Varejo de vizinhança: mecanismo direto para enfrentar a crise
Sergipanos comentam o Varejo Melhor Play, lançado pela ABAD Economia 08/08/2017 08h45 - Atualizado em 08/08/2017 11h01Por Marcio Rocha, de São Paulo
O mercado de varejo de vizinhança tem se destacado como uma grande alternativa para o crescimento da economia no momento em que a crise econômica afeta o Brasil. Focando neste sentido, a ABAD, Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores lançou o programa Varejo Melhor Play, que objetiva trazer mais competitividade para o mercado do comercio varejista nacional.
O Varejo Melhor Play consiste em uma plataforma de capacitação que foi lançada na tarde de segunda-feira (07), durante o Enacab, Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento, em São Paulo. A plataforma disponibiliza videoaulas para os empresários do varejo, com conteúdos elaborados pela ABAD e parceiros. As aulas em vídeo são de curta duração, para uma melhor transmissão da mensagem e compreensão por parte dos empreendedores.
O diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Ancelmo Oliveira, destacou a importância da ferramenta para um melhor ambiente de negócios.
“Dar qualificação para o empresário é importante no momento em que vemos o despontar de novos empreendedores, que chegam querendo seu espaço no mercado. Formar o empresário do varejo para ter um melhor controle sobre seu negócio e desenvolver a atividade comercial com mais apuração é garantir que os melhores negócios se destacarão na competitividade do mercado. Profissionalizar o pequeno varejo, aquele de contato constante com o público, é fazer o comércio de bairro mais forte e consolidado”, destacou.
De acordo com um estudo da Consultoria GFK apresentado na ABAD, o mercado de varejo de vizinhança está mais competitivo diante dos supermercados e hipermercados. Esse, segundo o estudo é o resultado dos investimentos em qualificação profissional e empresarial dos estabelecimentos do varejo de vizinhança, com investimentos nos negócios e exploração de novos serviços pelas empresas do pequeno varejo. Isso elevou a expectativa de confiança do empresário do varejo em 57%, segundo a GFK.
Implementos como a criação de cartões-fidelidade, uso de software de gestão e controle de estoque, promoções anunciadas em encartes ou tabloide estão trazendo resultados eficazes para os empresários. Para o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Sergipe, Juliano César (foto), a profissionalização do empresário do varejo faz com que o ciclo produtivo se desenvolva mais favoravelmente para quem está mais focado nas inovações e uso de estratégias para captar a clientela.
“Quem se qualifica sai na frente. Não apenas a qualificação pessoal profissional, mas também a empresarial. Novos mecanismos têm ajudado no melhoramento das empresas e isso faz com que os empresar mais focados na capacitação e qualificação sobressaiam diante do mercado. O comerciante do varejo qualificado tem as melhores oportunidades de negócio, tanto com o cliente, quanto com os empresários do atacado”, afirmou.
O Sebrae também apoiou a missão dos empresários sergipanos e conta com a presença do superintendente, Emanoel Sobral, que valorizou a iniciativa do Varejo Melhor Play.
“Essa ferramenta é muito importante para o pequeno e micro empreendedor. O programa traz meios acessíveis de conseguir melhor gestão, operação das empresas, formas de merchandising e marketing e dispõe de técnicas de relacionamento com fornecedores. Isso qualifica o mercado do pequeno varejo”.
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