Venda de livros didáticos seminovos ajuda pais a economizar em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Venda de livros didáticos seminovos ajuda pais a economizar em Aracaju
Economia e sustentabilidade são os diferenciais para quem compra livros usados
Economia | Por F5 News 26/12/2022 10h16


Começo de ano letivo é sinônimo de gastos, a cada nova etapa da vida escolar a lista fica maior os pais precisam comprar caderno novo, canetas, lápis, agenda, fardas e o principalmente os livros didáticos.

De acordo com a ABFIAE (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares) os gastos com escola geralmente representam entre 10% a 15% do orçamento da família. O levantamento ainda revela que em 2022 os preços ficaram cerca de 30% mais altos quando comparado ao ano anterior e a tendência é de aumento no próximo ano (2023). 

Uma das alternativas encontradas pelos pais e responsáveis é reaproveitar o material do ano anterior,  que foi utilizado por outro estudante, o material semi-novo pode ser encontrado em bom estado nas feiras de livros. É isso que Ivy Nolasco tem feito nos últimos quatro anos desde que conheceu uma feira de livros do Sol Nascente, localizada no bairro Jabotiana, que compra o material usado e revende para outros pais e responsáveis. 

Em época de compra de material escolar cada real economizado é importante e, no caso dela, o valor economizado é de R$1680 “Tenho dois filhos em idade escolar e há quatro anos descobri a Feira de Livros e consegui economizar bastante. O material que eu iria pagar 1800 vou pagar esse ano 800 e o de 1080 irei pagar 400 reais” afirma.

A opção é sustentável e ainda pode gerar um lucro a mais, através da venda dos materiais do último ano letivo. “Além de comprar mais barato e ajudar o meio ambiente, eu também deixo meus livros em consignação para vender todo ano e consigo um dinheiro para ajudar na compra do material para o ano seguinte",  completa.

Uma das organizadoras da feira, Elisa Lima, explica que trabalha com sistema de consignação. As pessoas deixam os livros para serem vendidos durante um determinado período, de novembro a fevereiro. Economia e sustentabilidade são os diferenciais para quem procura essa alternativa.

“Quando os livros são vendidos realizamos o pagamento, caso algum livro que a pessoa trouxe não seja vendido, devolvemos eles no período de devolução. Todo ano funciona desta maneira. A compra dos livros usados, semi-novos, gera uma economia muito grande, é possível economizar até 70% ou mais comprando um material que foi de outro aluno. Os livros são bem conservados pois os pais e os alunos já sabem da importância de cuidar para que possa ser vendido e outro aluno possa utilizá-lo", diz Elisa Lima.

E reforça: "Além da economia financeira, tem a questão da sustentabilidade, é uma ação que pensa no meio ambiente, livros bons que seriam jogados no lixo estão sendo reaproveitados e menos árvores sendo derrubadas”. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Igor Matias/Gov SE
18/05/2024  18h00 Sergipe terá safra recorde de quase duas mil toneladas de milho
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  16h30 Festejos juninos geram boas expectativas no setor hoteleiro em Sergipe
Reprodução/Sebrae
18/05/2024  14h00 Sebrae promove uma programação diversificada na semana do MEI; veja
Tv Brasil
17/05/2024  16h10 Custo da construção em Sergipe recua em abril, mas ainda é o menor do país
BPRv/Reprodução
17/05/2024  14h56 SPVAT: seguro obrigatório voltará a ser pago em 2025

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado