Orquestra Jovem celebra 10 anos valorizando o talento de aracajuanos | F5 News - Sergipe Atualizado

Música
Orquestra Jovem celebra 10 anos valorizando o talento de aracajuanos
O projeto já beneficiou mais de 600 jovens na capital sergipana
Entretenimento | Por F5 News 11/03/2024 16h35


Nesta segunda-feira (11) a Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE) celebra 10 anos de atividades totalmente dedicadas às crianças e adolescentes da capital sergipana, em especial para a população dos bairros 17 de março e Santa Maria. 

De acordo com a OJSE, cerca de 600 jovens foram assistidos pelos professores do projeto ao longo da década entre violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, instrumentos de sopro, percussão e as próprias vozes através do coral. Atualmente, 260 alunos fazem parte das atividades da Orquestra.

“Os recursos de aprendizagem, juntamente com pilares como a disciplina, a excelência, a autoconfiança, a convivência, os conduziu a conquistas importantes na vida profissional, a exemplo do ingresso de mais de cem deles no ensino superior e de tantos outros no mercado de trabalho onde seguem se apresentando profissionalmente, além de diversos resultados que repercutem no âmbito pessoal, familiar e comunitário”, informou a OJSE.

A jovem de 24 anos Thainná Melo, aluna da primeira turma de violoncelo em 2014, afirma que o projeto mudou a sua vida nesses dez anos. “Participar deste projeto quando tinha 14 anos me proporcionou tocar um instrumento e vislumbrar novas oportunidades, contribuindo diretamente para minha formação como professora. Estou emocionada em fazer parte dessa história e poder comemorar esses 10 anos”, contou a jovem. 

Para o professor Erik Sarmento, que compõe a equipe do projeto desde o início, a mudança da visão sobre o futuro é a maior mudança nos alunos da OJSE. “A atividade da música exige que você seja uma pessoa mais concentrada, mais dedicada, e eu vejo isso nos meus alunos, inclusive nos primeiros, que hoje já trilham um caminho profissional”, relatou Erik.

Outro exemplo de mudança através da música é o aluno de violino Hugo dos Santos, de 17 anos. De acordo com o jovem, que faz parte da OJSE desde 2018, a existência do instrumento que hoje é inseparável era desconhecida.

“Eu nunca tinha visto um violino, nem sabia que existiam tantos instrumentos de corda. Quando vi o maestro tocando na minha escola, me apaixonei e no mesmo dia pedi para minha mãe fazer minha inscrição. Hoje eu vejo um futuro diferente para mim. Aprendi muita coisa na orquestra, amadureci e me vejo trabalhando com música muito em breve”, contou Hugo.

De mãos dadas

A história de sucesso da Orquestra Jovem de Sergipe só é possível através dos patrocínios e apoios de empresas e instituições comprometidas, dentre elas, o Grupo Energisa. “Todos esses meninos e meninas estão de parabéns por todos os dias conquistarem conhecimento através da música”, destacou o diretor-presidente da Energisa, Roberto Currais.

O diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, reforça a importância desse que é um dos principais projetos do Instituto. “Há 10 anos buscamos orquestrar a vida de meninos e meninas. O que o projeto faz é indicar o caminho da música para centenas de crianças e adolescentes, e eles de forma dedicada e exemplar, trilham essa jornada. Então, para o Grupo Banese, é uma satisfação promover e acompanhar essa iniciativa ao longo dessa década. Agradecemos a todos os nossos parceiros e especialmente a cada aluno, aluna e seus familiares pela confiança que têm no projeto”, comemora.   

O patrocínio do Grupo Energisa é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O projeto conta ainda com recurso de fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente através do apoio cultural do Banese e do Banese Card, e com o apoio do Instituto Marcelo Déda e da Prefeitura Municipal de Aracaju.

Comemoração

Para comemorar a primeira década de atividades, a OJSE realizará um concerto comemorativo no dia 26 de março no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, a partir das 19h30. A entrada será gratuita e o evento sujeito a lotação do espaço. 

É possível conhecer mais sobre a OJSE através das redes sociais da Orquestra, disponíveis aqui. 
 

Com informações da Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Entretenimento
reprodução/redes sociais
28/04/2024  21h44 Henrique e Juliano estão fora de tributo a Marília Mendonça; entenda
Conheça a afrochef sergipana homenageada no Domingão com Huck
28/04/2024  19h51 Conheça a afrochef sergipana homenageada no Domingão com Huck
Sebastião Salgado
28/04/2024  09h20 Mostra traz fotografias de Sebastião Salgado na Revolução dos Cravos
Confira todas as dicas para conhecer Lisboa, capital de Portugal
28/04/2024  06h30 Confira todas as dicas para conhecer Lisboa, capital de Portugal
Freepik/Ilustrativa
27/04/2024  07h00 Wine Bar: conheça bares especializados em vinho para conhecer em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado