Sete mulheres em uma só: Mariana Xavier conta desafios da nova peça | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura
Sete mulheres em uma só: Mariana Xavier conta desafios da nova peça
Atriz apresenta “Antes do Ano Que Vem” neste final de semana em Aracaju
Entretenimento | Por Ana Luísa Andrade 20/10/2022 11h30 - Atualizado em 20/10/2022 17h26


Neste final de semana (21, 22 e 23), o Teatro Atheneu, em Aracaju, irá receber a peça teatral “Antes do Ano Que Vem”, comédia dirigida por Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos e estrelada por Mariana Xavier. Esse é o primeiro espetáculo solo da atriz, que interpreta, sozinha, sete personagens distintas.

A trama se passa em uma noite de réveillon e aborda necessidades, angústias, sentimentos e dores emocionais de cada uma das personagens, que encaram a virada de ano sob suas próprias perspectivas.

Para conseguir interpretar tantas personagens numa só peça, Mariana Xavier utiliza técnicas de atuação como revezamento de voz, linguagem, gestual e expressões. Em entrevista ao F5 News, a atriz contou um pouco sobre esse novo desafio. Segundo ela, cada uma das personagens foi desafiadora de alguma forma, mas a que lhe causou maior preocupação foi Michelle, uma adolescente de 16 anos.

“É uma comédia para falar de pessoas que estão em sofrimento. E eu acho as dores emocionais dos adolescentes são muito negligenciadas, subestimadas. A gente teve o desafio de tratar esse assunto de uma forma leve e divertida, mas sem invalidar o sofrimento dessa personagem”, refletiu a atriz. Nesse sentido, ela acredita que, por meio do humor, a peça pode servir como um alerta para trabalhar a validação do sofrimento dos jovens.

Além disso, Mariana relatou que tentou se colocar em cada uma das personagens e acredita que o público também poderá se identificar com elas. “Acho que esse é o segredo do sucesso da peça. Todo mundo acaba se vendo, um pouquinho que seja, em cada uma dessas personagens. Esse é o grande poder da comédia: fazer a gente refletir através da identificação, onde a gente consegue enxergar um pouquinho do ‘ridículo’ que todos nós temos. Esse espetáculo é muito especial para mim, porque ele toca as pessoas de uma maneira muito singular e profunda”, afirmou ao F5 News.

Mariana Xavier carrega na bagagem trabalhos no teatro, no cinema e na televisão. Ela confessou ao portal que, apesar de gostar de todos esses veículos, o teatro tem um maior valor emocional para ela. “Teatro é de onde eu venho, eu comecei a fazer teatro com 9 anos de idade. Fazer teatro é regar as minhas raízes para que elas continuem fortes, é lembrar de tudo que eu caminhei para chegar até aqui, é valorizar a minha própria trajetória”, disse. 

Além disso, a atriz considera a modalidade uma forma mais orgânica de atuação, já que tudo acontece ao vivo, diante do público, sem cortes e segundas tentativas - inclusive a recepção da plateia. “O retorno é imediato, porque você consegue saber na hora, pela reação do público, se ele está sendo tocado pela história que você está contando”, justificou Mariana.

Aracaju, um amor de outros verões
Essa é a segunda vez que Mariana Xavier passa por Aracaju a trabalho - em 2018, a atriz se apresentou com o espetáculo “O último capítulo”. Contudo, ela relata que, antes mesmo disso, já havia visitado a capital aracajuana diversas vezes a passeio.

A primeira vez foi no verão de 2009, quando veio visitar uma amiga que mora na capital sergipana. A partir daí, a atriz retornou várias vezes ao longo dos anos. “É sempre muito gostoso, um clima muito bom, pessoas muito acolhedoras, comida muito deliciosa”, disse Mariana ao portal.

E, segundo ela, as expectativas para essa nova visita a Aracaju são as melhores possíveis. “O Nordeste é uma região que sempre me recebe com muito carinho. Eu tenho recebido retornos muito lindos dessa peça em todos os lugares por onde eu passei com ela, e estou esperando que vamos ter um bom retorno em Aracaju também”, concluiu.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
17/05/2024  19h37 Calcinha Preta e Edu Falaschi se unem em versão de "Agora Estou Sofrendo"
Erick O'Hara/Agência Sergipe
17/05/2024  16h13 Concursos juninos de Sergipe têm inscrições prorrogadas até domingo
Divulgação
17/05/2024  14h57 Bruno Mars: quando abrem vendas de shows no Rio, SP, BH e Curitiba
Divulgação
17/05/2024  13h42 Sarauzin XXX: Roda de Samba do Clube e convidados agitarão o Museu da Gente
Redes Sociais/ Reprodução
16/05/2024  15h39 Entenda porque Ivete Sangalo e Ludmilla cancelaram suas turnês

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado