Jackson é reeleito governador de Sergipe com mais de 500 mil votos | F5 News - Sergipe Atualizado

Jackson é reeleito governador de Sergipe com mais de 500 mil votos
Política 05/10/2014 20h21


Por Tíffany Tavares

O candidato a governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), acompanhou a apuração de votos no Palácio de Veraneio, na noite deste domingo, (05) e foi reeleito com 53,47% dos votos dos sergipanos. O peemedebista teve sua vitória marcando uma diferença de mais de 118 mil votos para o segundo colocado, o candidato Eduardo Amorim (PSC)

Em depoimento à imprensa, Jackson Barreto disse que já esperava essa diferença pelo que sentia nas ruas de Aracaju e nos interiores do Estado de Sergipe. “A prioridade agora é recordar a máquina administrativa, especificamente a saúde, segurança pública e educação. Vamos esmiuçar o que as ruas nos disseram, sabemos das dificuldades, mas ganhamos força com a vitória. Estou muito feliz”, concluiu.

Em seu momento de votação na manhã de hoje, Jackson Barreto afirmou que Sergipe não pode virar um balcão de negócios de interesses particulares e rememorou sua história política. “São anos trabalhando pelo povo sergipano. Sempre estive junto das propostas que focam no povo”, disse. “Dei os melhores anos de minha vida para a reconstrução da democracia em nosso país e fico feliz de participar desse momento de reafirmação da cidadania”, contou.

“Quero que a população saiba darei todos os meus esforços, com o meu compromisso de defender os interesses de nosso povo, de forma especial da gente mais carente, focando na saúde, segurança e educação, que estão na ordem do dia”, afirmou o governador reeleito em Sergipe, Jackson Barreto.

Histórico

O governador Jackson Barreto (PMDB) tem uma longa história política, marcada não só pelos diversos pleitos que participou, mas também pelas suas inúmeras mudanças partidárias. Em 1970, Jackson iniciou sua vida na política, como presidente da juventude do MDB em Aracaju, onde foi eleito vereador em 1972, tendo antes militado no clandestino PCB.

Em 1974, saiu vitorioso na campanha para deputado estadual. Já em 1978, foi candidato a deputado federal, quando ingressou no PMDB e venceu as eleições, reelegendo-se em 1982. Ainda no PMDB, venceu a eleição para prefeito de Aracaju, em 1985. Em 1988, filiou-se ao PSB. No entanto, em maio deste mesmo ano, Jackson Barreto teve sua passagem pelo Executivo abreviada por sua cassação pela Assembleia do Estado de Sergipe. Em novembro, Barreto disputou as eleições no mês de novembro, quando conquistou o segundo mandato de vereador na capital sergipana.

Integrado ao PDT, foi candidato ao Senado em 1990, mas teve sua pretensão impugnada pela Justiça Eleitoral. Em 1992, foi eleito para o seu segundo mandato de prefeito na capital sergipana e em 1994 renunciou para disputar o Governo de Sergipe, onde foi derrotado no segundo turno por Albano Franco, candidato do PSDB. Em 1998, Jackson Barreto retornou ao PMDB e trocou por mais duas vezes de partido, migrando para o PMN e para o PTB, sendo eleito deputado federal em 2002 e 2006, respectivamente. Em 2007, filiou-se novamente ao PMDB, onde permanece até hoje. Em 2010, foi eleito vice-governador de Sergipe na chapa que reelegeu o governador Marcelo Déda (in memoriam). No ano passado, com a morte de Marcelo Déda, Jackson Barreto assumiu o Governo.

Nestas eleições, ele disputou a reeleição na coligação “Agora é o povo”, composta pelos partidos PT, PSD, PC do B, PRTB, PDT, PRP, PROS, PSDC, PMDB, PSB, PRB. Durante o período de campanha, ele recebeu diversas críticas dos seus adversários, principalmente do senador Eduardo Amorim (PSC), também candidato ao Governo. No horário eleitoral gratuito, em diversas oportunidades, Jackson rebateu as críticas e apresentou uma proposta de continuidade do projeto iniciado, segundo ele, pelo ex-governador Marcelo Déda.

Propostas

Entre as principais propostas apresentadas pelo governador Jackson Barreto durante a sua campanha, está o foco nas políticas públicas de interesse direto da população. Em seu plano de Governo, Jackson prometeu melhorias principalmente nas áreas de saúde, educação, segurança e mobilidade urbana. Na Saúde, ele disse que iria promover a universalização do acesso aos serviços, além de ampliar a rede de assistência à população.

Na Educação, o destaque vai para a criação do Centro de Qualificação Profissional, além de atender, até o final do primeiro ano da administração, 100% das necessidades de professores apresentadas pela Rede Estadual. Já na Segurança Pública, o governador prometeu dar continuidade ao programa de redução à homicídios, através do Sergipe Mais seguro, além de incentivar a criação e o aperfeiçoamento de guardas municipais, com enfoque para a interação com as comunidades e parceria com as polícias.

Foto: Assessoria de Comunicação

 

 

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado