Reajuste dos professores de Aracaju é aprovado na Câmara de Vereadores | F5 News - Sergipe Atualizado

Reajuste dos professores de Aracaju é aprovado na Câmara de Vereadores
Categoria se diz satisfeita com o percentual concedido
Política 24/04/2014 13h13


Por Will Rodrigues

Representantes do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) ocuparam a galeria da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) para acompanhar a votação do Projeto de Lei 59/2014, de autoria do poder executivo municipal, que concede reajuste de 8,32% aos profissionais do magistério, percentual definido pelo Ministério da Educação (MEC) e aprovado por unanimidade durante a sessão desta quinta-feira (24). O projeto tramitava em regime de urgência, chegou ao legislativo na última terça-feira(22) e hoje mesmo foi aprovado nas comissões de Justiça e Redação, Educação, e Finanças, tendo parecer favorável de todos os relatores.

O líder da oposição, vereador Iran Barbosa (PT), que havia cobrado celeridade na tramitação da matéria, comemorou a aprovação, mas também voltou a cobrar que os próximos reajustes ocorram na data-base da categoria. “Esse é um projeto que contempla o que a lei federal estabelece e que corrige um equívoco do ano passado, quando ele veio sem as respectivas tabelas salariais, o que não ocorreu esse ano. Além disso a retroatividade está assegurada, contudo é preciso garantir que a correção do piso seja feita sempre no mês de janeiro para que não fique um lapso temporal tão longo como nos dois últimos anos”, disse.

Já o vereador Dr. Agnaldo Feitosa (PR), líder do governo na casa, parabenizou a administração municipal pela atitude de valorização da categoria. O coro foi endossado pelo seu companheiro de liderança, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), e até pelo vereador petista Emanuel Nascimento. “O reajuste reflete o compromisso da administração com a valorização dos nossos professores, principalmente porque em todo tempo buscou-se ouvir o Sindipema”, pontuou o vice-líder.

Com a aprovação, os professores da rede municipal de ensino passarão a receber o piso nacional do magistério, fixado este ano em R$ 1.697,39, para uma jornada de 40 horas semanais. A presidente do Sindipema, Maria Magna Araújo, falou da satisfação da categoria. “Os professores da ativa e os aposentados estão satisfeitos porque esse projeto contempla o percentual do nível nacional e com a aprovação o pagamento poderá ser feito a partir do mês de abril”, declarou.

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado