Passeio ciclístico contra corrupção acontece domingo em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Passeio ciclístico contra corrupção acontece domingo em Aracaju
Expectativa é a participação de cerca de mil ciclistas
Entretenimento 07/12/2012 08h00


Por Fernanda Araujo

A quarta edição do Passeio Ciclístico acontece nesse domingo (9) pela manhã. Fazendo menção ao Dia Internacional Contra a Corrupção, instituído no mesmo dia, o passeio de bike é voltado, desde a primeira edição em 2009, contra os desvios de recursos públicos e as mazelas dos subornos, da intimidação, da extorsão e dos abusos de poder. 

Organizado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), a concentração será às 7h na Praça Fausto Cardoso. A largada será na Praça Fausto Cardoso às 8h, seguirá pelo Iate Clube em direção ao Mirante da Treze de Julho, Shopping Riomar, Av. Mário Jorge, Farol da Coroa do Meio, Av. Santos Dumont, com chegada às 10h no estacionamento da Passarela do Caranguejo. Já a partir das 10h30 está programada a apresentação do cantor Naná Escalabre, vocalista da banda sergipana Alapada. O evento será encerrado às 11h30.

Segundo o secretário chefe da CGE, Adnelson Alves, a meta é superar a marca das outras edições que receberam entre 400 e 500 ciclistas, para mil a 1.500 que estarão pedalando nas ruas de Aracaju (SE). “É uma manhã de lazer onde instituições do Governo Federal e do Estado se unem com as famílias sergipanas para dizer que Sergipe está antenado com o Brasil e com o mundo. Ou seja, 110 países estão mobilizados pela reflexão de soluções dos problemas que a corrupção traz à sociedade, inclusive para as instituições públicas e privadas”, explica.

Não haverá premiação para o ciclista mais jovem ou o mais velho como nos anos anteriores, entretanto, os primeiros 500 participantes que chegarem à concentração receberão um kit contendo camisa, boné, squeeze, dentre outros brindes.

Na quarta edição os ciclistas percorrerão cerca de 10 km na capital. A favor da participação da sociedade no controle de recursos públicos, segundo o secretário, a “festa” dos cidadãos é um alerta permanente contra a corrupção no dia-a-dia.

“É um dia de comemoração pelas ações da CGE e também pela mobilização da sociedade, haja vista a criação do site da Transparência Sergipe, do Diário Oficial eletrônico, da I Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, onde mobilizamos os 75 municípios, pedindo qualidade dos serviços públicos”, conta.

A participação é livre e gratuita, mas para ter a contabilidade de número de participantes, o participante pode se inscrever no site www.passeiociclistico.se.gov.br. “Acredito que este ano vai fazer história. Vamos construindo a sinergia com o mundo para lutar por políticas públicas que diminuam o número de comunidades carentes, erradicando a pobreza e construindo equilíbrio à sociedade", diz Adnelson.

Conheça

Em algumas edições, o evento já teve as participações da Orquestra Sanfônica, do cantor de forró Sena, da Orquestra do 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, e da banda sergipana Maria Scombona. O passeio tem a parceria da Controladoria Geral da União, Associação de Ciclistas de Sergipe, Secretaria de Esporte e Lazer, entre outros.

O Dia Internacional Contra a Corrupção foi instituído no México em 9 de dezembro de 2003. Mais de 110 países, inclusive o Brasil, assinaram a Convenção das Nações Unidas em prol de ampliar a prevenção e combater à corrupção no mundo. Fonte: Passeio Ciclístico

Foto: Eduardo Almeida

Mais Notícias de Entretenimento
Leo Aversa
25/04/2024  15h09 Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju
Atração faz parte do Festival 35, que celebra o aniversário do RioMar Shopping
Divulgação
25/04/2024  15h07 Projeto Pôr do Som valoriza artistas locais e fomenta o turismo em Aracaju
A segunda edição acontece aos finais de semana do mês de abril
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h50 Jojo Todynho arma barraco na porta de festa com jornalista da RedeTV
O jornalista Thiago Sodré a chamou de “ordinária” durante um programa
Divulgação
25/04/2024  12h00 Sesc prorroga inscrição para o 4º Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Seu Menino’
Divulgação
25/04/2024  11h40 Show "O Retorno" do Grupo Memórias acontece nesta sexta (26)
Apresentação promete reviver a época de ouro da música mundial

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado