Dança de Salão é opção lúdica para quem quer praticar exercícios | F5 News - Sergipe Atualizado

Dança de Salão é opção lúdica para quem quer praticar exercícios
Modalidade promove bem estar físico e emocional
Entretenimento | Por Victória Valverde* 02/02/2019 10h00 - Atualizado em 04/02/2019 07h15


O barulho constante do riscar de calçados no piso pode ser incômodo para alguns, mas para outros, faz parte da rotina. Independente do seu nível de técnica, a arte de dançar traz inúmeros benefícios aos praticantes, tanto para o corpo quanto para a mente.

A dança está presente na vida da graduada em psicologia Edice Fontes há 36 anos, sendo 22 dedicados à modalidade de Salão. Nos últimos cinco anos, além de dançarina, Edice virou professora.

“O que me despertou o interesse nas danças de salão foi a possibilidade de conversar sem usar palavras, de expressar beleza, harmonia e romantismo. Surpreendi-me também com o poder que a dança de salão tem de, além de aprimorar as relações a dois, melhorar as demais relações interpessoais”, diz Edice (na foto à direita), que atua como facilitadora de danças de salão no espaço “Casa Z Nordeste”.

A professora também desenvolve o projeto "Danças no Salão", que visa levar a prática ao conforto dos condomínios. Atualmente, o projeto está em execução nos bairros Jardins e Jabotiana. Desse projeto nasceu outro, o “Entre Elas”, cujo foco é a prática exclusiva desta modalidade para e por mulheres.

Dança a dois

A dança, como toda arte, tem um caráter terapêutico, uma vez que estimula profundamente nosso campo sensorial. A professora Edice diz que a dança de salão requer um processo constante de comunicação, já que funciona através de um trabalho em conjunto com o ritmo da música e o domínio dos passos.

Dançar a dois proporciona o conhecimento de nossos corpos com seus limites, a beleza de seus movimentos, a alegria de sua expressão. A modalidade ainda trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial, desenvolve a musculatura, melhora a autoestima, rompe bloqueios psicológicos, possibilita convívio e aumenta a qualidade das relações sociais”, afirma a professora.

A pedagoga Denise Rocha, de 68 anos (na foto à esquerda), conheceu a dança de salão através de uma aula experimental com o marido, João Luiz. Denise já pratica a modalidade há um ano.

 “Fui junto com o meu marido para a primeira aula e não saímos mais. O ambiente é maravilhoso e melhorou muito a nossa vida. A dança de salão exercita a memória, o desempenho físico e, como é uma dança a dois, é um exercício de conhecimento, de aperfeiçoamento a dois e de respeito através da dança”, afirma a pedagoga.

Quebra de padrões

Por ser uma modalidade antiga (historiadores dizem que ela nasceu na corte francesa de Luís XIV e foi espalhada pela colonização europeia), a dança de salão tem na sua história alguns aspectos mais tradicionais. Anteriormente, os participantes eram chamados de “cavalheiro” e “dama”. Hoje, fala-se “condutor” e conduzido”.

É cada vez mais comum ter casais do mesmo sexo e a modalidade está cada vez mais democrática, sendo capaz de atender às necessidades de toda e qualquer pessoa, de qualquer sexo ou idade.

O papel da mulher também sofreu evolução dentro da modalidade. Ao longo dos anos, ela vem se tornando protagonista enquanto professora de dança de salão, em contrapartida a um cenário não muito longe dos dias atuais, onde o papel feminino era restrito a auxiliar o professor.

Onde praticar

A modalidade da dança de salão ainda está em ascensão em Aracaju, mas já existem alguns lugares onde ela pode ser praticada. Confira a lista a seguir:

- Casa Z Nordeste, localizada na avenida Mário Jorge de Menezes, 1806, Galeria Amaromar, sala 14, Coroa do Meio.

- Dance A2, localizada no Iate Clube de Sergipe.

- Espaço de Dança Corpo e Alma, localizado no conjunto Orlando Dantas.

 

*estagiária sob a orientação da jornalista Monica Pinto.

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação Rock Sertão
02/05/2024  09h01 Circuito Formativo Rock Sertão celebra 23 anos com workshops
Evento formativo terá a participação dos músicos Lirinha e Rafael Bittencourt
Reprodução Metrópoles
30/04/2024  11h05 Esquema de segurança toma conta de hotel em que Madonna está hospedada
Cantora está hospedada no Copacabana Palace ao lado de seus filhos e funcionários
Reprodução/ Metrópoles
30/04/2024  10h45 Radamés confirma que foi pivô da separação de Belo e Viviane
A coluna soube, com exclusividade, que a atriz traiu o cantor com o jogador de futebol
Jonatha Dionísio
29/04/2024  18h31 Feirinha da Gambiarra acontece neste sábado (4) em Aracaju
A 33ª edição será às 16h, na  Praça Marcelo Déda, no Central Garden
Instagram/Reprodução
29/04/2024  16h22 Madonna chega ao Rio de Janeiro para show de sábado na praia
Ela fará um show na Praia de Copacabana, que deve ser visto por 1,5 milhão de pessoas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado