Documentário das rendeiras sergipanas será lançado em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura
Documentário das rendeiras sergipanas será lançado em Aracaju
O curta-metragem é resultado de uma oficina com adolescentes indicados pelas rendeiras
Entretenimento 28/11/2018 08h37


O saber tradicional e o universo feminino ganham espaço na produção audiovisual. Nesta quarta- feira (28), a Prefeitura de Aracaju, através Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, coordenado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), lança o documentário “Renda Irlandesa - Vida e arte das rendeiras sergipanas”, fruto do Projeto ‘Modo de fazer Renda Irlandesa’ do convênio celebrado entre Fundação e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN- Sergipe). O evento começa a partir das 15h, na sede do NPD, no Centro Cultural de Aracaju (CCA), localizado na Praça General Valadão, com entrada franca.

Gravado nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Maruim e Divina Pastora, o curta-metragem é resultado de uma oficina de produção de vídeo com adolescentes indicados pelas rendeiras. Teve como objetivo, através do olhar desses jovens, documentar mulheres rendeiras sergipanas e o modo de fazer renda irlandesa, tendo como protagonistas as próprias rendeiras e suas histórias de vida.

A exibição da produção audiovisual sergipana é de extrema importância para o Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira. De acordo com coordenadora geral do NPD, Graziele Ferreira, receber as rendeiras protagonistas do documentário para o lançamento do filme será uma honra e uma experiência muito especial. "Filmes são para ser vistos, e o NPD tem como vértice prioritário o equilíbrio entre a produção e difusão do talento sergipano, portanto, realizar lançamentos como esse sempre é uma oportunidade de equacionamento do cenário audiovisual local", afirmou Graziele.

Com o lançamento do documentário, as rendeiras recebem em festa o convite para a estreia na sala de exibição do NPD, em especial, Alenalda Felix, de 48 anos, e artesã há mais 10 anos, do Povoado Estivas em Nossa Senhora do Socorro e uma das personagens do filme. Ela conta que a atividade com a Renda Irlandesa apareceu em momento propício para as mulheres da comunidade. “No início, não sabia muito bem como fazer, mas só tenho bons resultados com esse trabalho, pois, agora, tenho uma ocupação e um dinheiro a mais. A renda é uma terapia para mim e poder participar do documentário é gratificante”, destacou.

A Renda Irlandesa foi inscrita no Livro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, tornando-se Patrimônio Cultural do Brasil.

 

Fonte: Ascom Funcaju

Mais Notícias de Entretenimento
Reprodução Redes Sociais
05/05/2024  08h32 Madonna leva multidão ao delírio em show no Rio de Janeiro
Público estimado em Copacabana foi de 1,5 milhão de pessoas
Divulgação
04/05/2024  11h30 Fábio Dantas lança “Eu te Benzo” neste domingo (5)
Obra é um compêndio de orações e benzimentos em forma de caixinha, composto por 70 cartas
Divulgação
04/05/2024  10h38 Parque inflável Big Fun chega a Aracaju neste sábado (4)
Atração possui circuito de 1 mil m² com obstáculos e brincadeiras
Day Dantas
04/05/2024  08h00 Bazayó: oficinas de dança, yoga e turbantes serão ofertadas neste sábado (4)
Evento será realizado no Museu da Gente Sergipana e tem acesso gratuito
Redes Sociais/ Reprodução
03/05/2024  17h35 Show de Madonna deve receber 1,5 milhão de pessoas: veja números
A cantora se apresenta no Rio de Janeiro neste sábado na praia de Copacabana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado