Sessão especial na Câmara discute o Autismo em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Sessão especial na Câmara discute o Autismo em Aracaju
Política 04/04/2014 11h42


Por Fernanda Araujo

O autismo foi tema de sessão especial na manhã desta sexta-feira (04) na Câmara Municipal de Aracaju, promovida pelo vereador Lucas Aribé (PSB)(foto abaixo) . A sessão comemorou o Dia A - Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, com o objetivo de discutir a atuação de alguns órgãos e instituições em prol da inclusão social das pessoas com autismo em Sergipe. O evento teve a presença de representantes da Associação de Amigos do Autista em Sergipe (Amas), da Associação de Pais de Autistas de Sergipe (Apase), do Espaço Pedagógico e da Associação para Defesa dos Direitos do Autista (Adda).

Segundo o parlamentar, ainda faltam políticas públicas em Aracaju que beneficiem os autistas e isso se dá porque a questão de acessibilidade, seja ela em qualquer âmbito, infelizmente, não é encarada como uma política de Estado, dependendo ainda do interesse do gestor municipal. Por isso, a luta para que a acessibilidade também seja constitucionalmente uma política de Estado, e os vereadores possam cobrar do poder executivo atenção a esse público e criar leis como a 4444/2013 que institui normas de acessibilidade para Aracaju e também abrange o autismo.

“É sempre uma oportunidade de discutirmos na casa do povo questões de interesse do povo. As pessoas com autismo ainda não são, em sua maioria, reconhecidas como cidadãs, são pessoas que em pleno século 21 ainda precisam clamar pelos respeito aos seus direitos, pela oportunidade de educação, inserção no mercado de trabalho, enfim, de se socializar. Ainda falta muito a se fazer para essas pessoas”, disse Aribé.

O vereador pastor Roberto Morais (SDD) afirma que as informações passadas pelas instituições e pelos pais de autistas vão ajudar na elaboração de projetos de lei e indicações para o poder público. “A gente sabe que há uma carência muito grande, uma dívida com os autistas do nosso país. Isso vai nutrindo o nosso mandato com essas informações e transformando em oportunidades, talvez até de estrutura inicialmente, preparação, para que podemos nos aproximar deles”.

Entre os representantes das entidades, o presidente da Apase, Fábio Viana (pai de um autista de 12 anos), afirmou que era necessária essa oportunidade para divulgar e conscientizar a sociedade sobre o que é o autismo, além de pedir incentivo do Município. Ele lembrou a Lei 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, mas, segundo ele, pouca coisa tem sido feita em termos de políticas mais concretas de ações voltadas para informação e tratamento, e o Município de Aracaju não é exceção. “O autismo está muito na mídia, mas ainda há um desconhecimento muito grande da sociedade. O preconceito existe justamente pela falta de conhecimento, quanto mais a gente informa mais vai se quebrando essas barreiras. Acho que essa sessão pode ser o começo”, disse. Os pais de autistas pedem apoio dos vereadores para criação de centros de tratamentos, por exemplo.

Selo Luta Contra a Discriminação

Na oportunidade também foi lançado o selo contra a discriminação do autismo e para ajudar na conscientização. O selo dos Correios tem formato com peças coloridas de quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do autismo. Em âmbito nacional, no dia 2, cada estado foi autorizado a lançar em parceria com as instituições. O selo e o carimbo farão parte do acervo do Museu Postal dos Correios no Brasil. “A empresa tem por hábito procurar colaborar com todos os segmentos, em tudo aquilo que é defesa da vida e dos direitos das pessoas, e contra todo o tipo de descriminação. Assim, fizemos a favor das pessoas idosas, contra o racismo, e agora lançando para colaborar com todas as entidades que trabalham em defesa da pessoa autista”, explica o assessor de comunicação dos Correios em Sergipe, Ginaldo de Jesus.

Os selos poderão ser adquiridos para coleção, recordação ou uso para correspondência, na agência central ou em qualquer outra dos Correios. Até o final de 2015 estarão disponíveis por apenas R$ 2 cada unidade.

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado