Parlamentares são contra PEC que exclui MPE de investigações | F5 News - Sergipe Atualizado

Parlamentares são contra PEC que exclui MPE de investigações
Política 21/02/2013 14h52


“Sou radicalmente contra a PEC 37. Contra com letra maiúscula,” disse o deputado Federal Laércio Oliveira (PR/SE), ao ser questionado sobre a Proposta de Emenda Constitucional apelidada de “PEC da Impunidade”, que dá às Polícias Civil e Federal a atribuição exclusiva na investigação de crimes, impedindo o Ministério Público, a Receita Federal e o Tribunal de Contas, entre outros órgãos, de também investigar.

A PEC 37 já foi aprovada numa comissão especial e segue tramitando no Congresso Nacional, desde que foi criada em 2011. “A criação da PEC coincide com a atuação do Ministério Público contra a corrupção, que resultou em ações importantes, tais quais o mensalão”, salientou o procurador-Geral de Justiça, Orlando Rochadel Moreira.

Já o senador Eduardo Amorim (PSC/SE) falou que, dentre as grandes conquistas do nosso país, atualmente, uma das mais importantes foi a conquista de um Ministério Público mais forte e mais coerente. “Não podemos retroagir. A aprovação da proposta beneficiaria os criminosos, especialmente os que cometem crime contra a administração pública”, ressaltou.

“Em Sergipe, podemos perceber, claramente, o exemplo de atuação eficiente do Ministério Público”, comentou o Deputado Laércio, ao informar que votará e trabalhará contra a PEC 37. O Senador Amorim ratificou a opinião do colega parlamentar e disse: “O Ministério Público tem dado grande contribuição para a democracia do País. A sociedade certamente não terá vantagem alguma se a PEC 37 for aprovada”.

Os Ministérios Públicos dos Estados continuam protestando país afora. Vários Estados já lançaram Campanhas para combater a “PEC da Impunidade”. Em Sergipe, o Ministério Público prepara várias estratégias para combater a temerária Proposta. “O objetivo das mobilizações é chamar a atenção da sociedade para dizer não à corrupção”, disse Dr. Rochadel. Estamos satisfeitos que parlamentares sergipanos tenham se posicionado com indignação sobre a PEC 37 e contra sua aprovação”, finalizou o Procurador-Geral de Justiça.

Da Assessora de Imprensa MP/SE     

Mais Notícias de Política
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
29/04/2024  19h00 Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio
Para tirar primeiro título é preciso comparecer ao cartório eleitoral
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Mudança exigiria aprovação de uma emenda constitucional no Congresso
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
Ex-presidente voltou a negar casos de corrupção durante o seu governo
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
O vice-governador, Zezinho Sobral, também estará em agenda internacional sobre educação
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
A medida beneficiará cerca de 25 mil servidores ativos e inativos, segundo a Sead

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado