“Amarrado”, como a oposição sugeriu, Proinveste será aprovado | F5 News - Sergipe Atualizado

“Amarrado”, como a oposição sugeriu, Proinveste será aprovado
Representando Déda, Silvio Santos entrega projetos a deputados
Política 03/04/2013 15h41


Por Joedson Telles

Após a sessão plenária da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira, dia 3, liderados pela presidente da Casa, a deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), parlamentares da situação e da oposição deixaram o plenário, por volta das 11h, e subiram ao gabinete da presidência. Lá, representando o governador Marcelo Déda (PT), o secretário de Estado da Casa Civil, Silvio Santos, entregou à presidente Angélica os projetos referentes ao Proinveste, que, finalmente, deverá ser votado em plenário. Após meses de polêmica, oposição e governo chegaram ao chamado denominador comum, e os deputados aprovarão a matéria - garantindo ao Estado contrair um empréstimo de R$ 567 milhões junto ao Governo Federal. “Quando os projetos forem aprovados nas comissões, já estarão prontos para a pauta. A expectativa é que em 15 dias possam estar consentidos”, garantiu Angélica. “A expectativa é de aprovação unânime. Prevaleceu o interesse público. Agradeço a todos os deputados, de situação e de oposição, pelo apoio”, disse Déda através do seu Twitter, horas antes de os projetos chegarem à Alese.

Silvio Santos explicou que em relação ao primeiro Proinveste, que acabou rejeitado pela Alese, houve mudança na forma, mas não no conteúdo. Ele argumentou que se trata de obras estruturantes, que visam preparar Sergipe para o desenvolvimento. “Preparar Sergipe para enfrentar uma crise que, hoje, afeta todos os estados, e dar condições para que o governo do Estado ter recursos para investir em obras que colocarão Sergipe no patamar de disputar economicamente com os principais estados do Nordeste, e mudou a forma de dialogar entre governo x oposição – cada um cumprindo o seu papel e todos compreendendo a necessidade de trabalhar cada vez mais para corresponder às necessidades do povo de Sergipe. Essa é a marca deste processo de construção”, disse Silvio Santos, afirmando que o novo texto assegura a transparência exigida pela oposição.   

Segundo Silvio Santos, no novo texto, ficou acertado entre governo e oposição que qualquer alteração será fruto de uma nova discussão envolvendo ambas as partes. O secretário chefe da Casa Civil entende que desta forma não apenas haverá mais transparência como também facilidade para que o Poder Legislativo cumpra o seu papel de fiscalizar as obras executadas pelo Poder Executivo. Silvio explicou ainda que, como são estruturantes, ‘demandarão algum tempo’ para serem entregues à população. “O governador já quer abrir o processo de contratação, de licitação já. Imediatamente. Mas tem obras que só acabarão no próximo governo. Obras que só iniciarão no próximo governo. É republicanismo: cada um vai cumprir a sua tarefa”, observou.   

Os investimentos realizados com o Proinveste são fundamentais para Aracaju e para Sergipe e certamente melhorarão as condições para enfrentar o futuro. “Na prática, todas são obras estruturantes e, por isso, demandam tempo. O governador Marcelo Déda deseja abrir os processos licitatórios imediatamente. Mas há obras que serão concluídas ainda nesse governo, outras na próxima gestão, enfim, nosso objetivo agora é dar condições para que Sergipe avance”, observou Silvio.

 

Mais Notícias de Política
Igo Estrela/Metrópoles
15/05/2024  17h08 Rogério Carvalho pede indiciamento da Braskem e 8 pessoas na CPI
O relatório, com mais de 760 páginas, deve ser votado na próxima terça-feira
Rede social/Reprodução
14/05/2024  15h09 Deputado sergipano do PT aparece em foto ao lado de liderança do Hamas
Deputado federal João Daniel participou de evento Antiapartheid pela Palestina
Agência Senado
14/05/2024  06h49 Laércio Oliveira propõe que trabalhador solicite férias sem burocracia 
Senador apresentou projeto de lei facilitando a solicitação do descanso 
Reprodução
12/05/2024  10h45 Amália Barros: quem era a deputada amiga de Michelle que morreu
Tinha 39 anos era vice-presidente nacional do PL Mulher e estava em seu 1º mandato
reprodução/redes sociais
11/05/2024  19h33 Zezinho Sobral assume Governo de Sergipe durante viagem de Fábio para Europa
Comitiva sergipana participa de Missão Internacional organizada pelo Consórcio Nordeste

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado