Diretora do Flamengo é indiciada por xenofobia contra o Nordeste | F5 News - Sergipe Atualizado

Esporte
Diretora do Flamengo é indiciada por xenofobia contra o Nordeste
Natural de Aracaju, Ângela Machado é diretora de Responsabilidade Social do clube
Esporte | Por Emerson Esteves 12/04/2023 12h36


A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) indiciou por xenofobia Ângela Machado, diretora do Flamengo, devido a conteúdos de teor preconceituoso contra o Nordeste serem compartilhados nas suas redes sociais após resultado das eleições presidenciais de 2022. 

Conforme noticiado pelo F5 News, Ângela Machado é natural de Aracaju e disse que a publicação - que se referia ao Nordeste como local “onde se passa férias” e aos nordestinos como “carrapatos” - não teria sido escrita por ela, e ela teria apenas compartilhado “no calor da situação”.

Ela também é esposa de Rodolfo Landim, presidente do Rubro-Negro.

Segundo a delegada titular do Decradi, Rita Salim, a publicação teve conduta preconceituosa e ofensiva contra todo o povo do Nordeste. Em sua defesa, Ângela afirmou que apenas repostou o conteúdo e que não teve intenção de ofender ninguém.

Relembre o caso
No dia 31 de outubro de 2022, um dia após os resultados das eleições presidenciais, a diretora de responsabilidade social do Flamengo compartilhou, em seu perfil pessoal no Instagram, uma declaração de teor xenofóbico contra o Nordeste: 

“Ganhamos onde produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morrer o carrapato passa fome”, publicou, referindo-se à vitória predominante do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos estados do Nordeste, onde ele teve 69,34% dos votos válidos.

Após a repercussão negativa da postagem, inclusive entre clubes de futebol sergipanos, a diretora privou a sua conta. 

Ela também é esposa do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, que, quando questionado sobre a postura da esposa, isentou-se da responsabilidade sobre a declaração. “O problema não é meu, é da minha mulher. Ela tem o direito de se posicionar e falar o que quiser”, declarou.

Repercussão
Após as falas, os clubes de futebol da capital sergipana, Confiança e Sergipe, se manifestaram em suas redes sociais contra a publicação da diretora.  

O Confiança publicou em uma rede social que repudia as declarações xenofóbicas da Diretora do Flamengo contra o Nordeste. O Dragão do Bairro Industrial ressaltou também que “não podemos tolerar comportamentos como esse”. 

O Gipão também se posicionou frente às insinuações da diretora do clube carioca e em nota repudiou a publicação: "Nordeste assim como todo seu povo merece respeito e não aceitará calado ser tratado de tal maneira”. 

Com informações do Metrópoles, parceiro do F5 News.

Edição de texto: Ana Luisa
Mais Notícias de Esporte
Alessandra Cabral/CPB
20/05/2024  07h18 Brasil tem domingo dourado no Mundial de atletismo paralímpico
Marlon Costa/Divulgação AOI
19/05/2024  19h57 Itabaiana vence o Retrô e permanece na liderança do Grupo
Divulgação CSS
19/05/2024  17h50 Sergipe anuncia Paulo César Schardong como novo técnico 
Julio Detefon/CBSK
19/05/2024  15h27 Rayssa Leal vence etapa da China do Pré-Olímpico de skate street
Mikael Machado/ADC
19/05/2024  07h21 Série C: Confiança perde para a Ferroviária

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado