Fórmula E traz inovações tecnológicas para o mercado automobilístico | F5 News - Sergipe Atualizado

Olhar sergipano na corrida
Fórmula E traz inovações tecnológicas para o mercado automobilístico
Tecnologias são testadas pelos carros elétricos, comenta o jornalista Marcio Rocha
Esporte | Por Marcio Rocha 21/03/2023 20h45 - Atualizado em 21/03/2023 21h42


Com a chegada da ABB FIA Fórmula E no Brasil, com o Julius Baer São Paulo E-Prix, a categoria mais inovadora do automobilismo mundial traz ao país carros elétricos com várias inovações tecnológicas que são desenvolvidas para a melhor performance dos veículos da competição. Inovações que, na pista do Sambódromo do Anhembi, serão mostradas ao público espectador da corrida que acontece no próximo sábado (25).

Montadoras de renome internacional como a Nissan, Mahindra, Jaguar, Porsche, Maserati e DS desenvolvem tecnologias que são testadas e colocadas em prática nos bólidos elétricos de 350KW de potência, mas que vão parar nos carros de passeio que fazem parte do cotidiano da vida das pessoas. Os motores elétricos que substituem os motores à combustão são o principal fator de desenvolvimento das equipes. Essa tecnologia já está presente no Brasil através de veículos 100% elétricos que são vistos nas ruas pelo país.

Além disso, o sistema de regeneração de energia cinética, que transforma o motor do carro da Fórmula E em um recuperador de eletricidade enquanto os pilotos executam frenagens, já são parte dos veículos de rua com tecnologia mais avançada, armazenando energia na bateria do motor elétrico. Os carros com inovações envolvendo o uso de energia elétrica no Brasil, em sua maioria são híbridos, com um motor elétrico e outro à combustão, e contam com esse sistema para recuperação de energia nas frenagens.

A experiência desenvolvida nos carros da Fórmula E está presente nos carros que fazem parte do nosso dia-a-dia. Montadoras como a Renault e Nissan, que compartilham processos tecnológicos, têm em seus veículos urbanos, a exemplo do Renault Kwid e Nissan Leaf, o uso diário da eletricidade como força motriz de tração. O mercado de veículos elétricos está em ascensão e já eles fazem parte de uma nova realidade constante na vida das pessoas.

No caminho contrário à poluição promovida pelos veículos à combustão, a Formula E se consolida no mercado automotivo e isso se dá graças ao desenvolvimento tecnológico que a categoria impõe a cada ano em seu processo de evolução. O CEO da categoria, Alejandro Agag, destaca como se opera uma quebra de paradigmas na indústria automobilística.

“A Formula E é mais do que apenas uma corrida, é parte da revolução elétrica na indústria automobilística. A categoria é um catalisador para o futuro da mobilidade sustentável. Temos uma missão que tornará nossa sociedade mais limpa e melhor para as gerações futuras. Nossa visão é que, um dia, todo carro no mundo seja elétrico”.

Assim como inovações desenvolvidas por outras categorias de automobilismo, a exemplo da Fórmula 1, que trouxe o câmbio automático, suspensão ativa, controle de tração, aceleração eletrônica, direção hidráulica, elétrica, entre outras tantas inovações, a Fórmula E está no caminho do futuro que se consolida cada vez mais no presente.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Esporte
Mikael Machado/ADC
19/05/2024  07h21 Série C: Confiança perde para a Ferroviária
Divulgação Ascom CSS
19/05/2024  07h07 Sergipe demite o técnico Marcelo Martellote
Wendell Macedo/CSS
18/05/2024  18h39 Série D: Sergipe perde para o Petrolina dentro de casa
Marcelo Gonçalves/Fluminense FC
17/05/2024  09h27 Fluminense e Botafogo vencem e avançam de fase na Libertadores
Reprodução/Igo Estrela/Metrópoles
17/05/2024  08h48 Copa do Mundo Feminina: veja os estádios que receberão jogos no Brasil

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado