Iran Barbosa denuncia destruição de área de manguezal em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Iran Barbosa denuncia destruição de área de manguezal em Aracaju
Política 27/02/2013 07h14


O vereador Iran Barbosa, do PT, usou a tribuna, na sessão desta terça-feira 26, da Câmara Municipal de Aracaju para fazer uma denúncia de crime ambiental na área de manguezal da Avenida Beira Mar, no lado oposto à Embrapa.

Municiado de fotos do local, que comprovam a degradação do manguezal e dezenas de coqueiros mortos, Iran destacou que a denúncia partiu, primeiramente, de uma colega professora, que caminha pelo calçadão que margeia a área e observou homens no local utilizando toneis cheirando a óleo queimado, o que a deixou preocupada, já que ali se trata de área de manguezal.

Quando questionados se estavam trabalhando em alguma obra, os homens responderam positivamente. A professora disse ter procurado o pelotão ambiental no Parque dos Cajueiros e informou o acontecido, mas não viu desdobramentos.

Foi então que ela procurou o vereador e passou as informações do ocorrido. De imediato, Iran Barbosa entrou em contato com o novo secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Matos, expôs o problema e solicitou uma averiguação do que estava ocorrendo. Segundo Iran, o secretário se prontificou em investigar a estranha ação naquela área.

“Hoje recebi o telefonema do secretário informando que foi fazer a verificação e constatou que, de fato, ali ocorreu uma ação que provocou a morte sistemática da vegetação. São muitos coqueiros destruídos de uma só vez e o mangue também, o que nos leva a crer que houve uma ação orquestrada nessa região, inclusive é possível constatar na área a presença de ocupações, evidentemente, irregulares”, aponta.

“Isso, logicamente, nos traz uma grande preocupação porque vemos primeiro a entrada e ocupação de espaços que têm que ser preservados, seguidas da destruição da vegetação e, depois do fato consumado, vê-se a especulação imobiliária e a construção na área que não poderia estar sendo utilizada para essa finalidade”, relata o parlamentar.

Iran Barbosa informou, ainda, que o secretário Eduardo Matos comunicou que já está tomando as providências, constituindo uma ação articulada entre a sua secretaria, que ainda carece de estrutura, a Adema e o Ibama para fiscalizar toda essa área e evitar esse tipo de ação. Iran pede, também, a responsabilização de quem está envolvido no eventual delito ambiental e assegurou que continuará acompanhando o caso.

“Quero aqui parabenizar o secretário e também a iniciativa de criação da Secretaria de Meio Ambiente, porque não estamos aqui só para criticar, mas também para elogiar quando há acertos”, disse.

O vereador entender ser preciso ações enérgicas para que se coíba iniciativas que visam a destruição de áreas de preservação e que se responsabilize aqueles que promovem esse tipo de destruição, que facilita a ocupação irregular do local para depois de justificar a especulação imobiliária para construção em locais que é preciso estar se preservando, como é o caso dos manguezais da capital.

“Temos que impedir esse tipo de ação criminosa penalizando os responsáveis, até para que sirva de exemplo para que outros não venham a fazer o mesmo, destruindo todo o ecossistema da nossa região vindo a afetar a vida de quem vive na nossa cidade. Vamos estar vigilantes e acompanhando os desdobramentos deste caso”, informou Iran Barbosa.

Da assessoria do parlamentar

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado