Relator da Reforma Política: “Chegamos ao fundo do poço no descrédito” | F5 News - Sergipe Atualizado

Relator da Reforma Política: “Chegamos ao fundo do poço no descrédito”
O deputado federal Marcelo Castro participou de audiência na Alese
Política 08/05/2015 15h10


Com objetivo de trazer para Sergipe a discussão sobre reforma política foi realizada na manhã dessa sexta-feira (08), audiência pública na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), tendo como convidado o relator da comissão especial da reforma política no país, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB/PI). A indicação foi da deputada estadual sergipana Sílvia Fontes.

Entre os assuntos de destaque, suplência de senadores, coincidência de eleições majoritárias e proporcionais, mandato de cinco anos para todos, representação partidária na câmara e mudanças no tempo de candidatura. A deputada estadual Sílvia Fontes (PDT) declarou que Sergipe precisa ser contemplado, na questão da reforma política. “Esperamos que o relator Marcelo Castro, saia de nosso Estado levando nossos anseios e os da sociedade brasileira, para que sejam realmente representados na proposta de reforma política”, disse.

Para o deputado federal Marcelo Castro, a discussão teve como finalidade unir as entidades representativas da sociedade brasileira, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Central Única de Trabalhadores (CUT), o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Frente Parlamentar por Eleições Limpas. “Realizaremos seminários em todos os Estados brasileiros, no intuito de ouvir os deputados, prefeitos, vereadores e todos os segmentos da sociedade, para que façamos uma reforma arejada, ou seja, unir anseios de políticos e sociedade”, afirmou.

Segundo o relator, a dificuldade de se fazer uma reforma política no Brasil, existe há mais de 30 anos. “Uma delas é pela grande quantidade de deputados, (513), e por ser um assunto delicado com divergências de ideias, a torna quase impraticável. Outro fator inibidor é a incerteza do político de se inserir em um novo modelo de sistema eleitoral na reforma política”, explicou Marcelo Castro.

Mas, atualmente há um fator determinante que, ainda de acordo com Castro, impulsiona a reforma política. “O sentimento de todos de que como está não pode ficar. Nós chegamos ao fundo do poço no descrédito perante a sociedade brasileira. O custo das campanhas políticas no Brasil é exorbitante, a influência no poder econômico está determinando quem vai eleito, o princípio basilar da democracia, da equidade e da igualdade de oportunidade, existente entre os concorrentes é uma miragem no Brasil. Ela não existe. Por tudo isso, é preciso corrigir o nosso sistema eleitoral para aperfeiçoar os nossos mecanismos, além de que o Congresso Nacional faça valer sua função de expressão da vontade nacional”, exclamou.

Na oportunidade compuseram a mesa no evento, o presidente da Alese e deputado estadual Luciano Bispo (PMDB); o vice-governador Belivaldo Chagas, representado o governador do Estado de Sergipe; o desembargador Rui Pinheiro, representando o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Luiz Mendonça; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, Antônio Eduardo Menezes Oliveira; o deputado federal Fábio Reis (PMDB); o vice-presidente da Alese e deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB); a deputada estadual Goretti Reis (DEM); a prefeita de Lagarto Norma Dantas e o prefeito de Aquidabã, José Carlos Santos. 

Fonte: Agência Alese

Fotos: Camila Ramos

Mais Notícias de Política
Igo Estrela/Metrópoles
15/05/2024  17h08 Rogério Carvalho pede indiciamento da Braskem e 8 pessoas na CPI
O relatório, com mais de 760 páginas, deve ser votado na próxima terça-feira
Rede social/Reprodução
14/05/2024  15h09 Deputado sergipano do PT aparece em foto ao lado de liderança do Hamas
Deputado federal João Daniel participou de evento Antiapartheid pela Palestina
Agência Senado
14/05/2024  06h49 Laércio Oliveira propõe que trabalhador solicite férias sem burocracia 
Senador apresentou projeto de lei facilitando a solicitação do descanso 
Reprodução
12/05/2024  10h45 Amália Barros: quem era a deputada amiga de Michelle que morreu
Tinha 39 anos era vice-presidente nacional do PL Mulher e estava em seu 1º mandato
reprodução/redes sociais
11/05/2024  19h33 Zezinho Sobral assume Governo de Sergipe durante viagem de Fábio para Europa
Comitiva sergipana participa de Missão Internacional organizada pelo Consórcio Nordeste

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado