Belivaldo revoga decreto que previa reabertura de parte do comércio | F5 News - Sergipe Atualizado

Belivaldo revoga decreto que previa reabertura de parte do comércio
Medida foi adotada após o aumento expressivo de casos da Covid-19 em Sergipe
Política | Por Will Rodriguez e Aline Aragão 30/04/2020 16h57 - Atualizado em 01/05/2020 11h33


O governador Belivaldo Chagas (PSD) determinou, na tarde desta quinta-feira (30), a revogação do decreto que estabeleceu um cronograma para reabertura de alguns setores do comércio e serviços no estado de Sergipe. 

A medida ocorre após o aumento de 32% no número de casos confirmados de Covid-19 no estado em menos de 24 horas. Em entrevista coletiva, nesta tarde, o governador disse que havia um planejamento que levou em consideração as atividades comerciais e riscos epidemiológicos, mas a ampliação da testagem trouxe um panorama mais realista da situação do estado. 

"A revelação de aumento de casos por testagem, e não por flexibilização, pode impactar nessas atividades com o trânsito maior de pessoas em estabelecimentos restritos, de forma que, por precaução e prevenção, optamos por rever a medida até melhor diagnóstico do quadro”, disse Belivaldo.

Entre os segmentos que foram autorizados a voltar a funcionar estavam escritórios de advocacia e contabilidade; locadoras de veículos; lojas de tecidos e armarinhos; lojas de cosmético e perfumaria; lojas de relojoaria e joias; lojas de móveis, colchões e eletrodomésticos; consultórios médicos (com atendimento por hora marcada); lojas de produtos de climatização e lojas de papelaria e livrarias.

Segundo o governador, apenas os serviços especializados de podologia poderão voltar a funcionar desde que limitados os estabelecimentos a 50% (cinquenta por cento) da capacidade de atendimento e mediante prévio agendamento com hora marcada.

Belivaldo Chagas disse ainda que o descumprimento das medidas de isolamento social por parte da população e até de estabelecimentos que não estavam autorizados a reabrir reforçou a necessidade de revogação do decreto. "Chegamos à conclusão de que não está havendo por parte de uma boa parcela da sociedade a compreensão da gravidade do momento por conta do coronavírus”, afirmou o governador.

Também pesou nesta decisão, segundo Belivaldo, o alerta do neurocientista Miguel Nicolelis, coordenador da Comissão Científica do Consórcio Nordeste, para o risco de avanço descontrolado da doença com a redução das medidas de isolamento social. 

Estrutura de Saúde

Na coletiva, Belivaldo comparou a situação de Sergipe com a de outros estados e disse que estamos em uma "situação privilegiada", mas relevou preocupação com a quantidade de respiradores disponíveis. O governador informou que o Estado realizou a compra de equipamentos, mas por conta de atravessadores, eles não devem chegar. 

Segundo Chagas, o Ministério da Saúde informou que irá fornecer 180 respiradores por semana, distribuídos pelos estados, mas que nesse momento serão priorizados os locais que estão com maior incidência.

Ele afirmou que os 12 respiradores recebidos na semana passada serão usados em leitos de UTI que serão abertos na cidade de Estância. “Temos 178 respiradores e queremos ampliar para 200. Para isso, estamos buscando parcerias com os hospitais São José, Santa Isabel e Renascença”, disse Belivaldo. 

Aracaju

Na reedição do decreto estadual, o governador Belivaldo Chagas também concedeu aos municípios autonomia para o endurecimento das medidas de distanciamento social. No caso da capital sergipana, o prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou que “em Aracaju, não hesitará em adotar medidas mais duras, se for preciso".

Para garantir que não ocorram aglomerações, nesta quinta-feira (30), o prefeito voltou a reunir parte do secretariado para avaliar a fiscalização realizada nesta manhã no Centro da cidade. De 45 estabelecimentos visitados pelas equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon), 12 foram interditados, por não estarem autorizados a retomar o seu funcionamento.

A Superintendência de Transporte e Trânsito apresentou os dados da campanha de conscientização nos terminais de transporte público sobre o uso de máscaras. 10 mil máscaras reutilizáveis foram distribuídas. "Seguiremos fiscalizando com rigor o cumprimento das medidas estabelecidas no decreto. Não aceitaremos aglomerações", afirmou o prefeito aos secretários.

 

 


 

Mais Notícias de Política
Igo Estrela/Metrópoles
15/05/2024  17h08 Rogério Carvalho pede indiciamento da Braskem e 8 pessoas na CPI
Rede social/Reprodução
14/05/2024  15h09 Deputado sergipano do PT aparece em foto ao lado de liderança do Hamas
Agência Senado
14/05/2024  06h49 Laércio Oliveira propõe que trabalhador solicite férias sem burocracia 
Reprodução
12/05/2024  10h45 Amália Barros: quem era a deputada amiga de Michelle que morreu
reprodução/redes sociais
11/05/2024  19h33 Zezinho Sobral assume Governo de Sergipe durante viagem de Fábio para Europa

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado