“Não Olhe para Cima”: sucesso da Netflix gera discussões na internet | F5 News - Sergipe Atualizado

Streaming
“Não Olhe para Cima”: sucesso da Netflix gera discussões na internet
Filme mais assistido da plataforma em todo o mundo faz críticas ao negacionismo
Entretenimento | Por Antonio Cardoso 29/12/2021 11h41 - Atualizado em 29/12/2021 11h55


O filme “Não Olhe para Cima” tem gerado intensas discussões - e memes - na internet desde o seu lançamento. A comédia conta a história de dois cientistas que precisam alertar o mundo sobre um cometa do tamanho do monte Everest que está vindo em direção à Terra.

O filme é o mais assistido na plataforma de streaming da Netflix em todos os países. A comédia foi dirigida pelo diretor vencedor de Oscar Adam Mckay, e estrelada por atores também premiados como Leonardo DiCaprio, Meryl Streep e Jennifer Lawrence.

“Um cometa está vindo e isso representa o fim da vida na Terra”, é a fala do cientista vivido por Leonardo DiCaprio. Pode até parecer óbvio avisar que é só olhar para cima, mas o filme critica diretamente a postura negacionista, tocando em assuntos como a influência de grandes empresas e a exploração espacial. 

A frase “não olhe para cima” acaba virando uma propaganda governamental para não assustar as pessoas e não diminuir a popularidade da presidente dos EUA, interpretada pela premiadíssima Meryl Streep. Com os seus exageros, típicos de uma comédia, o longa mostra a dificuldade de cientistas que não são levados a sério.

Letícia Sarturi é professora universitária e doutora em Biociências e Fisiopatologia, ela continua a defender a comédia como um retrato, ironicamente, triste da vida dos especialistas que trabalham com divulgação científica. 

Alguns internautas comparam a situação do filme com a pandemia de covid-19 e a dificuldade de cientistas ao tentar alertar a população sobre os riscos; e como alguns governantes adotaram medidas populares ao invés de soluções concretas para os problemas gerados durante o período. 

Outros apostam na crítica à forma como os governos lidam com as rápidas mudanças climáticas que acontecem ao redor do mundo. O próprio Leonardo DiCaprio, protagonista do filme, ao receber o Oscar de melhor ator em 2016, fez um discurso de alerta sobre o perigo que a humanidade enfrenta hoje. 

O filme lançado na véspera do Natal, há menos de uma semana, promete quebrar recordes na plataforma da Netflix. Apenas a série Round 6 havia chegado na primeira colocação dos mais assistidos, simultaneamente em todos os países em que a plataforma está presente. 

A forma de financiamento do filme também chama a atenção, pois a gigante de streaming não foi responsável por todas as despesas. Órgãos públicos dos Estados Unidos e até do Canadá também deram incentivos à produção e distribuição do longa. 

Sem dar spoiler, vale a pena conferir o filme. Divertido e contundente, o diretor soube balancear piadas e a crítica escrachada à mídia, à política e às grandes corporações. 
 

Estagiário sob supervisão do jornalista Will Rodriguez 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Entretenimento
Felipe Goettenauer/PMA
23/05/2022  07h17 Forró Caju 2022: Circuito Folclórico inova o maior evento junino de Sergipe
Reprodução/Twitter
22/05/2022  21h30 Look de Ana Maria Braga no Domingão gera onda de memes no Twitter
Globo/Divulgação
21/05/2022  14h40 Silvio de Abreu: plástica causou demissão de Stênio Garcia da Globo
Metrópoles/Reprodução
21/05/2022  11h35 Zé Neto volta atrás e pede desculpas após críticas a Anitta em shows
Assessoria de Imprensa/ Reprodução
20/05/2022  16h13 Celda Fontes & Sany Fontes e Samba de Moça Só são atrações em Aracaju