Proinveste: Déda diz lamentar se não for aprovado | F5 News - Sergipe Atualizado

Proinveste: Déda diz lamentar se não for aprovado
Política 03/12/2012 17h06


Da Redação

Durante a entrega das novas instalações da Escola Estadual José Augusto Ferraz, no Bairro Industrial, nesta segunda-feira (03), o governador Marcelo Déda declarou ter esperanças de que o Proinveste - um programa do Governo Federal que libera recursos destinados aos Estados - seja aprovado para Sergipe. Segundo ele, caso isso não ocorra, ele antecipa o surgimento de problemas econômicos. 

“Tem que haver um plano B na hipótese do Proinveste não ser aprovado, precisamos ter alternativas e soluções para vários problemas que serão criados. Será um ano muito mais difícil. Todos os Estados brasileiros estão com problemas, tem Estado com o 13º atrasado, Estados grandes que não sabem como encerrar dezembro. É claro que vai nos obrigar a ter um ajuste em 2013 pesado, eu lamento que é o primeiro ano dos prefeitos”, disse.

O anúncio da presidenta Dilma Rousseff, ao prorrogar o IPI menor para veículos até o fim do ano, segundo Déda, tem causado impactos negativos ao Estado de Sergipe. Em uma conversa com a presidenta agendada para os próximos dias, ele afirma que irá falar sobre essas dificuldades.

“Vamos relatar com a presidenta a situação de Sergipe e dos demais Estados. O PIB não cresceu, está abaixo de 1%, o Governo Federal precisa estimular a economia. Um dos caminhos é reduzir a carga tributária, mas quando reduz prejudica os Estados e Municípios. O governo tenta resolver oferecendo empréstimos, mas aqui no Estado não querem que eu ofereça. Então, nós teremos graves problemas em 2013. O cenário é esse, se preparar para um ano com grandes dificuldades, entre eles: manter o compromisso com os Poderes; manter o nível de investimento e, portanto, o nível de emprego; manter as oportunidades de contratos das empresas de Sergipe dentro do Estado. Eu lamento!”.

Sobre a determinação do Ministério Público Estadual para que o Estado reassuma a gerência do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), atualmente sob responsabilidade da Fundação Hospitalar de Saúde, o governador alertou que vai à Justiça recorrer da decisão da Promotoria de Saúde.

“A impressão que passa é que só há problema na saúde em Sergipe, mas há em todo o país. Sergipe é o terceiro estado do Nordeste em desenvolvimento e o décimo-quinto do país. O MPE não é o dono da verdade. Essas questões têm que ser resolvidas no diálogo. Vou combater essa decisão, a minha tese eu vou levar para a Justiça”.

Questões partidárias

Na oportunidade, o governador Marcelo Deda falou também sobre a mudança do secretariado estadual. Ele afirmou que iniciará uma conversa com os partidos coligados em prol de uma nova estrutura do governo que formará em 2013.

“Com uma nova estrutura de secretariado, com alguns remanejamentos, novos nomes serão chamados, vamos cumprir as tarefas e ao mesmo tempo incorporar o governo aos novos movimentos da política. Porque o governo tem que refletir a evolução da sua base", defende. "Tivemos a eleição municipal, vamos avaliar e trazer para o governo as mudanças que o voto popular provocou dentro da composição da coligação”, 

Matérias relacionadas

Déda entrega escola reformada no Bairro Industrial

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado