Prefeitos discutem com ministro ações de combate à seca | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeitos discutem com ministro ações de combate à seca
Política 05/02/2013 19h06


No final da manhã desta terça-feira (05), prefeitos sergipanos do sertão, acompanhados dos deputados federais Valadares Filho (PSB) e Márcio Macedo (PT), além do secretário de Estado da Agricultura, José Sobral, estiveram reunidos com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Brasília. O objetivo do encontro foi discutir soluções a curto e médio prazo para as dificuldades que muitos municípios vêm enfrentando em virtude da seca. 

Marcaram presença os prefeitos Antônio Rodrigues, o “Tonhão”, de Monte Alegre; Heleno Silva, de Canindé do São Francisco; Antônio Albuquerque, de Gararu, Verônica Santos, de Nossa Senhora Aparecida; Francisco Carlos, de Nossa Senhora da Glória; Roberto Araújo, de Poço Redondo; Dr. Albino, de Porto da Folha, e Zé Arinaldo, de Frei Paulo.

Na opinião do prefeito Tonhão, que é também presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), a audiência foi positiva, uma vez que o ministro demonstrou interesse na implementação de medidas que minimizem a falta d’água na região. Dois pontos principais foram abordados: reforço para a chamada água de produção, que garante o equilíbrio da economia da região; e a revitalização do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em Sergipe. 

Também foi discutida a obra do Canal do Xingó, que representa um investimento inicial de R$ 15 milhões. O projeto beneficia mais de 170 mil habitantes e tem um comprimento de 305,7 km, passando pelos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória.

“O ministro nos garantiu que nos próximos seis meses haveria uma posição final sobre o projeto”, informou Tonhão. O presidente da FAMES relatou ainda que Fernando Bezerra solicitou que os prefeitos dessem entrada no ministério em projetos emergenciais de recuperação de barragens, perfuração de poços artesianos e outras medidas, para os recursos serem liberados com maior rapidez.

O deputado Valadares Filho frisou a necessidade de se adotar medidas urgentes para regularizar a produção na região prejudicada pela seca. “A interrupção da cadeia produtiva do leite afeta a economia local e, consequentemente, vai comprometendo todo o abastecimento de alimentos para a população da região”, destacou, reforçando que o ministro Fernando Bezerra está bastante sensibilizado e com total boa vontade para atender as demandas dos prefeitos.

“Já nos próximos dias, nós iremos sentar com todos os prefeitos cujos municípios estão em situação de emergência para viabilizar os projetos. Se iremos apresentá-los de forma individual ou coletiva. O importante da audiência foi a demonstração da união de todos, o apoio da bancada federal, do governo de Sergipe e do ministro numa luta que é urgente e necessária contra a seca que assola o sertão”, ressaltou o presidente da Fames.

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado