Desembargador afasta prefeito e secretários do município de Lagarto (SE) | F5 News - Sergipe Atualizado

Desembargador afasta prefeito e secretários do município de Lagarto (SE)
Ministério Público identificou desvio de verbas do matadouro municipal
Política | Por Will Rodriguez 21/11/2018 14h20 - Atualizado em 21/11/2018 15h02


O desembargador Roberto Eugenio da Fonseca Porto, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), determinou nesta quarta-feira (21) o afastamento do prefeito da cidade de Lagarto, Valmir Monteiro, bem como dos secretários Floriano Santos Fonseca e Anderson Souza de Andrade, da Administração e Finanças respectivamente. Eles são investigados pelo Ministério Público por suposto desvio de verbas recolhidas no matadouro municipal.

A liminar deferida pelo magistrado atende ao pleito do MP que interpôs um agravo de instrumento à decisão da 1ª Vara Cível de Lagarto, que havia indeferido o pedido de afastamento dos gestores. O desembargador estabeleceu um prazo de 180 dias para o afastamento por entender que ficaram demonstradas “irregularidades graves no funcionamento das atividades do matadouro, que evidenciam dolo na conduta dos agentes públicos, justificando-se o afastamento dos mesmos do exercício das suas funções, a fim de evitar prejuízos à instrução processual”.

Segundo a denúncia do Ministério Público, os valores recebidos pelo abate dos animais são destinados aos custos das atividades e manutenção do matadouro, mas o montante que sobra é “repassado diretamente ao Prefeito em espécie”. Ainda segundo o MP, não há emissão de documento de arrecadação municipal e não é pago qualquer imposto decorrente da atividade desenvolvida no espaço público, que estaria cedido à iniciativa privada.

Constam na Ação Civil Pública declarações dos secretários municipais e também do administrador do matadouro, Eronildes Almeida de Carvalho, que já foi afastado por uma decisão de primeiro grau. Nelas, os gestores afirmam que desconheciam como funcionava a prestação de serviços no matadouro, que não emitiram guias de recolhimento de tributos e não sabiam como se deu o processo de lotação dos servidores municipais que trabalhavam no matadouro, além de terem contratado mais de 30 pessoas sem carteira assinada para prestar serviços no local.

Procurada pelo F5 News, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lagarto disse que a assessoria jurídica do prefeito, conduzida pelo advogado Fabiano Feitosa, está  providenciando o recurso. "Cabe acrescentar que o pedido foi feito originalmente na Comarca de Lagarto e a Juíza Carolina Valadares entendeu que não há motivos para afastar o Prefeito do Cargo", disse. 

Mais Notícias de Política
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Mudança exigiria aprovação de uma emenda constitucional no Congresso
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
Ex-presidente voltou a negar casos de corrupção durante o seu governo
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
O vice-governador, Zezinho Sobral, também estará em agenda internacional sobre educação
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
A medida beneficiará cerca de 25 mil servidores ativos e inativos, segundo a Sead
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
O ex-presidente realiza ato político na capital sergipana nesta sexta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado