Deputados evitam falar sobre eleição da nova mesa diretora na Alese | F5 News - Sergipe Atualizado

Deputados evitam falar sobre eleição da nova mesa diretora na Alese
Luciano Bispo tenta reverter cassação do mandato para se manter no poder
Política | Por Will Rodriguez 04/01/2019 09h52 - Atualizado em 04/01/2019 10h19


Um silêncio sepulcral toma conta dos corredores da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) quando evocado o assunto eleição da nova mesa diretora. Em menos de 30 dias, no próximo 1º de fevereiro, parlamentares reeleitos e outros 12 novos deputados iniciam o ano legislativo, mas por enquanto o futuro da Presidência da Casa segue praticamente indefinido.

A repulsa de boa parte dos deputados pelo assunto tem como pano de fundo o embaraço jurídico do qual o atual presidente da Alese, Luciano Bispo, tenta se livrar.

O emedebista, que já articulava a reeleição para mais dois anos no comando do Legislativo, teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral e os recursos indeferidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, corre contra o tempo para reaver o mandato antes da posse, especialmente, após a deliberação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) de diplomar o primeiro suplente da coligação, Robson Viana (PSD), como deputado apto a assumir a cadeira que seria de Bispo.

Enquanto o imbróglio persiste, demais parlamentares evitam qualquer pitaco sobre o assunto, numa clara demonstração do receio em partir para o embate com Luciano Bispo sem que antes ele esteja plenamente fora do páreo.

Numa eventual disputa sem o atual presidente, dois nomes da atual legislatura aparecem como pretensos candidatos: Garibalde Mendonça (MDB), atual vice, e Jeferson Andrade (PSD), atual 1º secretário.

Ambos chegaram a tentar costurar uma candidatura, mas logo recuaram e, agora, desconversam quando questionados sobre o assunto. Segundo eles, é preciso esperar até que se bata o martelo quanto ao futuro político de Luciano, que tem a seu favor o apoio do governador Belivaldo Chagas (PSD) e, portanto, de uma parcela considerável do parlamento.

Entre os que não silenciam, os deputados Gilmar Carvalho (PSC) e Francisco Gualberto (PT) sinalizam o voto pró Luciano, caso ele consiga se manter no Legislativo a partir de fevereiro. “Torço muito para que Luciano Bispo, nosso presidente, encontre remédio jurídico para prosseguir na presidência da Assembleia Legislativa”, disse o petista na tribuna da Alese nesta quinta-feira (3), quando manifestou a intenção de também compor a mesa diretora como vice-presidente da Casa.

Pivô das indefinições, Luciano Bispo preserva o discurso já repetido à exaustão de que está “plenamente tranquilo” quanto ao seu futuro político. Sua defesa continua trabalhando para reverter a cassação, embora haja o entendimento do TRE-SE de que não há mais instrumento jurídico capaz de modificar a decisão da Corte Eleitoral. Interlocutores, discordam e apostam ser esta apenas uma questão de tempo.

Mais Notícias de Política
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Mudança exigiria aprovação de uma emenda constitucional no Congresso
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
Ex-presidente voltou a negar casos de corrupção durante o seu governo
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
O vice-governador, Zezinho Sobral, também estará em agenda internacional sobre educação
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
A medida beneficiará cerca de 25 mil servidores ativos e inativos, segundo a Sead
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
O ex-presidente realiza ato político na capital sergipana nesta sexta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado