Grupo de teatro Imbuaça fará circulação pelo Nordeste em março | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura
Grupo de teatro Imbuaça fará circulação pelo Nordeste em março
Seis cidades receberão espetáculo de teatro de rua e roda de conversa com artistas locais
Entretenimento 01/03/2024 13h21 - Atualizado em 01/03/2024 13h24


De 5 a 14 de março, o grupo de teatro sergipano Imbuaça fará circulação por seis cidades da Região Nordeste apresentando o espetáculo “A peleja de Leandro na trilha do cordel”, uma homenagem ao poeta paraibano Leandro Gomes de Barros. Além do espetáculo, o grupo também realizará encontros com artistas e grupos em cada cidade para debater sobre o teatro no Nordeste. Com quase 47 anos, o Imbuaça é o mais antigo grupo de teatro de rua em atividade no Brasil.

As apresentações acontecerão: nos dias 5 e 6 de março em João Pessoa – PB; no dia 7 em Campina Grande – PB; no dia 8 em Caruaru – PE; nos dias 9 e 10 em Recife – PE; dias 12 e 13 em Maceió – AL; e, por fim, no dia 14 em Penedo – AL. Em cada cidade, o grupo também fará roda de conversa sobre “Teatro no Nordeste: pesquisa de linguagem, formas de sobrevivência e perspectivas de trabalho”.

A entrada é franca em todas as apresentações, que acontecerão em praças com acessibilidade. A circulação do grupo é fomentada através do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas – 2023 para Grupos e Coletivos Artísticos e pelo Ministério da Cultura.

Espetáculo
O espetáculo “A peleja de Leandro na trilha do cordel” mistura ficção e realidade para narrar a trilha da vida de um dos mais importantes poetas da literatura de cordel: o paraibano Leandro Gomes de Barros. 

A encenação, suave e brincante, permite conhecer o cordelista e a sua realidade, alocados numa história onde o protagonista vê-se envolto em personagens e paisagens da sua própria criação, presentes em sua vasta obra.

Em atmosfera de celebração, o canto, o conto e a dança se entrelaçam para avivar a trajetória e o legado literário do poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, considerado por Carlos Drummond de Andrade como “O Príncipe dos Poetas”.

Ficha técnica
A direção é de José Rosa e a dramaturgia é assinada por Iradilson Bispo, Lindolfo Amaral e Manoel Cerqueira. A construção da dramaturgia contou com a colaboração da pesquisadora Eliene Benício. As canções foram compostas por Jão Luiz. Já a direção musical e a preparação vocal é de Humberto Barretto.

O elenco é composto por Amadeu Pereira, Iradilson Bispo, Humberto Barretto, Lidhiane Lima, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Rosi Moura e Talita Calixto. A cenografia, coreografia e designer é de Iradilson Bispo. Já os figurinos, adereços e maquiagem são também do diretor José Rosa. Quem assina o patchwork é Dona Neres.

Na cenotécnica, contrarregra e documentação visual, Fillipe Gomes. O técnico de som é Fabio Eduardo. A produção é assinada pelo Imbuaça Produções Artísticas, sob coordenação de produção de Lindolfo Amaral e a produção executiva de Mercinha Barreto.

Grupo Imbuaça
O Imbuaça foi fundado em agosto de 1977. Ao longo dos seus quase 47 anos de atividades, dedica-se à pesquisa de linguagem fundamentada nas Culturas Populares e utiliza a Literatura de Cordel como uma de suas fontes para a construção de seus textos dramatúrgicos.

O grupo já realizou cerca de 35 montagens e viajou por todo o Brasil para participar de importantes Festivais de Teatro, assim como de diversos projetos de circulação, a exemplo do Palco Giratório, do SESC e o Projeto CumpliCidades, da Fundação Joaquim Nabuco. Fora do Brasil, o grupo já esteve em Cuba, México, Portugal e Equador.

Com informações da assessoria de comunicação.

Mais Notícias de Entretenimento
Conheça a afrochef sergipana homenageada no Domingão com Huck
28/04/2024  19h51 Conheça a afrochef sergipana homenageada no Domingão com Huck
Sebastião Salgado
28/04/2024  09h20 Mostra traz fotografias de Sebastião Salgado na Revolução dos Cravos
Confira todas as dicas para conhecer Lisboa, capital de Portugal
28/04/2024  06h30 Confira todas as dicas para conhecer Lisboa, capital de Portugal
Freepik/Ilustrativa
27/04/2024  07h00 Wine Bar: conheça bares especializados em vinho para conhecer em Aracaju
Arquivo Pessoal
26/04/2024  09h24 Pipo Reis apresenta show acústico neste domingo em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado