Arraiá do Povo tem início hoje; confira como será a festa | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe é o País do Forró
Arraiá do Povo tem início hoje; confira como será a festa
Com 30 dias, evento conta com manifestações culturais, comidas típicas e shows
Entretenimento | Por F5 News 01/06/2023 12h06 - Atualizado em 05/06/2023 18h03


Enfim, junho chegou. O mês mais esperado do ano pelos sergipanos traz consigo o sabor das comidas típicas, o cheiro da lenha das fogueiras queimando e a alegria das quadrilhas juninas, além dos tão aguardados shows de forró. Nesta quinta-feira, 1º de junho, o Arraiá do Povo marca o início dos festejos na capital sergipana. A festa ocorre partir das 18h, na Orla de Atalaia, zona sul de Aracaju.

Nesta manhã, foi realizada uma coletiva de imprensa para apresentar a estrutura do evento, e o F5 News foi até lá conferir como estão os últimos preparativos.

Promovido pelo Governo de Sergipe, o Arraiá do Povo 2023 irá contar com 30 dias de duração, indo até 1º de julho. Ao longo do mês, 40 artistas nacionais e mais de 100 sergipanos se revezarão entre os palcos Rogério, Barracão da Sergipe e Coreto da Marluce. No primeiro dia de festa, as atrações serão o sergipano Erivaldo de Carira, o grupo de forró Mastruz com Leite e o cantor potiguar Dorgival Dantas. Confira a programação completa do evento.

“É uma festa da família, que começa muito cedo e termina muito cedo, até porque é voltada para essas famílias que querem curtir um forró tradicional, pelo perfil dos artistas que aqui se apresentam. Pela repercussão que temos visto na rua, o povo gostou da programação”, disse o governador Fábio Mitidieri na ocasião.

Um dos destaques do Arraiá do Povo 2023 é o retorno da Vila do Forró, que havia sido descontinuada na gestão anterior. O espaço conta com programação cultural, trios pé de serra e concurso de quadrilha no Barracão da Sergipe e Coreto da Marluce, pontos de artesanato e de cordel. Também na Vila, estarão disponíveis uma praça de alimentação, um posto médico e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Eu queria muito viver esse momento de novo e trazer isso para a população mais nova, que ainda não tinha curtido a Vila do Forró”, acrescentou Fábio Mitidieri.

Já os shows de música irão ocorrer na Arena de Shows, um espaço interno onde estarão os bares, restaurantes e ambulantes credenciados para comercializar no local, além dos camarotes, incluindo um exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs). E os sergipanos devem se atentar: este ano, a arena comporta 20 mil pessoas e, de acordo com a gestão estadual, os portões fecharão assim que a capacidade limite for atingida. 

De acordo com Antônia Amorosa, presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), a medida vem como forma de facilitar a segurança do evento. “Quando você faz uma festa como essa, sabendo que vai trazer uma grande massa, a Polícia Militar tem que pensar na segurança, então também existe um limite para o espaço aberto. Quando se limita o acesso, é para que não se coloque aqui um número a mais do que a própria polícia possa suportar”, justificou.

Nesse sentido, ela destacou que o Governo do estado buscou promover festejos juninos em outros pontos da capital, para que toda a população tenha acesso aos eventos, que serão animados por atrações nacionais e locais. “É um recorde de atrações locais. São mais de 200 atrações só de Sergipe, que vão compor todo esse complexo que envolve o encontro nordestino de cultura - o Arraiá do Povo, o Gonzagão, o Centro de Criatividade, o Fórum Nacional de Música - e outras ações paralelas que a Funcap desenvolve”, exemplificou.

Segurança
A segurança é uma preocupação constante para aqueles que se planejam para sair de casa e curtir os festejos juninos, mas segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, os sergipanos podem ficar tranquilos. De acordo com o secretário, todos os órgãos de segurança pública do estado, bem como as guardas municipais, foram preparados para promover a proteção dos cidadãos. “Queremos passar a tão esperada sensação de segurança para toda a população. Em todo o estado, onde houver uma zabumba e um triângulo, haverá a presença da segurança pública”, afirmou.

O Coronel Ribeiro, comandante da Polícia Militar de Sergipe, detalhou algumas das estratégias adotadas nesse sentido. Segundo ele, o Arraiá do Povo, especificamente, contará com a atuação de 100 policiais militares distribuídos em patrulhas na área interna do evento. Além disso, haverá o policiamento especializado nos entornos da festa. Ainda de acordo com o Coronel Ribeiro, outras medidas, como a revista na entrada da festa, serão conduzidas por uma equipe de segurança particular. “O objetivo é garantir a segurança do evento e a tranquilidade de todos”, disse.

Turismo
Com o objetivo de atrair turistas para o estado durante o período junino, a caravana “Sergipe é o País do Forró” percorreu os municípios baianos de Alagoinhas, Feira de Santana, Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari entre os dias 29 e 31 de maio. Foram realizados roadshows de divulgação dos atrativos de Aracaju e Sergipe, bem como ações de promoção dos festejos juninos na capital e demais municípios sergipanos, potencializando o mote “Sergipe é o País do Forró” para os vizinhos baianos. 

De acordo com o governador Fábio Mitidieri, a divulgação dos festejos juninos do estado também foi promovida em aeroportos, outdoors, feiras nacionais e internacionais de turismo, “Vamos fazer com que Sergipe entre definitivamente no roteiro de turismo para movimentar essa economia”, disse.

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Marcos Franco, esse tipo de divulgação deve ser adotado não apenas no período junino, mas também no restante do ano. “O intuito é divulgar bem o estado de Sergipe e mostrar tudo que a gente tem de bom. Sergipe é pequeno, mas tem grandes recursos naturais, é rico no artesanato, na cultura, na religião, na gastronomia, no turismo rural, aquático”, explicou.

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
17/05/2024  19h37 Calcinha Preta e Edu Falaschi se unem em versão de "Agora Estou Sofrendo"
Erick O'Hara/Agência Sergipe
17/05/2024  16h13 Concursos juninos de Sergipe têm inscrições prorrogadas até domingo
Divulgação
17/05/2024  14h57 Bruno Mars: quando abrem vendas de shows no Rio, SP, BH e Curitiba
Divulgação
17/05/2024  13h42 Sarauzin XXX: Roda de Samba do Clube e convidados agitarão o Museu da Gente
Redes Sociais/ Reprodução
16/05/2024  15h39 Entenda porque Ivete Sangalo e Ludmilla cancelaram suas turnês

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado