Prefeitura amplia critérios para isenção no uso das fachadas em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Publicidade
Prefeitura amplia critérios para isenção no uso das fachadas em Aracaju
Projeto do Executivo deve ser votado na próxima semana pela Câmara de Vereadores
Política | Por F5 News 01/10/2019 15h02 - Atualizado em 02/10/2019 13h26


O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu os vereadores, nesta terça-feira (1º), para entregar o projeto de emenda à Lei da Publicidade ao Ar Livre. Formatada em parceria com setores empresariais, a mudança na legislação aumenta as possibilidades de isenção no uso das fachadas  e eleva o prazo para que os comerciantes façam as devidas adequações. A previsão da Câmara é analisar e votar a propositura na próxima semana.

“Nesta quarta-feira, pela manhã, daremos entrada do projeto em regime de urgência, para que esteja na pauta na próxima semana”, informou o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho Vitale. 

A proposta de alteração na Lei da Publicidade elaborado pela Emsurb estabelece as seguintes normas para a concessão de isenções: fachadas com até 4 metros que utilizem área máxima de 2 m² com peso máximo de até 5 kg; fachadas entre 4 m e 6 metros que ocupem área máxima de 2,5 m² e peso máximo de 6,5 kg; fachadas entre 6 m e 8 metros, com, no máximo, 3,5 m² de espaço e peso máximo de 8 kg; fachadas entre 8 m e 12 m, com área máxima de 4,5 m² e até 10 kg de peso máximo; fachadas cujo comprimento seja superior a 12 metros, com a área máxima permitida de 5,5 m² e peso máximo de 12 kg.

No que diz respeito à iluminação, os engenhos deverão possuir estrutura própria de sustentação, com limite de 50 cm da fachada do imóvel (frontlight) ou do luminoso (backlight). Outra solicitação atendida pela Prefeitura foi em relação ao prazo para adequação das lojas. A partir do novo projeto, os comerciantes terão 90 dias para solicitar a adequação e 12 meses para realizar os ajustes, em caso de isenção da taxa.  

Na mensagem enviada à Câmara, o prefeito Edvaldo Nogueira afirma que “a nova proposta foi amplamente discutida com representantes de entidades comerciais e empresariais, tais como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju, a Associação Comercial de Sergipe, a Associação de Bares e Restaurantes e os parlamentares municipais, com o intuito de esclarecer normas, apresentar propostas alternativas e incorporar sugestões”.

O prefeito ainda pontuou que as normas têm como objetivo “garantir o ordenamento das fachadas, a preservação do patrimônio histórico e, principalmente, a segurança da população”, tendo ainda "o objetivo de coibir a poluição visual que degrada os centros urbanos". 

*Com informações da Agência Aracaju

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado