Prefeitos do agreste central discutem demandas dos consórcios | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeitos do agreste central discutem demandas dos consórcios
Política 12/02/2015 09h09


O I Fórum de Diálogos 2015 para atualização de demandas, sobre o Consórcio de Saneamento Básico do Agreste Central, aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) na Câmara Municipal em Itabaiana com as presenças de prefeitos da região e secretários municipais de Meio Ambiente. Na oportunidade, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, falou das metas alcançadas, desenvolvidas e dos investimentos já feitos para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em sua fala, Olivier disse que como secretário empossado no início de janeiro já compreende a agressão ao meio ambiente e as consequências sérias geradas por ela, como os problemas hídricos, de abastecimento e desmatamento. “Um problema sério é o de resíduos sólidos. O caminho em Sergipe foi a criação de quatro consórcios públicos: Agreste Central, Sul e Centro Sul, Baixo São Francisco e Grande Aracaju”, pontuou.

No Consórcio do Agreste Central foram investidos ao todo  R$ 707 mil para a elaboração dos Planos Estadual de Regionalização de Gestão dos Resíduos Sólidos, Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Agreste Central, Estadual de Coleta Seletiva e Guia-Manual de Orientação para os municípios para a coleta seletiva.

O secretário informou que estão sendo capacitados catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, não só da região, mais de todos os municípios com recursos na ordem de R$ 4.790.298,68. Ressaltou ainda que estão sendo realizados estudos junto ao Banco Mundial para a construção de seis aterros sanitários na região do Agreste Central, sendo quatro de pequeno porte compartilhado, com sede em Nossa Senhora das Dores, Riachuelo, Nossa Senhora Aparecida e Frei Paulo; um de pequeno porte individual, em Carira; e um de médio porte compartilhado, com sede em Itabaiana.

“Vamos agilizar as coisas e correr atrás dos recursos para a construção desses aterros”, frisou Olivier, sugerindo uma reunião em seu gabinete com essa finalidade.

Parceria

O Governo de Sergipe, através da Semarh e em parceria com os prefeitos trabalha para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Olivier alertou aos gestores municipais para a responsabilidade de manter os consórcios públicos, beneficiando, assim, o meio ambiente e cumprindo com o que manda a lei. “É importante trabalhar de forma coordenada”, declarou.

O presidente do Consórcio do Agreste Central, prefeito de Macambira, Ricardo Souza, disse que é “árduo” o caminho para resolver a questão do destino final dos resíduos sólidos e que a parceria da Semarh está sendo de grande importância. “Nenhum município tem condições, sozinho, de construir um aterro sanitário. Com o consórcio é mais fácil, inclusive, cobrar junto ao Ministério os recursos”, afirmou, alertando aos prefeitos sobre a importância de não haver inadimplência frente ao consórcio para que “as coisas andem”.

O superintendente do Consórcio do Agreste Central, Caio Marcelo, também falou da importância dos 20 municípios que integram o Consórcio da região estarem com a situação regularizada. “È preciso regularizar a situação junto ao Consórcio para conseguirmos a implantação dos aterros sanitários e dos centros de triagem”, afirmou, enfatizando que existem dois municípios inadimplentes.
Em seguida foi aberta a palavras aos prefeitos para que tirassem suas dúvidas sobre as demandas do consórcio. Todos reconheceram a importância do consórcio, a parceria com a Semarh e deram boas vindas ao novo secretário Olivier Chagas.

Participaram também do I Fórum de Diálogos 2015 os prefeitos: de Itabaiana Valmir de Francisquinho, de Pinhão Eduardo Marques, de Cumbe Marcelo Gomes, de Malhador Elaine Oliveira, de Frei Paulo José Arinaldo, de Carira Diogo Machado, de São Miguel do Aleixo Selma Oliveira e Pedro da Silva de São Domingos.

Fonte: Agência Sergipe

 

Mais Notícias de Política
Assessoria de Comunicação
18/05/2024  12h20 Yandra Moura lança pré-candidatura à Prefeitura de Aracaju
Pré-candidata do União Brasil terá Belivaldo Chagas como vice
Igo Estrela/Metrópoles
15/05/2024  17h08 Rogério Carvalho pede indiciamento da Braskem e 8 pessoas na CPI
O relatório, com mais de 760 páginas, deve ser votado na próxima terça-feira
Rede social/Reprodução
14/05/2024  15h09 Deputado sergipano do PT aparece em foto ao lado de liderança do Hamas
Deputado federal João Daniel participou de evento Antiapartheid pela Palestina
Agência Senado
14/05/2024  06h49 Laércio Oliveira propõe que trabalhador solicite férias sem burocracia 
Senador apresentou projeto de lei facilitando a solicitação do descanso 
Reprodução
12/05/2024  10h45 Amália Barros: quem era a deputada amiga de Michelle que morreu
Tinha 39 anos era vice-presidente nacional do PL Mulher e estava em seu 1º mandato

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado