Unigel retomou a produção na Unidade de Estireno localizada em Cubatão (SP) esta semana, e a fábrica de Sergipe está programada para voltar às operações a partir de setembro. 

A empresa também está em negociações com a Petrobras para colaborações em projetos focados em energia renovável e fertilizantes, como mencionado em um comunicado divulgado em junho deste ano.

A decisão de reestruturação ocorre após um discreto aprimoramento no ciclo petroquímico em sua totalidade. “O cenário da indústria química ainda se mostra desafiador, mas nós entendemos que é um momento de retomar as atividades de forma gradual e responsável. Prevemos um aumento da demanda de ureia até o final do ano em razão da próxima safra de inverno”, afirmou o CEO da Unigel, Roberto Noronha Santos.

A fábrica de Laranjeiras, quando em pleno funcionamento, tem capacidade para produzir 450 mil toneladas de amônia e 650 mil toneladas de ureia por ano.

Noronha enfatizou que a retomada das operações é uma prioridade nacional, uma vez que o Brasil é amplamente dependente de importações de fertilizantes nitrogenados, sendo que 85% da demanda é suprida por importações. A produção brasileira é vital para reduzir a vulnerabilidade do país no setor e assegurar a segurança dos clientes, como tem enfatizado o hoje senador Laércio Oliveira (PP/SE), desde sua casa legislativa anterior, a Câmara Federal.

Cenário político

No mês de maio, com o apoio de líderes partidários, o Senado aprovou o requerimento apresentado pelo senador Laércio Oliveira para debater em uma sessão temática no Plenário a importância e as dificuldades do mercado de fertilizantes no Brasil, na busca por inclusive evitar diversas demissões.

No pedido para o debate, o senador Laércio Oliveira argumentou que apesar de alimentar cerca de 800 milhões de pessoas no mundo, o Brasil é dependente do mercado internacional e importa 85% dos fertilizantes usados para melhorar a produtividade e a qualidade de suas lavouras. Laércio explicou que a guerra entre Rússia e Ucrânia, que já completou 15 meses, agravou a dependência do produto e afetou a economia brasileira, com impactos na agricultura e na segurança alimentar.

Unigel

Fundada em 1966, a Unigel se destaca como uma das maiores empresas químicas da América Latina e a maior produtora de fertilizantes nitrogenados no Brasil. A empresa possui uma presença estratégica nos estados da Bahia, Sergipe e São Paulo, além do México. 

A Unigel é líder nos setores de estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados. Sua ampla gama de produtos essenciais é utilizada na fabricação de bens de consumo nos mercados de eletrodomésticos, eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura. A empresa também está pioneiramente envolvida na produção de hidrogênio e amônia verdes no Brasil.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Igor Mathias/Secom
01/05/2024  16h13 Caged: Sergipe teve saldo negativo de empregos em março
Bruno Ribeiro/Metrópoles
01/05/2024  16h01 Lula sanciona reajuste da tabela do Imposto de Renda
Arthuro Paganini/ Agência Sergipe
30/04/2024  10h20 Desemprego cresce e atinge 8,6 milhões de brasileiros
SSP
30/04/2024  07h24 Mulher morre atropelada na BR-235, em Itabaiana 
Assessoria de Comunicação
29/04/2024  17h32 IV Wine Discovery Fasouto reúne mais de 2 mil convidados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado