Conheça sete cineastas para celebrar o Dia do Nordestino | F5 News - Sergipe Atualizado

Cinema
Conheça sete cineastas para celebrar o Dia do Nordestino
Este sábado, 8 de outubro, homenageia brasileiros nascidos no Nordeste do país
Entretenimento | Por Ana Luísa Andrade 08/10/2022 12h59


Neste sábado, 8 de outubro, comemora-se o Dia do Nordestino. A data é um momento de homenagem aos brasileiros nascidos no Nordeste do país e de combate à xenofobia que muitas vezes acomete a região.

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Apesar de ser composto por nove estados diferentes e com características próprias e diversas, o Nordeste é, muitas vezes, representado como uma coisa só. 

Por isso, o F5 News preparou uma lista com sete cineastas nordestinos, que permitem conhecer melhor a diversidade cultural do Nordeste. Confira:

Glauber Rocha
O baiano de Vitória da Conquista faleceu aos 42 anos, em 1981, e foi responsável por filmes clássicos do cinema brasileiro, como “Terra em Transe” (1967) e "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" (1969). Até hoje seus filmes são referência para os estudos da sétima arte.

Glauber Rocha também é um dos maiores nomes que representaram o cinema brasileiro fora do país, sendo considerado um dos pioneiros do “Cinema Novo” brasileiro, movimento que tinha como foco a crítica à desigualdade social do país nas décadas de 1960 e 1970.

O cineasta foi, inclusive, o responsável pela criação do manifesto que norteou o movimento: “Uma Estética da Fome”. Segundo ele, “somente uma cultura da fome, minando suas próprias estruturas, pode superar-se qualitativamente: e a mais nobre manifestação cultural da fome é a violência”.

O principal título do seu vasto currículo é o longa “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), que está disponível no Globoplay. Confira sinopse e trailer:

Sinopse: “No sertão do Nordeste, um vaqueiro mata o coronel que o explora e foge acompanhado da esposa. Eles juntam-se, então, aos seguidores do profeta Sebastião”, extraída do Globoplay.

Trailer: 

Sidjonathas Araújo
O baiano Sidjonathas Araújo se mudou para Sergipe em 2016, onde se graduou em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Recentemente, Sidjonathas conquistou uma vaga para estudar na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba.

Ao lado da também baiana Carolen Meneses, dirigiu o filme "Ímã de Geladeira", que representou o estado sergipano na 25ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. A obra foi selecionada entre mais de 900 produções cinematográficas.

O filme foi gravado no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, município da Grande Aracaju, onde também está localizada a UFS.

Confira a sinopse e o trailer de "Ímã de Geladeira":

Sinopse: "Depois que um casal de costureiros perde a sua geladeira, em decorrência de uma série de apagões no bairro, eles saem em busca de um novo eletrodoméstico. Numa loja de usados, uma geladeira parece oferecer risco. Mas só para pessoas negras", extraída do canal Floriô de Cinema, no YouTube.

Trailer:

Kleber Mendonça Filho
Nascido em Recife (PE), Kleber Mendonça Filho é um dos maiores nomes do cinema brasileiro atualmente. Diretor, produtor, roteirista e crítico de cinema, foi responsável por filmes como  “O som ao redor” (2012), “Aquarius” (2016) e o mais recente e grande sucesso “Bacurau” (2019). Os dois primeiros estão disponíveis no catálogo da Netflix e o último, no Globoplay.

Confira a sinopse e o trailer de “Bacurau”, que venceu em seis categorias - melhor longa-metragem ficção, direção, roteiro original, ator, montagem ficção e efeito visual - na edição de 2020 do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Sinopse: “Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?”, extraída do canal Vitrine Filmes, no YouTube.

Trailer:

Viviane Ferreira
A diretora e roteirista é natural de Salvador (BA), responsável pela direção e roteirização de diversos videoclipes e documentários. Além da carreira cinematográfica, Viviane também é advogada, com atuação focada em direito do entretenimento, mestre em políticas do audiovisual pela Universidade de Brasília (UNB) e sócia-diretora da Odun Filmes.

No cinema ficcional, esteve à frente da direção e do roteiro dos curta-metragens “Mumbi7Cenas pós Burkina” (2010) e “O dia de Jerusa” (2014) e do longa-metragem  “Um Dia Com Jerusa” (2020). Também foi co-diretora do longa “Pessoas: viver para contar” (2019).

É presidente da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e diretora artística do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas.

Confira sinopse e trailer de “Um Dia Com Jerusa”:

Sinopse: “No bairro do Bixiga, uma mulher abre as portas de sua casa para uma jovem desconhecida e as duas passam a dividir suas histórias de vida”, extraída do canal Odunfp, no YouTube.

Trailer:

Everlane Moraes
Nascida na Bahia e criada em Sergipe, Everlane é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e especializada em direção de documentário pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba. A cineasta é produtora e criadora na PÀTTÀKI Audiovisual, sediada na Bahia. 

Seus trabalhos têm como foco questões sociais, filosóficas e espirituais da diáspora negra no mundo, principalmente no Brasil, e já foram exibidos em festivais nacionais e internacionais. Seu documentário “Pattaki” (2018) concorreu no Festival Sundance, principal evento do cinema independente dos Estados Unidos. 

Seu destaque é o longa-metragem "O Segredo de Sikán", vencedor do Prêmio do Júri Oficial do Brasil CineMundi. O filme utiliza o município baiano de Cachoeira, onde Everlane nasceu, como cenário para recontar a história da personagem da mitologia africana Sikán, que foi morta por homens após revelar que estava destinada a reinar a cidade nigeriana de Calabar.

Claudio Assis

Pernambucano de Caruaru, Claudio Assis é responsável por uma série de longa-metragens renomados nacionalmente. O primeiro deles foi "Amarelo Manga" (2002), que utiliza Recife como cenário para uma série de histórias. O filme está disponível no catálogo do Globoplay.

Outros trabalhos relevantes do cineasta são "A febre do rato" (2011), que traz no elenco nomes como Irandhir Santos e Nanda Costa e está disponível na Netflix; "Piedade" (2019), que também conta com um elenco de peso, com nomes como Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Cauã Reymond, Gabriel Leone e Irandhir Santos, e pode ser assistido no Globoplay.

"Baixio das Bestas" (2006) e "Big Jato" (2015) são mais dois filmes da vasta carreira de Claudio Assis.

Confira a sinopse e o trailer de "Amarelo Manga":

Sinopse: "Lígia é uma mulher desencantada que trabalha num bar, num subúrbio de Recife e, quando o dia termina, só lhe resta voltar ao seu quarto, em um anexo do bar. Ao mesmo tempo, Kika, que é muito religiosa, está freqüentando um culto enquanto seu marido Wellington, que é um açougueiro, elogia as virtudes da sua mulher enquanto usa uma machadinha para fazer seu serviço. Apesar de elogiar a mulher, Wellington tem uma amante, que quer que ele tome uma decisão. No Hotel Texas, que também fica na periferia da cidade, trabalha Dunga, um gay que é apaixonado por Wellington. Um hóspede do Hotel Texas, Isaac, sente um grande prazer em atirar em cadáveres, que lhe são fornecidos por Rabecão, um funcionário do IML. Isaac conhece Lígia no bar e se interessa por ela", extraída do canal Wilker Medeiros, no YouTube.

Trailer:

Guel Arraes
Natural de Recife (PE), Guel Arraes é responsável pela realização de um dos filmes mais populares do cinema brasileiro: “O Auto da Compadecida” (2000), comédia estrelada por Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Fernanda Montenegro e inspirada na peça homônima de Ariano Suassuna.

Também traz na carreira a direção de “Lisbela e o Prisioneiro” (2003) e o roteiro de “Meu Tio Matou um Cara” (2004), “O Coronel e o Lobisomem” (2005) e “A Grande Família: O Filme” (2007).

Confira sinopse e trailer de “O Auto da Compadecida”.

Sinopse: “As aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos da pequena cidade em que vivem”, extraída do canal História do Cinema Brasileiro, no You Tube.

Trailer:

Bônus: Aracaju na Netflix
O longa-metragem “A Pelada” (2014), que foi filmado em Aracaju, está disponível na Netflix. Confira sinopse e trailer.
Sinopse: "À beira da separação, um jovem casal tenta reacender a paixão no casamento antes que seja tarde demais", extraída da Netflix.
Trailer:

 

 

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
20/05/2024  10h27 Netinho lança projeto junino em homenagem a Luiz Gonzaga e ao forró
Divulgação
17/05/2024  19h37 Calcinha Preta e Edu Falaschi se unem em versão de "Agora Estou Sofrendo"
Erick O'Hara/Agência Sergipe
17/05/2024  16h13 Concursos juninos de Sergipe têm inscrições prorrogadas até domingo
Divulgação
17/05/2024  14h57 Bruno Mars: quando abrem vendas de shows no Rio, SP, BH e Curitiba
Divulgação
17/05/2024  13h42 Sarauzin XXX: Roda de Samba do Clube e convidados agitarão o Museu da Gente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado