Orquestra e Coro do Neojiba estreiam Turnê da Liberdade em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Espetáculo
Orquestra e Coro do Neojiba estreiam Turnê da Liberdade em Aracaju
Apresentação do programa baiano será no Teatro Tobias Barreto neste sábado (5)
Entretenimento 04/08/2023 12h47


Os sergipanos terão uma oportunidade única de assistir às principais formações musicais do programa, que é referência no Brasil e no mundo

Neste sábado, 5, o Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, receberá a Orquestra e o Coro do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, na estreia da "Turnê da Liberdade".

Cerca de 150 jovens instrumentistas e cantores irão se apresentar, sob regência do maestro Marcos Rangel. O concerto começa às 20h e a entrada é gratuita. Os ingressos já podem ser reservados pelo Sympla (sympla.com.br).
 
A "Turnê da Liberdade" Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, passará ainda por Maceió (7), Recife (8), João Pessoa (9 e 10), Mossoró (12 e 13), Manaus (17 e 18) e Salvador (20), numa grande celebração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia.
 
Música brasileira

O concerto sinfônico terá obras marcantes de compositores brasileiros contemporâneos, como "É doce morrer no mar", para coro à capela, de Dorival Caymmi e arranjo de Ernst Widmer,  "'Stamos em pleno Mar", do carioca André Mehmari, com letra do poeta Castro Alves, "Traços Brasilis", do baiano Wellington Gomes, e "Canticum Naturale", do catarinense Edino Krieger, um dos maiores nomes do Brasil na área de composição musical. A peça terá solo da soprano Emyle França.
 
A apresentação também trará compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o "Romance op. 11 para violino e orquestra", e Robert Schumann, com o "Concerto para violino e orquestra em ré menor". 

As peças de Dvořák e Schumann terão como solistas os spallas (primeiros-violinos) da Orquestra NEOJIBA, Eliel Santana e Isabela Rangel.
 
Para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, o concerto terá intérprete de libras.
 
Referência nacional e internacional

O NEOJIBA é referência no Brasil e no mundo em desenvolvimento social por meio da música. Esta será a quarta turnê nacional realizada pelo programa, que já recebeu inúmeros prêmios de reconhecimento pelo trabalho que realiza.
 
A Orquestra NEOJIBA também acumula críticas elogiosas por onde passa, como a do renomado crítico francês Alain Lompech, que deu cinco estrelas ao concerto na Philharmonie de Paris, realizado em setembro passado, durante a oitava turnê internacional do NEOJIBA. 

Lompech escreveu:  "Que orquestra! Para a sua terceira visita à Philharmonie, obviamente está totalmente renovada, já que os músicos são adolescentes e jovens adultos que passaram pelos programas de ensino da NEOJIBA, levando a música a locais onde raramente está presente. Seu nível instrumental é o de muitas orquestras profissionais".
 
No concerto de Aracaju, o público poderá ver de perto no bis a execução da contagiante "Tico-Tico", de Zequinha de Abreu, que fez com que a Orquestra NEOJIBA ficasse famosa no mundo inteiro. O vídeo viralizou e já tem 6 milhões de visualizações orgânicas apenas no Facebook, sendo um dos vídeos de orquestra mais vistos em todo o mundo.
 
Confira a programação completa:
 
05/08 - Aracaju - Teatro Tobias Barreto, às 20h
Concerto da Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil, sob regência de Marcos Rangel
Solistas: Isabela Rangel Elias e Eliel Santana
Ingressos podem ser reservados pelo Sympla
 
07/08 - Maceió - Teatro Gustavo Leite - Centro Cultural Ruth Cardoso, às 20h
Concerto da Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil, sob regência de Marcos Rangel
Solistas: Isabela Rangel Elias e Eliel Santana  
Ingressos podem ser reservados no Ingresso Digital
 
08/08 - Recife - Teatro de Santa Isabel, às 20h  
Concerto da Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil, sob regência de Eduardo Torres
Solistas: Isabela Rangel Elias e Eliel Santana  
Ingressos podem ser reservados pelo Sympla
 
09/08 - João Pessoa - Sala de Concertos Maestro José Siqueira, às 20h  
Ópera "Dulcinéia e Trancoso", com Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil, sob regência de Lucie Barluet
Solistas: Alessandra dos Santos Lima, Maiane Santa Izabel, Camila Ceuta (sopranos), Samuel Ressureição, Thiago Alves (tenores), Esdras Silva, Guilherme Bispo, Iuri Nery (baixos)
Ingressos podem ser reservados pelo Sympla
 
10/08 - João Pessoa - Sala de Concertos Maestro José Siqueira, às 20h
Concerto da Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil, sob regência de Eduardo Torres
Solistas: Isabela Rangel Elias e Eliel Santana  
Ingressos podem ser reservados pelo Sympla
 
12/08 - Mossoró - Teatro Municipal Dix Huit Rosado, às 20h Ópera "Dulcinéia e Trancoso", com Orquestra NEOJIBA e Coro Juvenil, sob regência de Lucie Barluet

Solistas: Alessandra dos Santos Lima, Maiane Santa Izabel, Camila Ceuta (sopranos), Samuel Ressureição, Thiago Alves (tenores), Esdras Silva, Guilherme Bispo, Iuri Nery (baixos) Ingressos podem ser reservados pelo Sympla
 
13/08 - Mossoró - Teatro Municipal Dix Huit Rosado, às 20h Concerto da Orquestra NEOJIBA e do Coro Juvenil, sob regência de Ricardo Castro Solistas: Isabela Rangel Elias e Eliel Santana.
 
17/08 - Manaus - Teatro Amazonas, às 20h
Ópera "Dulcinéia e Trancoso", com o Coro Juvenil, sob regência de Lucie Barluet
Solistas: Alessandra dos Santos Lima, Maiane Santa Izabel, Camila Ceuta (sopranos), Samuel Ressureição, Thiago Alves (tenores), Esdras Silva, Guilherme Bispo, Iuri Nery (baixos) Ingressos estarão disponíveis na bilheteria
 
18/08 - Manaus - Teatro Amazonas, às 20h
Concerto da Orquestra NEOJIBA e do Coro Juvenil, sob regência de Ricardo Castro  Solista: Midori
Ingressos estarão disponíveis na bilheteria
 
20/08 - Salvador - Casa Salvatore, 18h
Concerto da Orquestra NEOJIBA e do Coro Juvenil, sob regência de Ricardo Castro Solista: Midori.
 
Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.

Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
 
Sobre o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia
 
No dia 2 de Julho de 2023, os baianos comemoraram os duzentos anos da Independência do Brasil na Bahia. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território brasileiro, após mais de um ano de batalhas. A mobilização contou com intensa participação popular, que reuniu profissionais liberais, senhores de engenho, negros escravizados e livres e mulheres, todos unidos pela missão de derrotar o poder português.

Muitos destes personagens são reverenciados até os dias atuais, como Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipa, João das Botas, Corneteiro Lopes e Pedro Labatut. O Hino ao Dois de Julho, que reverencia a luta do povo baiano pela independência do Brasil, tornou-se em 2010 o Hino Oficial do Estado da Bahia.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Entretenimento
Instagram/Reprodução
29/04/2024  16h22 Madonna chega ao Rio de Janeiro para show de sábado na praia
Reprodução/Instagram
29/04/2024  15h40 Nadson, o Ferinha, surpreende o campeão do BBB24 no Domingão com Huck
Divulgação
29/04/2024  10h17 "Arraiá do Jobim" dá início aos festejos juninos em Aracaju
Divulgação
29/04/2024  08h19 Festival de Cinema de Itabaiana começa nesta terça-feira (30) 
reprodução/redes sociais
28/04/2024  21h44 Henrique e Juliano estão fora de tributo a Marília Mendonça; entenda

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado