Fábio e Rogério disputam o governo de Sergipe no 2º turno das Eleições | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2022
Fábio e Rogério disputam o governo de Sergipe no 2º turno das Eleições
Acirrada, essa foi uma das campanhas mais conturbadas da história recente
Política | Por F5 News 30/10/2022 09h28 - Atualizado em 30/10/2022 18h31


Os eleitores sergipanos vão às urnas neste domingo (30) para eleger, em 2º turno, o governador de Sergipe pelos próximos quatro anos. Fábio Mitidieri (PSD) e Rogério Carvalho (PT) disputam a preferência do eleitorado nesta que, seguramente, terá sido uma das campanhas mais conturbadas da história recente.

É a primeira vez que os dois candidatos disputam o cargo. Rogério terminou o primeiro turno na frente com 44,70% dos válidos, seguido de Fábio que obteve votos em 2 de outubro 38,91%% dos válidos. O petista, no entanto, viu o social democrata encostar e segundo a maioria das pesquisas de intenção de voto realizadas nas últimas semanas, ambos chegaram na reta final muito próximos e num cenário de bastante indefinição.

Essa dificuldade de ambos em abrir uma ampla vantagem na corrida eleitoral se traduziu no tom que as campanhas adotaram neste 2º turno, elevando ainda mais o nível das agressões tanto nas redes quanto nos programas eleitorais de rádio e TV.

Mais de 1,6 milhão de eleitores estão aptos a votar neste domingo nos mais de 1,1 mil locais de votação distribuídos entre os 75 municípios sergipanos. 
 
Alguns episódios marcantes deram contorno peculiar à esta eleição em Sergipe. O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), insistiu numa candidatura mesmo estando inelegível por conta de uma convenção por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2018.

Valmir permaneceu na disputa e foi o candidato mais votado no 1º turno, mas seus votos foram invalidados pela Justiça Eleitoral. Dias depois um recurso deferido em favor do seu filho, o deputado estadual Talysson, também acabou por lhe beneficiar. Ele tentou validar seus votos, mas esse pedido não foi acatado pela Justiça Eleitoral.

Ao se vitimizar, Valmir então declarou apoio a Rogério Carvalho no 2º turno. A aliança até hoje não foi bem digerida pela base de nenhum dos dois. Isso porque Valmir é do partido do presidente Bolsonaro e manteve o apoio à sua reeleição. 

Já na reta final, Fábio Mitidieri foi obrigado a se afastar da campanha para cuidar da saúde. Paciente bariátrico, o candidato foi hospitalizado por quatro dias e só recebeu alta neste sábado (29).

A coligação de Fábio conseguiu eleger as maiores bancadas na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa e também o senador Laércio Oliveira (PP). Já Rogério, dissidente do bloco governista que tentou assumir a liderança da oposição, aposta na força do ex-presidente Lula no estado para alavancar seu projeto de chegar até o Palácio dos Despachos.
 

Mais Notícias de Política
Assessoria de Comunicação
18/05/2024  12h20 Yandra Moura lança pré-candidatura à Prefeitura de Aracaju
Igo Estrela/Metrópoles
15/05/2024  17h08 Rogério Carvalho pede indiciamento da Braskem e 8 pessoas na CPI
Rede social/Reprodução
14/05/2024  15h09 Deputado sergipano do PT aparece em foto ao lado de liderança do Hamas
Agência Senado
14/05/2024  06h49 Laércio Oliveira propõe que trabalhador solicite férias sem burocracia 
Reprodução
12/05/2024  10h45 Amália Barros: quem era a deputada amiga de Michelle que morreu

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado