Candidatos ao Governo sonham com melhorias na educação em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Candidatos ao Governo sonham com melhorias na educação em Sergipe
Política 09/09/2014 19h00


Por Tíffany Tavares

A Educação no Brasil, assim como no Estado de Sergipe vem passando a duras penas por momento delicado, com a precariedade do ensino, a insatisfação dos professores com salários, condições de trabalho, além da estrutura de grande número de escolas públicas em péssimo estado de conservação.

Somam-se a este quadro os episódios de descaso com a merenda escolar de milhares de crianças, violência dentro das escolas, falta de segurança e até mesmo respeito, vistos a olho nu, diariamente nos noticiários de vários veículos de comunicação.

Nesse cenário, quais são as alternativas apresentadas pelos candidatos ao governo de Sergipe?

Para facilitar a escolha do eleitor, F5News apresenta a partir desta terça-feira (09) uma série de matérias que abordam as propostas dos cinco candidatos a governador do Estado de Sergipe: Airton Rocha Santos (Airton da CGTB), Alberto dos Santos (Betinho), Eduardo Alves Amorim (Amorim), Jackson Barreto de Lima (Jackson Barreto) e Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus (Sônia Meire), nas áreas específicas de Educação, Desenvolvimento Econômico (Agricultura, Turismo e Funcionalismo Público, Mercado de Trabalho), Segurança Pública, Saúde, Transporte, Mobilidade Urbana, Acessibilidade e Esporte, Cultura e Meio Ambiente (Ciência e Tecnologia).

Airton da CGTB (PPL)

De acordo com informações do Plano de Governo, entregue ao Tribunal Superior Eleitoral, o candidato Airton colocou em terceira prioridade a educação, a valorização dos professores com um plano de carreira e com salários justos, além de construções de escolas técnicas voltadas para o setor de energia. Ele informou também que dará atenção à reforma das unidades de ensino fundamental, com criação de creches modernas e eficientes para o Estado de Sergipe.

Betinho (PTN)

Para Betinho, os dois principais desafios que considera prioridades para introduzir um novo contexto nos resultados almejados para a educação, são qualificação e remuneração dos professores que atuam nas escolas de educação básica e a qualificação no quadro funcional atuante na gestão do Estado, pois a introdução de um novo conceito educacional que funcione passa, segundo ele, necessariamente por uma nova realidade na condução da gestão do conhecimento.

Amorim (PSC)

Em seu Plano de Governo, Amorim explica que é consenso nacional e internacional que a Educação é o melhor caminho para a emancipação do cidadão, além de ser insubstituível para a inserção das pessoas no mercado do trabalho e na geração de renda.

A capacidade de enfrentar as principais situações da vida cotidiana, quando se tem acesso à educação, torna-se cada vez mais decisiva para os jovens que desejam ocupar um lugar num Estado/Região/País, cada vez mais complexo, competitivo e incerto.

Para o candidato, a qualidade do ensino oferecido na Rede Estadual e nas prefeituras do interior ainda é um forte obstáculo ao desenvolvimento sustentável da economia local.

Amorim pontua que falta um maior número de escolas em tempo integral. Além disso, faltam as avaliações periódicas para professores e diretores, que ajudariam os gestores a formular projetos pedagógicos, em especial a formulação de políticas públicas mais eficazes. Ao incorporar a avaliação como ferramenta para avançar, é possível ainda projetar indicadores positivos, destacando-se, principalmente, aqueles que, de modo incontestável, auxiliam na aprendizagem.

Dentre as prioridades, Amorim visa buscar recursos externos para, juntamente com o Governo Federal e os Municipais, expandir a rede física de Ensino Médio e equipar as escolas com computadores, laboratórios e bibliotecas;

Ele pretende ainda stimular a expansão da educação à distância com a utilização de diferentes meios e suportes tecnológicos, tanto no Ensino Médio, quanto para a formação e qualificação de professores e mobilizar a universidade para participar dos programas de formação de professores e outros profissionais que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais, dentre outros.

Jackson Barreto (PMDB)

O candidato Jackson Barreto explica que o governo investiu mais de R$ 200 milhões em reforma e ampliação das escolas e das quadras poliesportivas da rede estadual. E complementou afirmando que Sergipe paga o terceiro melhor piso salarial ao Magistério. Afirmou também que esse governo, iniciado por Marcelo Déda, foi o primeiro a descentralizar o ensino superior, levando-o para o interior do Estado.

O candidato pretende instalar, até o final de sua atual gestão, rede de internet banda larga em 100% das unidades escolares da rede. Contratar até 2018, por meio de concurso público, tradutor e interprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) visando o atendimento de 100% das unidades de ensino com matricula de alunos surdos ou com deficiência auditiva, também é uma proposta.

Dentre tantas outras propostas, Jackson visa criar, até o segundo ano da gestão, caso seja eleito, um sistema de monitoramento de compras, distribuição e manutenção dos equipamentos tecnológicos utilizados pelas unidades de ensino na gestão administrativa e pedagógica, dentre outros.

Sônia Meire (PSOL)

A candidata Sônia Meire diz que a educação pública é prioridade. Para ela, são necessários mais investimentos públicos, valorização dos educadores e profissionais da educação, combate à privatização e terceirização, tanto da política pedagógica, como o caso dos programas Alfa e Beto, como das funções, a exemplo de vigilantes, merendeiras, etc.

O piso dos professores é lei e deve ser implementado sem desestruturação da carreira dos professores conquistada historicamente. É necessário discutir amplamente a importância de uma universidade pública estadual e estabelecer um processo de expansão da rede federal (IFS e UFS) de forma qualificada, contrariando o "atual modelo de expansão precária que vem sendo imposto pelo governo".

A ampliação e estruturação das creches, a gestão democrática das escolas, a reforma das escolas e a garantia de políticas de permanência para os estudantes em todos os níveis também são medidas importantes para a candidata. As diversas mobilizações de estudantes, professores, técnicos e funcionários devem ser apoiadas e não criminalizadas, defende.

Vale ressaltar que nem todas as propostas de governo voltadas para o tema Educação estão completas. Caso queira ler os Planos de Governo completos, dos cinco candidatos a Governo de Sergipe, basta acessar o link: http://divulgacand2014.tse.jus.br/divulga-cand-2014/eleicao/2014/UF/SE/candidatos/cargo/3

 

 

 

 

 

 

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado