Reestruturação do Centro Comercial de Aracaju terá início segunda | F5 News - Sergipe Atualizado

Reestruturação do Centro Comercial de Aracaju terá início segunda
Foi autorizada reforma de praça e Licitação do Camelódromo
Política 19/09/2014 13h09


Por Fernanda Araujo

A partir da próxima segunda-feira (22) os calçadões da Rua João Pessoa, da Rua Laranjeiras e da Rua São Cristóvão serão recuperados. A ação foi anunciada em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (19) pela Prefeitura de Aracaju, atendendo às reivindicações da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e da Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio) para todo o centro da capital.

De acordo com presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Luiz Durval, durante uma vistoria acompanhada pelos empresários, foi constatado diversos problemas de pavimentação e alguns por mau assentamento. Afundamentos provenientes de defeitos de drenagem ou na rede de esgoto; estrutura não recuperada de forma devida; bancos deteriorados e grelhas de cimento p

ara coleta de águas pluviais depredadas são alguns dos casos. “Foram obras feitas pelos próprios comerciantes, ligação de águas pluviais e instalação de orelhão, e cuja recuperação foi feita por profissional não habilitado. Além disso, não é apenas consertar o pavimento, mas sim identificar a causa e recuperar em definitivo”, disse.

Para não criar, nos calçadões, um imenso canteiro de obras e causar transtornos para o comércio, e o período natalino, Durval explicou que o tempo previsto para conclusão das obras é de até 1º de dezembro, se não forem concluídas, serão suspensas e retomadas no dia 2 de janeiro de 2015. “No máximo haverá duas intervenções por cada tipo de serviço”.

Obras de recuperação para os mercados Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco foram anunciadas pelo presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Edson Leal. As mudanças terão início em 60 dias por conta do desgaste natural da estrutura física, vandalismo, falta de manutenção por parte de alguns comerciantes e falta de zelo dos usuários. Os mercados receberão uma pintura geral na cor já existente; a rede elétrica será revisada com reposição de fios, luminárias e lâmpadas, acabando com as gambiarras; a passarela das flores também será reformada; bancos e banheiros serão recuperados; refletores instalados, entre outras obras. “Há uma necessidade de fazer uma restauração por completo, como recuperação da cobertura, da área de pescados, entre outros. Próxima semana vamos colocar o aviso da licitação das obras dos três mercados para que fim de outubro dermos a ordem de serviço”.

Foi assinado ainda o termo de autorização para reforma da Praça General Valadão, que receberá tratamento paisagístico, iluminação e passarela, e da Licitação do Camelódromo que terá capacidade para 400 ambulantes e será localizado ao lado do terminal do mercado. Objetiva ordenar a presença dos ambulantes no centro da capital. Projeto de Lei ainda será enviado na próxima semana à Câmara Municipal para inauguração do Centro Cultural de Aracaju, que será entregue no próximo dia 30. Além disso, durante a coletiva foi apresentado o Calçadão da Praia Formosa (foto ao lado), a ser construído no bairro Treze de Julho iniciando em dezembro com execução prevista em seis meses.

“Esse calçadão na Treze foi à obra mais difícil a ser feita. Iniciamos esse projeto e esse calçadão é 90% composto de madeira. A Treze de Julho é um local estratégico para realizar essa obra já que é o terceiro maior comércio da capital, antes vem o centro e o bairro Siqueira Campos”, afirmou o prefeito João Alves Filho.

Para o presidente da Acese, Alexandre Porto (foto ao lado), essas medidas trarão benefícios ao comerciante e para o consumidor, que se sentirão bem para fazer as compras, além disso, aumentará o fluxo de turistas. “Um pleito que a gente tinha era a reorganização do centro, disciplinando o uso dos camelôs. Acho que com o anúncio da construção do Camelódromo, acredito que no primeiro semestre do ano que vem já vai estar pronto, a gente consegue organizar de vez isso, fazendo com que a calçada esteja livre para o pedestre caminhar, que as ruas e as vagas estejam livres para serem ocupadas efetivamente pelos carros. Carga e descarga já tem um ano que a gente vem tratando com a SMTT, a questão dos ambulantes tratamos desde o início da gestão do atual prefeito, por exemplo, o estacionamento rotativo também. Nós ficamos muito satisfeitos e esperançosos que isso possa trazer bons resultados”, avalia.

“Problemas no calçadão, quedas, isso tudo vai acabar. Temos em Aracaju praticamente três shoppings e está para vim mais três; com isso significa mais concorrência nos centros comerciais. Reconhecemos que os shoppings oferecem mais conforto e segurança, mas o centro oferece melhor preço e variedade. Com essas medidas vai unir o útil ao agradável. Tem espaço para todo mundo, mas não queremos que as pessoas deixem de ir ao centro e vá só aos shoppings”, afirma Samuel Schuster, da CDL.

Fotos: Fernanda Araujo

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado