Justiça determina que governo de Sergipe pague 13º salário até o dia 20 | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça determina que governo de Sergipe pague 13º salário até o dia 20
Política 17/12/2015 17h33


Por Will Rodrigues

A juíza de direito, Christina Machado de Sales e Silva, da 18ª Vara Cível de Aracaju, deferiu na tarde desta quinta-feira (17) uma liminar determinando que o governo do Estado efetue o pagamento do 13º salário dos servidores estatutários ativos e inativos. A decisão atende ao pleito do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) em resposta ao parcelamento da gratificação natalina, aprovado esta semana pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

De acordo com a magistrada o país vive um momento de dificuldades quanto à situação econômica e é preciso buscar um equilíbrio nas ações, mas o direito do servidor de receber os subsídios aos quais tem direito não pode ser violado. “O caos já se instalou, ao menos de modo temporário, e não somente no Estado de Sergipe, como em vários e vários Estados Federativos, cujas noticias correm no tocante ao desaquecimento da economia e, por consequência, deficit na arrecadação de receitas pelos entes públicos em suas esferas federativas.  Todos estamos no “ mesmo barco”.  Todavia, o direito aqui perseguido do servidor não pode sofrer aviltamento posto que se está a tratar, repito, de um bem maior, qual seja, VERBA ALIMENTAR, e o que é mais grave, sem a possibilidade inclusive de percepção ainda dentro do mês dos próprios salários, que já se encontram sendo pagos de modo parcelados, como se tem amplamente divulgado e é de ciência neste Estado”, argumenta.

Em seu despacho a juíza ainda observa que a alternativa de contratar um empréstimo bancário para antecipar o 13º não poderia ser acessada por todos os servidores em decorrências de razões como a portabilidade bancária e “outras tantas impossíveis de se mensurar”.

A Ação também pede o bloqueio das contas do Estado, mas a juíza decidiu que tal medida será analisada posteriormente com a devida cautela. Na decisão fica estabelecida multa diária no valor de R$ 5 mil, limitada ao valor de R$ 1 milhão para o Estado e para o governador Jackson Barreto (PMDB).

O Governo ainda não foi notificado da decisão. 

Mais Notícias de Política
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
29/04/2024  19h00 Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio
Para tirar primeiro título é preciso comparecer ao cartório eleitoral
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Mudança exigiria aprovação de uma emenda constitucional no Congresso
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
Ex-presidente voltou a negar casos de corrupção durante o seu governo
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
O vice-governador, Zezinho Sobral, também estará em agenda internacional sobre educação
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
A medida beneficiará cerca de 25 mil servidores ativos e inativos, segundo a Sead

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado