TRE-SE desaprova embargos do deputado Valdevan 90 | F5 News - Sergipe Atualizado

TRE-SE desaprova embargos do deputado Valdevan 90
O deputado federal foi preso acusado de fraude no processo eleitoral
Política 10/04/2019 18h12 - Atualizado em 10/04/2019 18h42


Na sessão plenária, desta quarta-feira (10), o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por maioria, não reconheceu os embargos de declaração do deputado federal José Valdevan de Jesus Santos e aplicou a multa de mil reais. O recurso foi apresentado pela defesa do deputado, que já foi preso, acusado de coagir testemunhas relacionadas à investigação criminal que apura fraudes (por meio de doações simuladas) na prestação de contas de campanha.

A maioria dos juízes decidiu de acordo com o voto da relatora, juíza Sandra Regina Câmara Conceição. E, com base nas informações do processo, a juíza analisou os embargos de declaração e destacou que “a prestação de contas das eleições de 2018, a omissão no registro de despesas, o recebimento de doações, os recursos em espécie e os depósitos bancários não condizem com perfil social e econômico dos doadores”,disse.

Ainda, segundo a relatora, “as provas juntadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), a origem dos recursos não demonstrada, o comprometimento da confiabilidade da escrituração contábil e a desaprovação da prestação de contas foram fundamentais para não conhecer os embargos de declaração”.

O Juiz Hélio de Figueiredo Mesquita Neto concordou com a argumentação da relatora, divergiu, apenas, em relação à conclusão proposta por ela: ele entendeu que deveria ser reconhecido o recurso e negado o provimento da multa de mil reais.

Em sua expressão final, a juíza Sandra Regina concluiu: “Nós voltamos pelo não acolhimento dos embargos por entender que a matéria traz um questionamento sem fundamento. Votamos, também, pelo não conhecimento do recurso e pela condenação ao pagamento de multa de mil reais”.

A defesa de José Valdevan alegou que há vícios sobre uma suposta omissão embargada pelo TRE-SE, que não especificou as provas que levaram a desaprovar as contas e a determinar o recolhimento ao Tesouro Nacional de R$ 47.250,00. Mas, segundo a juíza Sandra Regina, o Tribunal se manifestou sobre essas questões necessárias estabelecidas nesse processo e afirmou que isso foi feito de forma clara indicando, inclusive, os motivos que provocaram a desaprovação das contas.

Assita a transmissão na íntegra dos julgamentos do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe TRE-SE dessa quarta-feira (10).

Fonte: TRE/SE

Mais Notícias de Política
Jhennifer Larusca/Agência Sergipe
02/05/2024  16h18 Prefeituras de Sergipe vão gastar R$ 415 milhões com fim da desoneração
A situação está sendo discutida pelo STF; há impactos também no setor privado
Assessoria de Comunicação
02/05/2024  15h20 Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas é aprovado na Alese
O PL foi elaborado pelo MPT-SE e Seteem. Agora, vai para sanção do Governo
Barbara Queiroz/Governo Federal
02/05/2024  13h31 Críticas de Lula a Macedo reforçam expectativa de saída do governo, diz jornal
Presidente reclamou da articulação do ministro sergipano durante ato no 1º de maio
Hugo Barreto/Metrópoles
01/05/2024  13h27 Lula chega ao Dia do Trabalho sob pressão de servidores por reajustes
Para este ano, está prevista a correção apenas nos auxílios, sem aumento salarial
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
30/04/2024  14h51 Foi aprovado reajuste de 10% para servidores do PCCV em Sergipe
Reajuste visa dar percentual maior para aqueles em posições com menor remuneração

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado