Secretaria-Geral da Presidência vai apurar viagem de servidores para Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Márcio Macedo
Secretaria-Geral da Presidência vai apurar viagem de servidores para Aracaju
Ministério afirma que exoneração de Maria Fernanda Coelho ocorreu por questões pessoais
Política | Por Daniel Soares 11/01/2024 10h12


A Secretaria-Geral da Presidência da República emitiu uma nota sobre a exoneração de Maria Fernanda Coelho, secretária-executiva da Secretaria Geral da Presidência e também sobre a viagem de servidores do ministério para participação do Pré-Caju, em novembro passado. 

No documento, a pasta diz que a exoneração, publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (10), ocorreu a pedido da própria Maria Fernanda por questões pessoais. 

Em declaração dada ao Portal Valor Econômico, Coelho negou que a sua demissão tenha relação com supostas divergências com o seu chefe, o ministro Márcio Macêdo, e afirmou que chegou “ao fim de um ciclo”.

Sobre a polêmica em torno da viagem feita por funcionários da Secretaria Geral da Presidência, a nota assegura que, ao contrário do que foi noticiado, nunca houve tratativa sobre quaisquer passagens nem diárias de viagem entre a ex-secretária e o ministro Márcio Macêdo.

Além disso, o ministério informa que foi determinada a abertura de sindicância para apurar os fatos noticiados.

Pedido de abertura de investigação

Vários portais no país noticiaram que o pedido de exoneração de Maria Fernanda Coelho se devia a uma desavença entre ela e Márcio Macêdo sobre a liberação de verba pública para o pagamento de passagens aéreas.

O subprocurador-Geral do Ministério Público, junto com o Tribunal de Contas da União (MPTCU), Lucas Rocha Furtado, apresentou uma representação pedindo que o TCU investigue esses fatos

O subprocurador requereu a "adoção das medidas necessárias a investigar possíveis condutas atentatórias à moralidade administrativa e em desvio de finalidade no uso de verbas públicas para compra de passagens (...) com o fito de levar servidores para carnaval fora de época em Aracaju (SE), reduto eleitoral do político, instaurando a devida tomada de contas especial, em se confirmando a irregularidade, para ressarcimento ao erário". 

No pedido, o subprocurador solicitou ainda que se encaminhe cópia da decisão que vier a ser adotada pelo Ministério Público Federal, para que se verifique se, no caso, configurou-se a prática de improbidade administrativa.

Mais Notícias de Política
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado