Museu da Gente Sergipana recebe exposição 'Cores da Gente' | F5 News - Sergipe Atualizado

Semana da Sergipanidade
Museu da Gente Sergipana recebe exposição 'Cores da Gente'
A abertura ao público acontecerá na próxima sexta-feira, 27, a partir das 18 horas
Entretenimento | Por Agência Sergipe 25/10/2023 15h24


Em alusão ao Dia da Sergipanidade, comemorado em 24 de outubro, o Instituto Banese, o Governo de Sergipe e o Grupo Energisa irão inaugurar a exposição ‘Cores da Gente – Emoção e Imersão’. A abertura ao público acontecerá na próxima sexta-feira, 27, a partir das 18 horas, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, encerrando a semana alusiva à data. Apresentações musicais e a abertura do museu em horário noturno fazem parte da programação. A exposição conta com o apoio cultural do Instituto Energisa e da TV Sergipe.

Realizada em 2021, no Natal da Gente, a exposição volta em uma nova versão, com estrutura apropriada para itinerância, a fim de chegar aos mais diversos locais e públicos, conforme entendimento dos realizadores e parceiros envolvidos mais uma vez na iniciativa. Por meio de tecnologia e interatividade, a mostra apresenta um panorama diversificado das artes visuais no estado ao retratar obras emblemáticas de 20 artistas póstumos das várias fases da História da Arte em Sergipe do Século XIX ao XXI.

A maneira inovadora de apresentar esse importante conteúdo permite uma viagem marcada por contemplação, aprendizado e sensorialidade. Ao adentrar o domo geodésico inflável com oito metros de diâmetro e quatro metros de altura, cujo espaço interno é uma superfície de projeção das obras em movimento, o visitante vivenciará a arte de forma diferenciada e se sentirá ainda mais próximo dela e de seus autores, artistas de diferentes épocas e estilos.

O diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, explica a importância do projeto prestes a ser lançado. “A exposição Cores da Gente, essa iniciativa cultural, educativa e lúdica, é mais uma ação do Grupo Banese e do Governo de Sergipe, que, por meio do importante patrocínio do Grupo Energisa, investem no desenvolvimento cultural e social de Sergipe. Nesse projeto, o tradicional e o tecnológico se unem, criando uma experiência de valorização da nossa cultura e que pode ser vivenciada por várias gerações”, destaca Ezio.

Shows

A inauguração da geodésica será acompanhada por apresentações musicais que também irão expressar sergipanidade. Às 18 horas, a Orquestra Jovem de Sergipe, projeto há 10 anos patrocinado pelo Grupo Energisa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, abrilhantará a noite da Sergipanidade com um repertório regional formado por músicas do cancioneiro nordestino e sergipano.

Em seguida, às 20 horas, acontecerá o show ‘Descalça entre Mundos’, da cantora, compositora e atriz sergipana Jaque Barroso. A artista propõe um passeio sonoro ancestral e afrofuturista por meio de um repertório formado por canções autorais e releituras eletrificadas de diversos Cocos do Nordeste, além de contar com as participações especiais do Maracatu Baque Mulher Aracaju e do músico Pedrinho Mendonça. O projeto autoral de Jaque Barroso une vertentes eletrônicas com diferentes ritos da cultura popular afro-brasileira, abordando temas como ancestralidade, empoderamento negro e valorização da cultura popular nordestina.

Museu aberto 

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de visitação ao Museu da Gente Sergipana e de proporcionar ao público uma importante experiência sobre o que é ser sergipano, no dia 27, sexta-feira, o seu horário de funcionamento será estendido, recebendo os visitantes das 10 às 20 horas, com entrada gratuita.

O Museu da Gente Sergipana é uma realização do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, mantido pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banese Corretora de Seguros e Mulvi, com o patrocínio da Eneva, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Mais Notícias de Entretenimento
reprodução/redes sociais
28/04/2024  21h44 Henrique e Juliano estão fora de tributo a Marília Mendonça; entenda
Conheça a afrochef sergipana homenageada no Domingão com Huck
28/04/2024  19h51 Conheça a afrochef sergipana homenageada no Domingão com Huck
Sebastião Salgado
28/04/2024  09h20 Mostra traz fotografias de Sebastião Salgado na Revolução dos Cravos
Confira todas as dicas para conhecer Lisboa, capital de Portugal
28/04/2024  06h30 Confira todas as dicas para conhecer Lisboa, capital de Portugal
Freepik/Ilustrativa
27/04/2024  07h00 Wine Bar: conheça bares especializados em vinho para conhecer em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado