Ponte de Neópolis a Penedo será marco para desenvolvimento regional, diz Laércio | F5 News - Sergipe Atualizado

Nordeste
Ponte de Neópolis a Penedo será marco para desenvolvimento regional, diz Laércio
A obra terá o prazo de conclusão de três anos e um orçamento de R$ 300 milhões
Política 04/10/2023 06h38


O senador Laércio Oliveira (PP-SE) participou, em Brasília, do lançamento do edital de licitação para a construção da tão aguardada ponte sobre o Rio São Francisco, ligando os municípios de Neópolis/SE e Penedo/AL. A obra, estimada em R$ 300 milhões, não atende apenas uma demanda histórica da população dos dois estados, mas também promete revolucionar a infraestrutura e a economia local.

“A nova ponte será um marco crucial para o escoamento de produtos regionais. Ela promoverá o desenvolvimento agrícola e industrial, proporcionará a geração de mais empregos para a população do Baixo São Francisco, ao mesmo tempo em que abrirá as portas para o aumento do fluxo de visitantes na região. Essa integração favorece o turismo entre os dois estados, valorizando, sobretudo, a vocação do norte de Sergipe e o sul de Alagoas, que acabarão se complementando”, disse Laércio Oliveira.

O senador agradeceu ao ministro dos Transportes, Renan Filho, pelo compromisso em tornar real o sonho da população ribeirinha e lembrou que a obra também era um antigo desejo do governador Fábio Mitidieri. “Eu lembro dos momentos da campanha, em 2022, quando o então candidato falava da sua vontade de extrapolar todas as fronteiras para o desenvolvimento regional. E esse momento aqui torna real aquilo que a gente discutia nas ruas”, lembrou.

O prazo estimado para a execução das obras é de 36 meses após a assinatura do contrato. Erguida na BR-349/AL/SE, sob o Rio São Francisco, a ponte terá 1,18 quilômetro de comprimento, com 21 metros de largura, sendo previstas duas faixas de rolamento com 3,75 metros cada, faixas de segurança laterais de 2,5 metros cada lado, bem como passeios de 2,3 metros para cada lado. 

O governador Fábio Mitidieri falou sobre a importância da obra para Segipe. “Essa obra vai trazer desenvolvimento econômico, vai gerar emprego para nossa população e em especial para a região do Baixo São Francisco, que tem o menor IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] do nosso estado. Quando trazemos um investimento como este, trazemos dignidade e desenvolvimento. Com a ponte, nós vamos gerar oportunidade,  oferecer mais dignidade e alavancar o turismo. O serviço é o setor que mais gera emprego em Sergipe”, comentou o governador.

Impulso no Nordeste

O ministro Renan Filho explicou que a obra será realizada por meio do Regime Integrado Diferenciado de Contratação (RIDC), onde a construção terá como resultado a facilidade no escoamento de produtos e o aumento do fluxo de turistas que passam por toda a área de influência. Este modelo permite que a mesma empresa elabore o projeto e depois seja responsável pela construção da ponte, que trará como benefício a diversificação de serviços como o artesanato, comércio local, gastronomia e hotelaria.

“Essa obra representa um impulso no desenvolvimento do Nordeste e o início de uma nova etapa para os dois estados. Por meio dela, a produção regional poderá ser transportada com mais facilidade, aquecendo a economia local, além do impacto positivo para o turismo do sul de Alagoas e do norte de Sergipe, gerando mais emprego e renda para os dois estados”, disse Renan Filho.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa
 

Mais Notícias de Política
Assessoria de Comunicação
18/05/2024  12h20 Yandra Moura lança pré-candidatura à Prefeitura de Aracaju
Igo Estrela/Metrópoles
15/05/2024  17h08 Rogério Carvalho pede indiciamento da Braskem e 8 pessoas na CPI
Rede social/Reprodução
14/05/2024  15h09 Deputado sergipano do PT aparece em foto ao lado de liderança do Hamas
Agência Senado
14/05/2024  06h49 Laércio Oliveira propõe que trabalhador solicite férias sem burocracia 
Reprodução
12/05/2024  10h45 Amália Barros: quem era a deputada amiga de Michelle que morreu

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado