Museu da Polícia Militar atrai cerca de 450 visitantes por mês em São Cristóvão (SE) | F5 News - Sergipe Atualizado

Museu da Polícia Militar atrai cerca de 450 visitantes por mês em São Cristóvão (SE)
O Museu da PM é aberto ao público todos os dias da semana, de 9 às 17h
Entretenimento 05/05/2017 14h07 - Atualizado em 05/05/2017 14h32


Criado em 1969, o Museu da Polícia Militar de Sergipe é hoje mais uma opção de lazer agregando cultura e conhecimento não somente para a população sergipana, como também para turistas que visitam a cidade histórica de São Cristóvão.

Mil peças diferentes como armamentos, fardamentos, equipamentos e documentos estão à disposição de todos que visitam as instalações do Museu, e desde 2014 artistas sergipanos podem expor sua arte.

O diretor executivo das atividades no Museu, coronel Dilson Ferraz,  relata que a a primeira exposição de artistas sergipanos ocorreu em 2014, após dois anos de funcionamento em São Cristóvão. “Houve uma grande necessidade de unir a importância do Museu com a importância da inserção da cultura artística local para, acima de tudo, dinamizar a funcionalidade do órgão”.

Como resultado, diversos artistas já expuseram agregando valor cultural como também mais visitantes ao estabelecimento, trazendo como diz o próprio coronel, “visibilidade por meio de uma associação em que a arte é o principal elo com a comunidade”.

Desde a sua idealização na década de 1969, o museu coleta materiais antigos que remetem à história da PM. Recentemente o Museu recebeu uma túnica pertencente a um capitão datada do século XX e um bacamarte, também do mesmo período. O vice-diretor do Museu, major Jorge Ferreira lembra que é fácil cooperar com o acervo do Museu, não há burocracia, basta apresentar o material na sede do próprio Museu na cidade de São Cristóvão ou no Quartel do Comando Geral, na capital.

O major Jorge Fernando ainda ressalta sobre a importância do museu para a comunidade. “A importância é puramente cultural, todo acontecimento do passado é tido como fato histórico e o resultado disso é que daqui a alguns anos as pessoas darão valor às coisas que hoje em dia não se importam. É nossa história, intrínseco, cultural”, conta o major.

O acervo do Museu é formado por meio de doações da sociedade sergipana, de forma a manter viva as memórias.  A Secretaria de Estado da Cultura também é um parceiro fundamental no projeto.

O museu tem ainda uma parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência da Polícia Militar (Proerd), que engaja escolas das redes particular e  pública. A estudante Marianne Oliveira fez a sua primeira visita ao museu há um ano. “Por sorte eu fui a um museu que conta a história da polícia do meu estado e foi muito gratificante ver o tanto que eles evoluíram e que sempre estiveram dispostos a cumprir o seu papel”, revelou Marianne.

Funcionamento

Aberto a visitas diariamente das 9h às 17h, inclusive final de semana e feriados, o museu disponibiliza um guia que relata fatos históricos relacionados às peças, revelando curiosidades sobre a história da própria Polícia Militar.

O Museu recebe cerca de 15 visitantes diariamente tanto de turistas sergipanos como de pessoas oriundas de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco, curiosos em conhecer o berço da trajetória da Polícia do Estado de Sergipe.

Fonte: PM/SE

Mais Notícias de Entretenimento
Reprodução Metrópoles
30/04/2024  11h05 Esquema de segurança toma conta de hotel em que Madonna está hospedada
Cantora está hospedada no Copacabana Palace ao lado de seus filhos e funcionários
Reprodução/ Metrópoles
30/04/2024  10h45 Radamés confirma que foi pivô da separação de Belo e Viviane
A coluna soube, com exclusividade, que a atriz traiu o cantor com o jogador de futebol
Jonatha Dionísio
29/04/2024  18h31 Feirinha da Gambiarra acontece neste sábado (4) em Aracaju
A 33ª edição será às 16h, na  Praça Marcelo Déda, no Central Garden
Instagram/Reprodução
29/04/2024  16h22 Madonna chega ao Rio de Janeiro para show de sábado na praia
Ela fará um show na Praia de Copacabana, que deve ser visto por 1,5 milhão de pessoas
Reprodução/Instagram
29/04/2024  15h40 Nadson, o Ferinha, surpreende o campeão do BBB24 no Domingão com Huck
No BBB, Davi sempre mencionava o cantor e entoava os sucessos de Nadson

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado