Passeio ciclístico contra corrupção acontece domingo em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Passeio ciclístico contra corrupção acontece domingo em Aracaju
Expectativa é a participação de cerca de mil ciclistas
Entretenimento 07/12/2012 08h00


Por Fernanda Araujo

A quarta edição do Passeio Ciclístico acontece nesse domingo (9) pela manhã. Fazendo menção ao Dia Internacional Contra a Corrupção, instituído no mesmo dia, o passeio de bike é voltado, desde a primeira edição em 2009, contra os desvios de recursos públicos e as mazelas dos subornos, da intimidação, da extorsão e dos abusos de poder. 

Organizado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), a concentração será às 7h na Praça Fausto Cardoso. A largada será na Praça Fausto Cardoso às 8h, seguirá pelo Iate Clube em direção ao Mirante da Treze de Julho, Shopping Riomar, Av. Mário Jorge, Farol da Coroa do Meio, Av. Santos Dumont, com chegada às 10h no estacionamento da Passarela do Caranguejo. Já a partir das 10h30 está programada a apresentação do cantor Naná Escalabre, vocalista da banda sergipana Alapada. O evento será encerrado às 11h30.

Segundo o secretário chefe da CGE, Adnelson Alves, a meta é superar a marca das outras edições que receberam entre 400 e 500 ciclistas, para mil a 1.500 que estarão pedalando nas ruas de Aracaju (SE). “É uma manhã de lazer onde instituições do Governo Federal e do Estado se unem com as famílias sergipanas para dizer que Sergipe está antenado com o Brasil e com o mundo. Ou seja, 110 países estão mobilizados pela reflexão de soluções dos problemas que a corrupção traz à sociedade, inclusive para as instituições públicas e privadas”, explica.

Não haverá premiação para o ciclista mais jovem ou o mais velho como nos anos anteriores, entretanto, os primeiros 500 participantes que chegarem à concentração receberão um kit contendo camisa, boné, squeeze, dentre outros brindes.

Na quarta edição os ciclistas percorrerão cerca de 10 km na capital. A favor da participação da sociedade no controle de recursos públicos, segundo o secretário, a “festa” dos cidadãos é um alerta permanente contra a corrupção no dia-a-dia.

“É um dia de comemoração pelas ações da CGE e também pela mobilização da sociedade, haja vista a criação do site da Transparência Sergipe, do Diário Oficial eletrônico, da I Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, onde mobilizamos os 75 municípios, pedindo qualidade dos serviços públicos”, conta.

A participação é livre e gratuita, mas para ter a contabilidade de número de participantes, o participante pode se inscrever no site www.passeiociclistico.se.gov.br. “Acredito que este ano vai fazer história. Vamos construindo a sinergia com o mundo para lutar por políticas públicas que diminuam o número de comunidades carentes, erradicando a pobreza e construindo equilíbrio à sociedade", diz Adnelson.

Conheça

Em algumas edições, o evento já teve as participações da Orquestra Sanfônica, do cantor de forró Sena, da Orquestra do 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, e da banda sergipana Maria Scombona. O passeio tem a parceria da Controladoria Geral da União, Associação de Ciclistas de Sergipe, Secretaria de Esporte e Lazer, entre outros.

O Dia Internacional Contra a Corrupção foi instituído no México em 9 de dezembro de 2003. Mais de 110 países, inclusive o Brasil, assinaram a Convenção das Nações Unidas em prol de ampliar a prevenção e combater à corrupção no mundo. Fonte: Passeio Ciclístico

Foto: Eduardo Almeida

Mais Notícias de Entretenimento
Metrópoles/Reprodução
04/07/2022  16h20 Gkay e Jojo Todynho se estranham em bastidores do Dança dos Famosos
Segundo Fábia Oliveira, Jojo confirmou que Gkay não gostou de sua atitude
Matheus Veloso/Metrópoles
04/07/2022  09h50 Thiago Gagliasso é condenado pela Justiça por divulgar fake news
Irmão de Bruno postou foto de mulher com fuzil, dizendo ser mãe de vítima de chacina
Matheus e Kauan/Rede social/Reprodução
02/07/2022  19h21 Confira programação do terceiro dia de festejos em Capela (SE)
A dupla Matheus e Kauan é atração principal desta noite de sábado (2)
Assessoria de Imprensa
02/07/2022  16h30 Zé Vaqueiro fecha portões no São Pedro de Capela (SE)
Show do cantor ocorreu nessa sexta-feira (1º) e teve lotação esgotada
Metrópoles/ Reprodução
01/07/2022  20h03 Vídeo. Ana Maria surpreende e contrata Jojo Todynho ao vivo
Dona do hit Que Tiro Foi Esse virou "psicóloga" do povo para o Mais Você