Secretários de João são empossados | F5 News - Sergipe Atualizado

Secretários de João são empossados
Política 02/01/2013 16h36


Por Fernanda Araujo

Foram empossados nesta quarta-feira (02) parte dos novos secretários e chefes de administração indireta. Ao todo são 15 secretários que deverão assumir a gestão municipal de Aracaju (SE). Porém, alguns gestores devem assumir de forma interina até a posse oficial dos titulares. Além disso, secretarias serão subsituídas e algumas ainda deverão ser criadas oficialmente.

O prefeito João Alves, que foi empossado ontem, anunciou ainda uma nova secretaria, a Secretaria de Eventos e Cultura, comandada pelo vereador Nitinho, subsituindo a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). Até a criação da secretaria ser autorizada na Câmara de Vereadores, a Funcaju será presidida por Manoel Luís Fraga Viana.

Segundo João Alves, a Funcaju como secretaria terá uma atribuição mais ampla na área cultural. “AFuncaju tem dificuldades burocráticas para adquirir recursos em Brasília para seu funcionamento. No entanto, a secretaria não vai acrescentar um centavo aos cofres públicos. Vamos à Câmara apresentar essa proposta, inclusive novas leis, no máximo duas semanas”, explica.

O desafio, segundo o prefeito, será colocar as contas do município de Aracaju em dia. De acordo com ele, com as novas circunstâncias, desafios e débitos inesperados, providências duras e emergenciais serão tomadas.“Eu escolhi homens e mulheres para governar o nosso município, pessoas melhores do que eu para tal atividade. Vou ressalvar o espírito dos partidos que me apoiaram na campanha, isso ficou muito claro que me deram liberdade para montar a equipe de acordo com esse critério”.

Carlos Batalha, novo secretárioMunicipal de Comunicação, falou pelos empossados e afirmou que toda a sujeira estava sendo empurrada para debaixo do tapete. “Ontem, foi uma data histórica para Aracaju, após 17 anos de domínio de um mesmo grupo a prefeitura de Aracaju passa a vivenciar novos tempos”.

Saúde, educação e segurança

A nova secretária de saúde, Goretti Reis, já assumiu o impasse das dívidas com a empresa Multserv, que presta serviço à prefeitura, disse discutir os problemas com tranquilidade. “Ainda não tomei o conhecimento de todos, mas acredito que até o final de semana vamos averiguar isso. Tudo isso leva tempo e demanda”.

Diante o impasse, ela diz que vai negociar a dívida. “A ex secretária de Saúde, Stella Maris, põe em dúvida a quantia da dívida e diz que precisa da comprovação. Vamos ter que ver a diferença entre o que diz a secretaria e a fornecedora. Vai ter que judicializar para contestar. Eu não posso assumir dívida feita pelo prestador, enquanto, efetivamente no contrato ela alega que não existe essa dívida”, afirma.

A SMTT, Guarda Municipal, Defesa Civil e Defesa do Consumidor será integrada a Secretariade Defesa Social e Cidadania, criada em abril de 2011. Georlize Teles, assumindo a secretaria, relata que há vários desafios, a exemplo, da descentralização da Guarda Municipal e o aumento do efetivo policial.

Na Educação,Márcia Valéria Lira Santana afirma que a meta é alfabetizar 80% das crianças.“Nós temos alguns projetos já estruturados, eles foram refletidos em cima de um diagnóstico que fizemos no âmbito municipal, em cima da nossa experiência, em cima do que nós temos em nível de Brasil como expectativa de mudança, para que a educação passe a ter outro perfil de oferta”. Entre algumas metas, estão àquelas ligadas à avaliação de educação básica (Ideb), trabalho na área de tecnologia e informação, creches e a pré-escola.

Empossados e nomeados

Todos os empossados e nomeados vão se reunir com o prefeito ainda hoje às 18h.

Walker Martins Carvalho deverá assumir interinamente a Secretaria da Chefia do Gabinete, mais tarde deverá assumir a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Marlene Alves Calumby foi nomeada secretária municipal de Governo. A Secretaria Municipal de Finanças será comandada pelo secretário adjunto Osvaldo do Espírito Santo até a posse de Nilson Lima, que aguarda decreto, e deverá se afastar da profissão de funcionário público.

A Procuradoria Geral do Município também tem novo nome, será Carlos Pinna Júnior. A Secretaria Municipal de Controle Interno também, Lion Schuster. Já a Secretaria Municipal de Comunicação contará com Carlos Batalha. Na administração indireta, a presidência da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) ainda não foi anunciada. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) terá a presidência provisória de Luiz Durval Tavares até a posse na Secretaria de Infraestrutura, a qual deverá ser criada e autorizada pela Câmara de Vereadores, segundo João Alves. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) deve ser presidida por Júlio Flores. Antônio Newton Porto assumirá o Instituto de Previdência do Município de Aracaju e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) será presidida por Manoel Luís Fraga Viana até ser substituída pela nova SecretariadeEventos e Cultura, comandada pelo vereador Nitinho.

A Secretaria Municipal de Administração deverá ser integrada a Secretaria Municipal de Planejamento, assumida temporariamente por José Carlos Nascimento até a nomeação deLuciano Paz.

Confira as demais secretarias:

Secretaria Municipal de Assistência Social: Selma Mesquita (secretária adjunta e interino)

Secretaria Municipal de Educação: Márcia Valéria Lira Santana

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer: Carlos Eloy

Secretaria Municipal de Defesa Social: Ariosvaldo Barreto Conceição Júnior assume temporariamente até a posse de Georlize Teles.

Secretaria Municipal de Saúde: Goretti Reis

Secretaria Municipal da Participação Popular: Juvêncio Oliveira, a secretaria deverá ser substituída por Secretaria de Articulação Política.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente: promotor de Justiça Eduardo Matos, mas ainda não assumiu.

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado