Renovação: Conheça os novos nomes da Câmara Municipal de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2020
Renovação: Conheça os novos nomes da Câmara Municipal de Aracaju
Ativista, apresentador, policial, professor e pastor estão entre os novos vereadores
Política | Por Aline Aragão 16/11/2020 18h22 - Atualizado em 17/11/2020 07h46


Em 2021 a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) terá 15 vereadores que assumem pela primeira uma cadeira no parlamento municipal. Alguns já são conhecidos da população pela militância política ou por envolvimento com alguma causa ou projeto social, outros são estreantes na atividade pública. 

O candidato eleito Sávio (PSC) é um dos destaques entre os novatos. Com 25 anos, o jovem natural de Itabaiana e neto do polêmico Vardo da Lotérica, é o mais jovem vereador eleito em Aracaju.

A nova composição da Câmara contará com quatro mulheres. Além da vereadora Emília Correa (Patriota), que foi reeleita, em 2021 ocupam o parlamento Linda Brasil, primeira mulher trans eleita vereadora na capital sergipana, que também se destaca por ter sido a mais votada; Sheyla Galba (Cidadania) e a professora Angela Melo (PT)

O F5 News preparou um resumo sobre os novos vereadores de Aracaju. Confira abaixo o perfil de cada um.

Linda Brasil (PSOL) - 5.773 votos
Linda Brasil Azevedo Santos tem 47 anos, é natural de Santa Rosa de Lima, no Agreste sergipano, e mora em Aracaju desde os 11 anos de idade. Foi na capital onde se engajou na luta pelos direitos humanos, da mulher e da população LBGTQIA+. É professora, socialista, feminista e transformista. Essa é a terceira vez que Linda enfrenta uma disputa eleitoral, em 2016 concorreu também à vereadora e, em  2018, a deputada estadual.

Eduardo Lima (Republicanos) - 3.929 votos
Carlos Eduardo de Araújo Lima tem 39 anos, é casado e natural de Salvador (BA). É pastor evangélico é há mais de 25 anos trabalha em causas sociais, a favor das famílias. Em 2018 foi candidato a deputado estadual.

Breno Garibalde (DEM) - 3.781 votos
Breno Viana de Mendonça nasceu em Aracaju e  tem 32 anos. É arquiteto e urbanista formado pela Universidade Belas Artes, mestre em urbanismo. É casado e filho do deputado estadual Garibalde Mendonça, de quem herdou a aptidão para a política. Defende a bandeira da sustentabilidade e da mobilidade Urbana. Essa foi a primeira vez que ele participou de uma disputa eleitoral.

Pastor Diego (PP) - 3.016 votos
Vitor Diego Lima Fortunato tem 28 anos e é natural de Aracaju. É casado e pai de duas meninas. Ainda jovem se tornou pastor da Igreja Quandrangular. É advogado dedicado ao direto público, do trabalho, da família, do consumidor e religioso.

Fabiano Oliveira (PP) - 2.974 votos
Fabiano Luís de Almeida Oliveira nasceu em Brasília, tem 50 anos e ficou conhecido em todo estado como empresário no segmento de festas e eventos. É radialista e apresentador de televisão. Em 2006 foi candidato a vice-governador na chapa com o ex-governador João Alves Filho. Em 2002 foi eleito deputado estadual com quase 17 mil votos. Defende que movimentar a indústria do turismo, nas suas diversas cadeias, é de extrema importância para a economia de Aracaju.

Sheyla Galba (Cidadania) - 2.929 votos
Sheyla Galba da Costa Santos tem 44 anos e é natural de Aracaju. Em 2018 disputou as eleições para a Assembleia Legislativa de Sergipe, ficando como suplente de deputado. Depois de passar por um câncer, abraçou a luta contra a doença e em favor de um tratamento oncológico digno.

Joaquim da Janelinha (Pros) - 2.829 votos
José Joaquim Santos Nascimento nasceu em Aracaju e tem 39 anos. É professor de ensino médio e empresário do ramo de educação. Representa o conjunto Augusto Franco, um dos maiores aglomerados habitacionais da capital sergipana. Tem como principal bandeira a educação.

Ricardo Vasconcelos (Rede) - 2.585 votos
Ricardo Vasconcelos Silva tem 36 anos é advogado e natural de Aracaju. É militante do campo progressista, defensor do meio ambiente, dos direitos sociais e da luta contra a corrupção.

Ricardo Marques (Cidadania) - 2.501 votos
José Ricardo Marques dos Santos nasceu em Aracaju e tem 51 anos. É jornalista e redator. Construiu sua identidade e uma sólida carreira como apresentador de telejornal. Seu principal compromisso é o combate à corrupção. 

Sávio neto de Vardo da Lotérica (PSC) - 2.409 votos
José Sávio Góis Silva é natural de Itabaiana e tem 25 anos. Trabalha como fiscal de uma cooperativa de transportes e é o mais jovem vereador eleito na capital sergipana. É também neto do vereador de Itabaiana Vardo da Lotérica.

Professora Ângela Melo (PT) - 1.882 votos
Ângela Maria de Melo é natural de Canhoba e tem 64 anos. É professora e dirigente sindical. Possui em seu currículo um cargo de suplente como deputada federal em 2018. Milita pela construção de um mandato participativo, popular e democrático. 

Sgt. Byron Estrelas do Mar (Republicanos) - 1.743 votos
Byron Virgílio Santos Silva tem 42 anos e é natural de Aracaju. É sargento da Polícia Militar de Sergipe e fundador do Projeto Estrela do Mar, que há dez anos trabalha a inclusão social através da prática do bodyboarding, inclusive para pessoas portadoras de deficiência.

Paquito de Todos (Solidariedade) - 1.486 votos
José Ailton Nascimento, tem 59 anos  e é natural de Aracaju. Tem passagem pela Câmara de Vereadores do município de Carmópolis em 2016, e na posição de suplente em 2012.

Cícero do Santa Maria (Pode) - 1.470 votos
José Cícero de Souza é natural de Porto da Folha e tem 57 anos. É líder comunitário atuante no bairro Santa Maria e também foi presidente da Associação e Amigos do Hospital Cirurgia, onde trabalhou. Foi candidato em 2004, e nos anos subsequentes, ficando com suplente em 2008, 2012 e 2016.

Binho (PMN) - 1.376 votos
Aldeilson Soares dos Santos tem 37 anos é natural de Aracaju. É professor e Instrutor de Formação Profissional. Disputou uma eleição pela primeira vez em 2016. É envolvido com o projetos sociais e culturais, em favor das quadrilhas juninas e do esporte.

Além dos novatos, a CMA contará também com os vereadores reeleitos: Dra Emília Corrêa (Patriota), Nitinho (PSD), Vinicius Porto (PDT),  Fábio Meireles (PSC), Isac (PDT), Palhaço Soneca (PSD), Dr. Manuel Marcos (PSD),  Anderson Tuca (PDT) e Professor Bittencourt (PCdoB).

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado