Acadêmicos exploram sons de cinema em oficina do Curta-SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Acadêmicos exploram sons de cinema em oficina do Curta-SE
Entretenimento 11/12/2017 07h52


Entre os dias 7 e 9 dezembro, cerca de 50 alunos participaram da Oficina O Som em Cena, promovida pelo Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). No workshop, eles tiveram a oportunidade de aprender sobre as técnicas da sonoplastia nas produções cinematográficas.

No primeiro dia, os participantes receberam lições sobre a Música de Cinema, no dia seguinte aprenderam acerca da Linguagem dos Ruídos e, no terceiro e mais aguardando dia, foi a técnica "Foley" que prendeu a atenção dos alunos.

"Foley é a arte de dublar todos os ruídos que aparecem nos movimentos de um filme, como por exemplo, uma cadeira caindo", explicou Roberto Strada, o professor da oficina. Desde maio viajando pelo Brasil com o workshop, Strada se mostrou satisfeito em apresentar sua oficina no Curta-SE. "Estou muito contente em encerrar minha turnê deste ano aqui em Aracaju", enfatizou. Em 2017, 25 cidades brasileiras receberam a oficina

No workshop foram usados os mais inusitados objetos como pratos, panelas, caixas, raladores, tubos de aerosol, cebolas, chocalhos, entre outros, para reproduzir sons do filme Ratatouille. “Conheci a técnica na universidade, mas aqui no festival exploramos mais a parte prática e a criatividade da área sonora" disse Clara Cavalcante Bueno, 21, estudante de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe.

O acontecimento da oficina em Sergipe foi comemorado pela professora e pesquisadora Aline Lisboa. “Ainda tem pouca prática na área do som aqui no estado e é muito importante quando a gente vê os alunos tendo a possibilidade de poder aprender”, ressalta.

Sui Generis

Este ano, o tema do Curta-SE é "Sui Generis". O termo, que possui origem latina, significa “de seu próprio gênero”, ou seja, “único em seu gênero”. A expressão é utilizada como um adjetivo quando se refere a algo único, incomum ou particular e é justamente por conta disso que o Festival traz esse conceito em voga. Independente da origem, a escolha das temáticas abordadas nos festivais durantes esses 17 anos sempre desperta curiosidade.

Apoio

O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) é uma realização da Casa Curta-SE em parceria com a AVBR Produções. O apoio é do Cinema Vitória, NET, Prefeitura Municipal de Aracaju e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e apoio cultural do Conselho Estadual de Cultura de Sergipe, Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart) e Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura.

A programação é ampla e segue até fevereiro de 2018, contemplando os mais diversos públicos. Confira todo o programa no site: www.curtase.org.br. Mais informações, através do telefone (79) 3086-2831 ou pelo Facebook (@casa.curtase).

 
Fonte: Ascom Curta-SE
Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação Rock Sertão
02/05/2024  09h01 Circuito Formativo Rock Sertão celebra 23 anos com workshops
Evento formativo terá a participação dos músicos Lirinha e Rafael Bittencourt
Reprodução Metrópoles
30/04/2024  11h05 Esquema de segurança toma conta de hotel em que Madonna está hospedada
Cantora está hospedada no Copacabana Palace ao lado de seus filhos e funcionários
Reprodução/ Metrópoles
30/04/2024  10h45 Radamés confirma que foi pivô da separação de Belo e Viviane
A coluna soube, com exclusividade, que a atriz traiu o cantor com o jogador de futebol
Jonatha Dionísio
29/04/2024  18h31 Feirinha da Gambiarra acontece neste sábado (4) em Aracaju
A 33ª edição será às 16h, na  Praça Marcelo Déda, no Central Garden
Instagram/Reprodução
29/04/2024  16h22 Madonna chega ao Rio de Janeiro para show de sábado na praia
Ela fará um show na Praia de Copacabana, que deve ser visto por 1,5 milhão de pessoas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado