Confira as cinco vezes que Pelé jogou em campos sergipanos | F5 News - Sergipe Atualizado

História
Confira as cinco vezes que Pelé jogou em campos sergipanos
O Rei do Futebol esteve na inauguração do Estádio Lourival Baptista, em Aracaju
Esporte | Por Emerson Esteves 30/12/2022 14h40


O Rei do futebol nos deixou. De um legado incalculável na história do futebol brasileiro e mundial, Pelé ultrapassou os limites das quatro linhas e as fronteiras geográficas do Brasil para se tornar um ídolo do esporte mundialmente.

Único tricampeão do mundo por seleções, bicampeão da Libertadores, eleito o jogador do Século XX pelo Comitê Olímpico Internacional, e com mais de mil gols na carreira, os feitos de Pelé são enormes. E o Rei do Futebol chegou a desfilar nos gramados de Sergipe. 

O F5 News montou uma lista com as cinco vezes que o Rei do futebol jogou em terras sergipanas. Inclusive, foi com ele e a seleção brasileira que, em 1969, o Estádio Lourival Baptista, o Batistão, foi inaugurado em Aracaju.

Confira abaixo:

1963 -  Seleção Sergipana 2 x 3 Santos 

No dia 9 de janeiro de 1963, Pelé disputou uma partida pela primeira vez em Sergipe. O jogo foi na capital, no Estádio de Aracaju, no atual espaço territorial da Arena Batistão. O Santos, que naquele ano seria bicampeão do mundo,  venceu a seleção de Sergipe pelo placar de 3 a 2.

Na partida, o Rei marcou duas vezes para o Santos e Rivaldo, uma. Pela seleção de Sergipe, Durval marcou  contra e Tomás fez o segundo gol.. 

1969 - Seleção Sergipana 2 x 8 Seleção Brasileira

O principal palco do futebol sergipano, a Arena Batistão, foi inaugurada em 9 de julho de 1969 e, no seu jogo de estreia, a Seleção Brasileira de Pelé fez um amistoso contra a seleção sergipana.

As mais de 45 mil pessoas que estavam no estádio viram o Brasil de Pelé desfilar em campo e derrotar os sergipanos pelo placar de 8 a 2. 

 

Os gols foram marcados por Toninho Guerreiro (3), Clodoaldo, Gérson, Paulo Borges, Paulo César Caju e Beto (contra) para a equipe nacional. Vevé e Fernando fizeram para a Seleção Sergipana.

O jogo também registra a primeira vez que um sergipano fez um gol na Arena Batistão, e na ocasião, Clodoaldo, defendendo as cores do Brasil, botou a bola para os fundos das redes. Clodoaldo é natural de Itabaiana, no Agreste sergipano, e é considerado um dos grandes ídolos da história do Santos, com 510 jogos pelo clube paulista. Pela seleção, o sergipano atuou 51 vezes e foi campeão do mundo em 1970. 

A propósito, a mesma seleção que fez o jogo de abertura do Batistão um ano depois estaria conquistando o tricampeonato na Copa do Mundo do México, contra a Itália.

1970 - Sergipe 1 x 9 Santos 

Em amistoso no Batistão, no dia 29 de julho de 1970, o Santos goleou o Sergipe pelo placar de 9 a 0. Pouco mais de um mês depois de conquistar o Tricampeonato do mundo com o Brasil, Pelé voltou a disputar uma partida em Sergipe e marcou 4 vezes na goleada santista.  Os outros gols foram marcados por Clodoaldo, Coutinho, Léo Oliveira, Davi e Abel.

1972 - Sergipe 0 x 1 Santos 

No segundo ano de existência do Campeonato Brasileiro, Pelé retornou ao principal palco do futebol sergipano e com seu gol solitário o Santos derrotou a equipe do Sergipe.  

1973- Sergipe 0 x 3 Santos 

Novamente pelo Campeonato Brasileiro, Pelé esteve em Aracaju para enfrentar o Sergipe. Em seu derradeiro jogo em campos sergipanos, o Santos venceu por 3 a 0 o time da casa, com direito a um gol do Rei. Os outros dois foram marcados por Euzébio. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Esporte
Rubens Chiri/Saopaulofc.net
30/04/2024  08h13 São Paulo e Palmeiras não saem do 0 a 0 pelo Brasileirão
Mikael Machado/ADC
30/04/2024  07h51 Dragão bate o São José e vence a primeira na Série C
Instagram/Reprodução
29/04/2024  15h28 Luana, jogadora da seleção, é diagnosticada com Linfoma de Hodgkin
Mikael Machado/ADC
29/04/2024  11h47 Confiança enfrenta o São José na noite desta segunda (29)
Marcelo Cortes/Flamengo
28/04/2024  17h00 Botafogo vence Flamengo no Maracanã por 2 a 0

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado